Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPIRES, Bruno Inácio da Silva-
dc.creator.ID08213325621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5979850959489922pt_BR
dc.contributor.advisor1COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete Colombo Junior-
dc.contributor.advisor1ID28620501801pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794002724280806pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-09T16:33:09Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2025-09-09T16:33:09Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/2041-
dc.description.resumoA educação escolar, comumente chamada de Educação Formal, invariavelmente necessita de apoio para que se alinhe aos desafios do mundo contemporâneo, globalizado, interativo e tecnológico. A Educação Não Formal, representada em uma de suas vertentes pelos museus, apresenta-se como forte aliada quanto ao desenvolvimento de habilidades que de fato culminem numa perspectiva humanizada e interacionista, parceira da Educação Formal. A presente pesquisa busca verificar e discutir a visão dos coordenadores pedagógicos e também do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Uberaba - MG e suas interpretações sobre a Educação Não Formal. Temos como pano de fundo um recorte da Educação Não Formal do município, os museus elencados pela Fundação Cultural e pela Prefeitura Municipal de Uberaba. Trabalhamos especificamente com o Ensino Fundamental II. Utilizamos aportes teóricos de pesquisa exploratória por meio de documentos oficiais que norteiam a prática pedagógica no município, bem como entrevistas semiestruturadas e questionários estruturados com alguns protagonistas que coordenam o processo educacional, como a gestora do Departamento de Ensino Fundamental e os coordenadores pedagógicos desse segmento. Percebemos que são necessários alinhamentos entre Educação Formal e Não Formal no município de Uberaba, tanto em documentos educacionais norteadores quanto em ações formativas. Que essas reflexões possam contribuir para a solidificação da aproximação entre Educação Não Formal e Educação Formal, ou, caso essa aproximação no município ainda não seja adequada, espera-se contribuir para o início dessa parceria.pt_BR
dc.description.abstractSchool education, commonly called Formal Education, invariably needs support to align with the challenges of the contemporary, globalized, interactive, and technological world. Non Formal Education, represented in one of its aspects by museums, is a strong ally in the development of skills that actually culminate in a humanized and interactionist perspective, a partner of Formal Education. This research seeks to verify and discuss the view of the pedagogical coordinators and also of the Department of Elementary Education of the Municipal Secretariat of Education (SEMED) of Uberaba - MG and their interpretations about Non Formal Education. We have as a background a clipping of the Non Formal Education of the municipality, the museums listed by the Cultural Foundation and the Uberaba City Hall. We work specifically with Elementary School II. We use theoretical contributions of exploratory research through official documents that guide the pedagogical practice in the city, as well as semi-structured interviews and structured questionnaires with some protagonists who coordinate the educational process, such as the manager of the Department of Elementary Education and the pedagogical coordinators of this segment. We realize that alignments between Formal and Non-Formal Education are needed in the city of Uberaba, both in guiding educational documents and in formative actions. That these reflections can contribute to the solidification of the approximation between Non Formal Education and Formal Education, or, if this approach in the municipality is not yet adequate, it is expected to contribute to the beginning of this partnership.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós­Graduação em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Formal.pt_BR
dc.subjectEducação Não Formal. Museu. Ensino Fundamental. Formação Continuada.pt_BR
dc.subjectMuseu. Ensino Fundamental. Formação Continuada.pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental.pt_BR
dc.subjectFormação Continuada.pt_BR
dc.subjectFormal Education.pt_BR
dc.subjectNon Formal Education.pt_BR
dc.subjectMuseum.pt_BR
dc.subjectElementary School.pt_BR
dc.subjectContinuing Formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA escola vai ao museu!? Investigando as ações de Educação Não Formal nas séries finais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Uberaba - MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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