Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAZETO, Cássio Araújo-
dc.creator.ID31359538828por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2572195528740494por
dc.contributor.advisor1VIDAL, Maria Eunice Barbosa-
dc.contributor.advisor1ID24590085895por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8893710057057800por
dc.date.accessioned2021-04-14T19:25:58Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationPAZETO, Cássio Araújo. Interpretação crítica de imagens no ensino fundamental II. 2020. 115f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1024-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou um possível caminho para que os alunos 9º ano de uma escola de ensino fundamental II, partindo das análises interpretativas de imagens, ampliassem suas competências interpretativas aprimorando suas práticas de leitura e escrita. Para isso, desenvolvemos uma proposta de intervenção didática para ampliar o senso crítico dos alunos. A justificativa para esse trabalho se deveu não somente pelo interesse de sugerir atividades didático-pedagógicas aos professores de língua materna, mas principalmente pela experiência do professorpesquisador que, no ensino de leitura, já havia percebido uma grande dificuldade dos alunos em interpretar imagens. E, nesta perspectiva, procuramos destacar a importância da leitura, a partir de atividades de ativação do conhecimento prévio dos alunos. As etapas da pesquisa ocorreram por meio de um conjunto de atividades, para cuja interpretação tomamos como fundamento teórico as concepções dos autores: Bakhtin (2000), Geraldi (2012 e 2013), Koch (2003, 2006, 2007, 2008), Koch e Elias (2009), Marcuschi (2008), entre outros. Os procedimentos metodológicos, utilizados na pesquisa, compreenderam, inicialmente, atividades envolvendo a apresentação de imagens descontextualizadas e sem a intervenção docente. Após essa etapa, seguiram-se atividades com textos de apoio para a interpretação das imagens, rodas de conversa com debate de temas sugeridos nas imagens. Ao final, foi proposta uma reescrita da impressão inicial e descontextualizada dos alunos. A análise dessas produções escritas permitiu concluir que é possível ensinar leitura de imagens nas aulas de língua portuguesa, a partir de atividades preparadas pelo professor para ampliar os conhecimentos dos alunos, a fim de que eles próprios sejam capazes de construir sentidos.por
dc.description.abstractThat research aims a possible way for 9th grade students a junior high school broadening their interpretative abilities using clarification analysis of images resulting in better reading and writing practices. For that, we developed a didactic intervention to amplify the critical sense of those students. The justification for this research was not only by the interest of suggest pedagogical didactic activities to the mother tongue teachers, but mainly by the experience of the researcher teacher that, in reading teaching, had already noticed a great difficult in read images. And in this perspective, we search for highlight the reading importance, from activities of activation of the prevue knowledge of students. The research steps occurred a though o set of activities, in order to interpretation we took as theoretical basis the conceptions of: Bakhtin (2000), Geraldi (2012 and 2013), Koch (2003, 2006, 2007 and 2008), Koch and Elias (2009), Marcuschi (2008), and others. The methodological procedures used in the research, initially comprehended activities involving the presentation of decontextualized images without teacher intervention. After this, were used activities with support texts to the images comprehension, talk wheels with discussion of the topic proposed in the images. At last o rewrite of the first and decontextualized impression of the students was proposed. The review of the students rewrite allow accomplish that is possible teach images reading in Portuguese classes, with activities prepared by the teacher to amplify the students knowledge, so that they will be able to construe meaning.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6910/Dissert%20Cassio%20M%20Pazeto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino.por
dc.subjectLeitura.por
dc.subjectImagem.por
dc.subjectTeaching.eng
dc.subjectReading.eng
dc.subjectImage.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleInterpretação crítica de imagens no ensino fundamental IIpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Cassio M Pazeto.pdfDissert Cassio M Pazeto9,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons