Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
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Tipo: Tese
Título: Aplicação do Inventário de Conhecimento, Habilidade e Atitude, frente à utilização de monitores multiparamétricos em Unidade de Terapia Intensiva: um estudo quase experimental
Título(s) alternativo(s): Application of the Knowledge, Skill and Attitude Inventory, against the use of multiparameter monitors in the Intensive Care Unit: a quasi-experimental study
La aplicación del Inventario de Conocimiento, Habilidad y Actitud, frente a la utilización de monitores multiparamétricos en Unidad de Terapia Intensiva: un estudio casi experimental
Autor(es): CUNHA, Maria Carolina Belo da
Primeiro Orientador: BARICHELLO, Elizabeth
Resumo: Introdução: considerando o ambiente de Terapia Intensiva e os monitores multiparamétricos, a deficiência de conhecimento, habilidades e atitudes por parte da equipe de enfermagem na interpretação dos dados oferecidos pelos monitores, consistem em problema organizacional. Intervenções educativas subsidiadas pela simulação realística vem ganhando espaço como estratégia de ensino-aprendizagem na educação continuada. Objetivo: Verificar competência por meio do Inventário de Conhecimento, Habilidade e Atitude da equipe de enfermagem sobre os monitores multiparamétricos antes e após uma intervenção educativa. Procedimentos metodológicos: trata-se de um estudo quase experimental, do tipo antes e depois. A coleta de dados aconteceu de junho à novembro de 2018 com os profissionais pertencentes as equipes de enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Coronária do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, do Hospital e Maternidade São Domingos e Hospital São José. Foi construído um instrumento para caracterização e avaliação do conhecimento, habilidade e atitude dos profissionais e este foi submetido a validação de conteúdo e aparência. Ainda foram utilizados roteiros para preparo da simulação, Briefing e Debriefing. As variáveis categóricas foram analisadas empregando medidas de frequência absoluta e percentual. As variáveis quantitativas, utilizando medidas de tendência central e variabilidade. Para a análise bivariada de variáveis quantitativas, utilizou-se o Teste t pareado para a Competência Conhecimento e Wilcoxon para Habilidade e Atitude. Resultados: participaram do estudo 50 profissionais da equipe de enfermagem. Em relação a caracterização profissional, predominou: sexo feminino, idade entre 31 a 40 anos, técnicos em enfermagem, experiência na Unidade de Terapia Intensiva com até cinco anos e a jornada de trabalho; de 20 a 49 horas por semana. Quando comparado o antes e após a intervenção, na seção Conhecimento e Habilidade, a subseção Oximetria apresentou melhor desempenho. Na seção Atitude, a subseção Pressão Arterial Não Invasiva, apresentou melhores resultados e após a intervenção a 1 categoria profissional Enfermeiro, apresentou a maior pontuação do Inquérito Conhecimento, Habilidade e Atitude, porém o aumento percentual mostrou-se maior para a categoria técnico de enfermagem. Os participantes do Hospital de Clínicas e aqueles com experiência em Unidade de Terapia Intensiva; entre 11 e 15 anos, apresentaram maior pontuação do Inquérito. Quanto a eficácia da intervenção, houve diferença estatisticamente significativa para a Seção Conhecimento (p=0,003), refletindo o aumento do conhecimento. Para a Seção Habilidade e Atitude observou-se diferença também significativa (p<0,001), refletindo o aumento das competências. Comparamos a pontuação final do Inquérito, e através do resultado expresso pelo teste de Magnitude (d de Cohen) identificamos um efeito muito grande da intervenção através do resultado do z=2,89. Conclusão: este estudo por meio dos resultados demonstrou um aumento do conhecimento adquirido pelas equipes que representa uma importante contribuição para a qualidade e segurança no cuidado em saúde.
Abstract: Introduction: considering the Intensive Care environment and the multiparametric monitors, the nursing team's deficiency of knowledge, skills and attitudes in the interpretation of the data offered by the monitors, consists of an organizational problem. Educational interventions subsidized by realistic simulation has been gaining space as a teaching-learning strategy in continuing education. Objective: To verify competence through the Inventory of Knowledge, Ability and Attitude of the nursing team about the multiparametric monitors before and after an educational intervention. Methodological procedures: this is a quasi-experimental, before-and-after study. The data collection took place from June to November 2018 with the professionals belonging to the nursing teams of the Adult and Coronary Intensive Care Units of the Hospital of Clinics of the Federal University of Triângulo Mineiro, Hospital and Maternidade São Domingos and Hospital São José. an instrument for the characterization and evaluation of the knowledge, skill and attitude of the professionals and this one was submitted to the validation of content and appearance. Simulation preparation scripts, Briefing and Debriefing were also used. Categorical variables were analyzed using absolute frequency and percentage measures. Quantitative variables, using measures of central tendency and variability. For the bivariate analysis of quantitative variables, we used the Paired t-Test for Knowledge Competence and Wilcoxon for Ability and Attitude. Results: 50 professionals from the nursing team participated in the study. Regarding the professional characterization, the predominance was: female gender, age between 31 to 40 years, nursing technicians, experience in the Intensive Care Unit with up to five years and the working day; from 20 to 49 hours per week. When compared to before and after the intervention, in the Knowledge and Ability section, the Oximetry sub-section presented better performance. In the Attitude section, the Non-Invasive Blood Pressure sub-section presented better results and after the intervention, the Nursing professional category presented the highest score in the Knowledge, Skill and Attitude Survey, but the percentage increase was higher for the nursing technical category. Participants in the 1 Hospital de Clínicas and those with experience in the Intensive Care Unit; between 11 and 15 years, presented higher score of the Survey. Regarding the effectiveness of the intervention, there was a statistically significant difference for the Knowledge Section (p = 0.003), reflecting the increase in knowledge. For the Skill and Attitude Section, there was also a significant difference (p <0.001), reflecting the increase in competencies. We compared the final score of the Inquiry, and through the result expressed by the Magnitude test (d of Cohen) we identified a very large intervention effect through the result of z = 2.89. Conclusion: this study showed an increase in the knowledge acquired by the teams that represents an important contribution to the quality and safety of health care.
Introducción: considerando el ambiente de Terapia Intensiva y los monitores multiparamétricos, la deficiencia de conocimiento, habilidades y actitudes por parte del equipo de enfermería en la interpretación de los datos ofrecidos por los monitores, consisten en problema organizacional. Intervenciones educativas subsidiadas por la simulación realista viene ganando espacio como estrategia de enseñanza-aprendizaje en la educación continuada. Objetivo: Verificar competencia a través del Inventario de Conocimiento, Habilidad y Actitud del equipo de enfermería sobre los monitores multiparamétricos antes y después de una intervención educativa. Procedimientos metodológicos: se trata de un estudio casi experimental, del tipo antes y después. La recolección de datos ocurrió de junio a noviembre de 2018 con los profesionales pertenecientes a los equipos de enfermería de las Unidades de Terapia Intensiva Adulto y Coronaria del Hospital de Clínicas de la Universidad Federal del Triángulo Mineiro, del Hospital y Maternidad São Domingos y Hospital San José. se construyó un instrumento para caracterización y evaluación del conocimiento, habilidad y actitud de los profesionales y éste fue sometido a validación de contenido y apariencia. Se utilizaron guías para preparar la simulación, Briefing y Debriefing. Las variables categóricas fueron analizadas empleando medidas de frecuencia absoluta y porcentual. Las variables cuantitativas, utilizando medidas de tendencia central y variabilidad. Para el análisis bivariado de variables cuantitativas, se utilizó el Test t pareado para la Competencia Conocimiento y Wilcoxon para Habilidad y Actitud. Resultados: participaron del estudio 50 profesionales del equipo de enfermería. En relación a la caracterización profesional, predominó: sexo femenino, edad entre 31 a 40 años, técnicos en enfermería, experiencia en la Unidad de Terapia Intensiva con hasta cinco años y la jornada de trabajo; de 20 a 49 horas por semana. Cuando se comparó lo antes y después de la intervención, en la sección Conocimiento y Habilidad, la subsección Oximetria presentó mejor desempeño. En la sección Actitud, la subsección Presión Arterial No Invasiva, presentó mejores resultados y después de la intervención la categoría profesional Enfermero, presentó la mayor puntuación de 1 la Encuesta Conocimiento, Habilidad y Actitud, pero el aumento porcentual se mostró mayor para la categoría técnico de enfermería. Los participantes del Hospital de Clínicas y aquellos con experiencia en Unidad de Terapia Intensiva; entre 11 y 15 años, presentaron mayor puntuación de la Encuesta. En cuanto a la eficacia de la intervención, hubo diferencia estadísticamente significativa para la Sección Conocimiento (p = 0,003), reflejando el aumento del conocimiento. Para la Sección Habilidad y Actitud se observó diferencia también significativa (p <0,001), reflejando el aumento de las competencias. Comparamos la puntuación final de la encuesta, ya través del resultado expresado por la prueba de Magnitud (d de Cohen) identificamos un efecto muy grande de la intervención a través del resultado del z = 2,89. Conclusión: este estudio a través de los resultados demostró un aumento del conocimiento adquirido por los equipos que representa una importante contribución a la calidad y seguridad en el cuidado en salud.
Palavras-chave: Cuidados intensivos.
Educação baseada em competências.
Equipe de enfermagem.
Treinamento por Simulação.
Monitorização.
Intensive care.
Skills-based education.
Nursing team.
Simulation training.
Monitoring.
Cuidados intensivos.
Educación basada em competências.
Equipo de enfermería.
Entrenamiento por Simulación.
Monitoreo.
CNPq: Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Citação: CUNHA, Maria Carolina Belo da. Aplicação do Inventário de Conhecimento, Habilidade e Atitude, frente à utilização de monitores multiparamétricos em Unidade de Terapia Intensiva: um estudo quase experimental. 2020. 145f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1001
Data do documento: 22-Fev-2020
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