Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1023
Tipo: Dissertação
Título: O imaginário por trás dos contos: perspectivas e leituras com alunos do oitavo e do nono do ensino fundamental
Autor(es): BINO, Eliana Aparecida da Silva
Primeiro Orientador: TABAK, Fani Miranda
Resumo: Neste trabalho empreendemos uma pesquisa-ação com Leitura literária, ou seja, aquela que exige um maior comprometimento e sensibilidade do leitor com a obra. Para realização deste trabalho, primeiramente fizemos uma pesquisa de mapeamento de leitura com nossos alunos para que conhecêssemos melhor nosso público-alvo e pudéssemos pensar melhor o problema da leitura com jovens na segunda etapa do Ensino Fundamental. A discussão foi possível depois de uma pesquisa bibliográfica para embasarmos os conhecimentos que seriam aplicados em sala de aula. Para isso usamos como referência: Wolfgang Iser (1996), Regina Zilberman (2003), Mirian Hisae Yaegashi Zappone (2008), Magda Soares (2014), Michèle Petit (2009), Ângela Kleiman (2005), entre outros, que nos norteiam em questões como Leitura literária, Recepção da obra literária, Subjetividade do leitor e Letramento literário. Após a pesquisa bibliográfica, decidimos promover oficinas com enfoque no letramento literário em uma escola estadual de Uberaba- MG, por meio de uma intervenção realizada com alunos de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental, trabalhando com a leitura de contos de fadas e contos maravilhosos e algumas diferentes versões dos mesmos, análises e atividades lúdicas que favorecem o contato com a Literatura, para que os jovens desenvolvam o gosto pela leitura. A experiência demonstrou, também, uma ampliação de seus propósitos através da participação ativa dos jovens e a importância no resgate de suas próprias experiências de vida durante a leitura. O encantamento com a literatura pôde ser verificado pela análise das obras feitas pelos alunos, demonstrando uma reflexão crítica e evidenciando o interesse crescente pela leitura e a possibilidade de escrita de novos contos. Com a pesquisa, vimos a importância de que os alunos sejam despertados para o universo da leitura e principalmente, que continuem fazendo o uso consciente dessa prática em suas reflexões do dia a dia.
Abstract: In this research, we engage practical actions with literary reading, that is, one that requires greater commitment and sensitivity from the reader to the work. To carry out this work, we first read the questionnaires mapping survey with our students so that we could better know our target audience and we could better think about the problem of reading with young people in the second stage of elementary school. The discussion was possible after a bibliographic research to support the knowledge that would be applied in the classroom. For this we use as a reference: Wolfgang Iser (1996), Regina Zilberman (2003), Mirian Hisae Yaegashi Zappone (2008), Magda Soares (2014), Michèle Petit (2009), Angela Kleiman (2005), among others, that guide us in issues such as literary reading, reception of the literary work, subjectivity of the reader and literary literacy. After bibliographic research, we decided to promote workshops with a focus on literary literacy at a state school in Uberaba-MG, through an intervention carried out with eighth and ninth grades students, working with reading fairy tales and wonderful tales and some different versions of them, analyzes and recreational activities that favor contact with Literature, so that young people develop a taste for reading. The experience also demonstrated a broadening of its purposes through the active participation of young people and the importance of recovering their own life experiences during reading. The enchantment with literature could be verified through the analysis of the works made by the students, demonstrating a critical reflection and evidencing the growing interest in reading and the possibility of writing new stories. With the research, we saw the importance of students being awakened to the universe of reading, and mainly, that they continue to make conscious use of this practice in their day-to-day reflections.
Palavras-chave: Leitura literária.
Letramento literário.
Contos maravilhosos e de fadas.
Literary reading.
Literary literacy.
Wonderful and fairy tales.
CNPq: Língua Portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Citação: BINO, Eliana Aparecida da Silva. O imaginário por trás dos contos: perspectivas e leituras com alunos do oitavo e do nono do ensino fundamental. 2020. 204f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1023
Data do documento: 18-Jun-2020
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Eliana A S Bino.pdfDissert Eliana A S Bino9,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons