Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANCHEZ, Rosmeire Aparecida de Souza-
dc.creator.ID16758015840por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005195373544331por
dc.contributor.advisor1VIDAL, Maria Eunice Barbosa-
dc.contributor.advisor1ID24590085895por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8893710057057800por
dc.date.accessioned2021-04-14T19:28:31Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationSANCHEZ, Rosmeire Aparecida de Souza. Produção de notícia no sexto ano do ensino fundamental: a importância da intervenção pedagógica. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1027-
dc.description.resumoA presente pesquisa procurou investigar a importância da leitura de jornal para produção de notícia. Além disso, fez parte da pesquisa a elaboração de uma sequência de atividades, como uma proposta de intervenção pedagógica que contribua para a construção pelos educandos de conhecimentos necessários para tornarem-se produtores desse gênero. A pesquisa foi realizada com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II em uma Escola Estadual do município de Olímpia/SP. Tem como principais objetivos: a) investigar o hábito de leitura do jornal, pelos educandos, e sua contribuição para o ensino de produção de notícia; b) trabalhar a leitura, interpretação e produção de notícia, levando em conta a discursividade, inteligibilidade, articulação das ideias e composicionalidade do gênero textual; c) levar os alunos a reescreverem o texto produzido, revisando-o, após a intervenção textual-interativa da educadora, feita a partir de comentários no final do texto dos discentes (“pós-texto”) em forma de “bilhetes”, que descreveram os desvios do texto ou a tarefa de correção (RUIZ, 2013), visando aperfeiçoar a competência escritora dos estudantes; d) verificar de que modo as intervenções pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da escrita dos estudantes. A linha de pesquisa é estudos da linguagem e práticas sociais, vinculada ao Programa de Mestrado em Letras – ProfLetras (UFTM). Nosso estudo fundamenta-se nas teorias de Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015), Calkins, Hartman e White (2008), Franchi (2002), Ruiz (2013), entre outros. Como procedimentos metodológicos, aplicamos, inicialmente, um questionário para obtermos informações sobre o hábito de leitura dos educandos. Também, realizamos uma sondagem diagnóstica - diálogo com os alunos para análise dos conhecimentos prévios acerca do gênero notícia a ser estudado, com alguns questionamentos em uma roda de conversa. Seguiram-se atividades diversificadas de leitura, interpretação e produção textual de notícia com o jornal – Gazeta Regional, escolhido por ser um jornal de circulação na cidade e, portanto, familiar aos alunos e outras notícias selecionadas do material pedagógico estadual, por estarem disponíveis e ao alcance de todos. Por último, os educandos reescreveram os textos produzidos, após a intervenção textual-interativa. Como conclusão, constatamos, a partir da interpretação dos dados, que a intervenção pedagógica do educador faz-se necessária e o recurso da intervenção textual-interativa, através de bilhetes, demonstrou eficácia, estimulando os alunos a relerem suas produções e revisá-las, aprimorando, dessa forma, a cada nova produção, a competência escritora.por
dc.description.abstractThis research sought to investigate the importance of newspaper reading for news production. In addition, it was part of the research the elaboration of a sequence of activities, as a proposal of pedagogical intervention that contributes to the construction by the students of knowledge necessary to become producers of that genre. The research was carried out with students of the sixth year of Elementary School II in a State School in the city of Olímpia / SP. Its main objectives are: a) to investigate the students' habit of reading the newspaper and their contribution to teaching news production; b) to work on reading, interpreting and producing news, taking into account discourse, intelligibility, articulation of ideas and compositionality of the textual genre; c) lead students to rewrite the text produced, revising it, after the educator's textual-interactive intervention, made from comments at the end of the students' text (“post-text”) in the form of “notes”, which described deviations from the text or the task of correction (RUIZ, 2013), aiming to improve students' writing skills; d) verify how pedagogical interventions contribute to students' writing development. The line of research is language studies and social practices, linked to the Master's Program in Letters - ProfLetras (UFTM). Our study is based on the theories of Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Ferrarezi Júnior and Carvalho (2015), Calkins, Hartman and White (2008), Franchi (2002), Ruiz (2013), among others. As methodological procedures, we initially applied a questionnaire to obtain information about the students' reading habits. Also, we conducted a diagnostic survey - dialogue with students to analyze previous knowledge about the news genre to be studied, with some questions in a conversation circle. Diverse activities of reading, interpretation and textual production of news followed with the newspaper - Gazeta Regional, chosen for being a newspaper of circulation in the city and, therefore, familiar to the students and other news selected from the state pedagogical material, because they are available and within everyone's reach. Finally, the students rewrote the texts produced, after the textual-interactive intervention. As a conclusion, we found, from the interpretation of the data, that the educator's pedagogical intervention is necessary and the resource of the textual-interactive intervention, through notes, demonstrated efficacy, stimulating students to reread their productions and review them, thus improving, with each new production, writing skills.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/6930/Dissert%20Rosmeire%20A%20S%20Sanchez.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino.por
dc.subjectNotícia.por
dc.subjectProdução textual.por
dc.subjectTeaching.eng
dc.subjectNews.eng
dc.subjectText Productioneng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleProdução de notícia no sexto ano do ensino fundamental: a importância da intervenção pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Rosmeire A S Sanchez.pdfDissert Rosmeire A S Sanchez15,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons