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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1018
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas da oralidade em tempos de letramento digital com alunos do ensino fundamental II em uma escola pública de Olímpia-SP |
Autor(es): | ALMEIDA, Joseane Aparecida da Silva Lopes de |
Primeiro Orientador: | KARWOSKI, Acir Mário |
Resumo: | Nesta pesquisa, tomamos como objeto de estudo as instâncias formais da oralidade, com o objetivo de promover uma reflexão acerca da interação verbal e produção de sentido promovido pelos recursos prosódicos. Apresentamos e aplicamos uma proposta de intervenção constituída por três etapas, com atividades que promoveram a observação e experimentação do planejamento de ações comunicativas orais. A proposta de intervenção culminou na produção do gênero oral spot de rádio, com a finalidade de convencer a comunidade escolar a participar de ações comunitárias dentro do espaço do educandário e, com isso, promover a organização e melhor uso de ambientes compartilhados por todos. Apoiamo-nos nesse gênero como instrumento social por compreendermos que, pelo fato de ser multimodal, pode propiciar a protagonismo juvenil e o letramento digital e crítico. As atividades foram desenvolvidas em 12 h/aulas pelas quais os educandos do 7º ano de uma escola pública em Olímpia –SP foram levados a refletirem, observarem e experimentarem a exposição oral pública de modo a se prepararem para agirem socialmente por ela. Na etapa 1, focalizamos a apresentação do gênero oral spot de rádio como uma das práticas de oralidade, dando ênfase a função social que exerce; na etapa 2, dividida em dois módulos, sendo que, no primeiro, apresentamos um texto literário com foco na interação verbal e destacando os aspectos prosódicos, como entonação que a personagem explora para a produção de sentidos. Em seguida, desenvolvemos uma atividade de marcação de entonação e geração de possíveis sentidos; na culminância desta proposta, na etapa 3, os alunos produziram spots com base nas reflexões que fizeram e em uma pesquisa realizada no âmbito escolar que apontou espaços a serem melhor organizados e utilizados por toda a comunidade escolar. Como fundamentação teórica, embasamo-nos, em Bakhtin (1992), Schneuwly e Dolz (2004, 2011), Marcuschi (2007, 2011), Soares (1999), Kleiman (1995), Koch (2012), no documento oficial que rege a Educação Básica brasileira, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), entre outros autores. Assim, nortearmos nossa pesquisa sobre oralidade, gêneros discursivos e letramento. Como dados de análise, foram utilizadas algumas produções dos sujeitos pesquisados. Os resultados levam-nos a inferir que as práticas da oralidade se voltadas para a participação efetiva dos alunos diante das relações sociais no contexto escolar, com foco na interação verbal real e pautada no estudo do gênero e da língua em pleno funcionamento, impulsionam a aprendizagem porque assim, garantimos a atuação genuína dos alunos em ações que podem ampliar a competência comunicativa, discursiva e socioemocional com reflexos não apenas na escola, mas para além dos muros que a cerca. |
Abstract: | En esta investigación, tomamos como objeto de estudio las instancias formales de la oralidad, con el objetivo de promover una reflexión sobre la interacción verbal y la producción de significado promovida por los recursos prosódicos. Presentamos y aplicamos una propuesta de intervención en tres etapas con actividades que promovieron la observación y experimentación de la planificación de la acción comunicativa oral. La propuesta de intervención culminó en la producción de un spot oral de género de radio, para convencer a la comunidad escolar de participar en acciones comunitarias dentro del espacio escolar y, por lo tanto, promover la organización y un mejor uso de los entornos compartidos por todos. Confiamos en este género como instrumento social porque entendemos que, debido a que es multimodal, puede proporcionar protagonismo juvenil, alfabetización digital y crítica. Las actividades se desarrollaron en 12 h / clases por las cuales los estudiantes del 7º grado de una escuela pública en Olympia - SP fueron llevados a reflexionar, observar y experimentar la exposición oral pública para prepararse para actuar socialmente. En el paso 1, nos enfocamos en la presentación del género oral spot de radio como una de las prácticas de oralidad, enfatizando la función social que juega; en el paso 2, dividido en dos módulos, y en la primera actividad presentamos un texto literario centrado en la interacción verbal y destacando aspectos prosódicos, como entonación que el personaje explora para la producción de los sentidos. Luego desarrollamos una actividad de marcación de entonación y generación de posibles sentidos; En la culminación de esta propuesta, en el paso 3, los estudiantes produjeron puntos basados en las reflexiones que hicieron y en una investigación realizada dentro de la escuela que indicaba espacios para ser mejor organizados y utilizados por toda la comunidad escolar. Para la base teórica de este trabajo, basamos, entre otros autores, en Bakhtin (1992) y Schneuwly y Dolz (2004, 2011) en Marcuschi (2007, 2011), Soares (1999), Kleiman (1995), Koch (2012), y en el documento oficial que rige la Educación Básica Brasileña, la Base Curricular Nacional Común. Por lo tanto, guiamos nuestra investigación sobre oralidad, géneros discursivos y alfabetización. Como datos de análisis, se utilizaron algunas producciones de los sujetos de investigación. Los resultados nos llevan a inferir que las prácticas orales se centraron en la participación efectiva de los estudiantes frente a las relaciones sociales en el contexto escolar, centrándose en la interacción verbal real y guiadas por el estudio del género y el lenguaje en pleno funcionamiento, impulsar el aprendizaje Debido a esto, garantizamos la acción genuina de los estudiantes en acciones que pueden ampliar la competencia comunicativa, discursiva y socioemocional con reflejos no solo en la escuela, sino más allá de los muros que la rodean. |
Palavras-chave: | Spot de rádio. Interação verbal. Prosódia. Spot de radio. Interacción verbal. Prosodia. |
CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Citação: | ALMEIDA, Joseane Aparecida da Silva Lopes de. Práticas da oralidade em tempos de letramento digital com alunos do ensino fundamental II em uma escola pública de Olímpia-SP. 2020. 133f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1018 |
Data do documento: | 6-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
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