Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
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dc.creatorSILVA, Karina Santos da-
dc.creator.ID05622733600por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365731856298170por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Álvaro da Silva Santos-
dc.contributor.advisor1ID04009689838por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5110245118519872por
dc.date.accessioned2021-04-23T15:05:43Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationSILVA, Karina Santos da. Educação permanente para agentes comunitários de saúde no contexto de práticas educativas aos idosos. 2020. 110f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1038-
dc.description.resumoA qualificação dos agentes comunitários de saúde pautada no modelo tradicional, com transmissão de conhecimento de forma verticalizada, pode ser responsável por uma prática que não é capaz de contribuir para prevenir e controlar doenças, reduzir fatores de risco, ampliar conhecimento sobre saúde e promover estilos de vida saudável nos idosos. O presente estudo objetivou desenvolver e analisar um programa de educação permanente para os Agentes Comunitários de Saúde no contexto das práticas de educação em saúde com idosos. Foi realizado com agentes comunitários da zona urbana do município de Uberaba, selecionados conforme cálculo amostral. Trata-se de uma pesquisa ação com abordagem qualiquantitativa. Na primeira etapa da coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado e autoadministrado. Partindo da análise dos dados da etapa anterior foi elaborado na segunda etapa um programa de educação permanente sobre ações educativas em saúde do idoso direcionada para os Agentes Comunitários de Saúde. Para avaliação da Educação Permanente foi utilizado um questionário de percepção dos profissionais no último dia do curso. Em uma terceira etapa aconteceu duas coletas de dados, após 30 dias e 120 dias do final educação permanente, sendo utilizado as Escalas de Impacto do Treinamento no Trabalho e Suporte à Transferência. Aplicou-se um questionário com uma questão fechada e duas questões abertas após 120 dias da Educação Permanente. Os dados quantitativos foram armazenados no software Excel e importados para o Programa Statistical Package for the Social Science. As questões abertas dos instrumentos de coleta de dados foram analisadas qualitativamente, usando o Discurso do Sujeito Coletivo. Cento e nove agentes participaram da etapa de diagnóstico, com média de idade 41,1 anos e média de 7 anos trabalhando como Agente Comunitário de Saúde, 97,2% eram mulheres, 65,1% afirmaram viver com o parceiro ou serem casadas. Os aspectos profissionais foram caracterizados como a maioria moram na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família ao qual estão alocados, 99,1% dizem realizar atividades de educação em saúde com idosos. Referente a educação em saúde com idosos 54,1% dos profissionais responderam que o tema é abordado durante a educação permanente realizada pela equipe e 51,4% disseram que o curso de entrada, fornece informações suficientes para realizar educação em saúde com idosos. Em relação as médias totais de cada instrumento, pode-se observar que as avaliações de 30 dias obtiveram médias de impacto do treinamento de 43,9 (±7,5), e para o instrumento de suporte e transferência obteve média de 68,2 (±10,9). Já para as médias desses mesmos instrumentos após 120 dias do treinamento, o instrumento de impacto obteve média igual a 44 (±7,6) e o instrumento de suporte obteve média de 70,2 (±10,2), denotando um aumento nas percepções a medida do tempo. Conclusão: Com os resultados apresentados verifica-se que a Educação Permanente em Saúde desenvolvida nesta pesquisa foi entendida como estímulo para novas práticas de saúde na Atenção Primária à Saúde, sendo capaz de gerar aprendizado e mudanças no cotidiano de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.por
dc.description.abstractThe qualification of community health agents based on the traditional model, with knowledge transmission in a vertical manner, may be responsible for a practice that is not able to contribute to prevent and control diseases, reduce risk factors, expand knowledge about health and promote styles healthy lifestyle in the elderly. This study aimed to develop and analyze a permanent education program for Community Health Agents in the context of health education practices with the elderly. It was carried out with community agents from the urban area of the city of Uberaba, selected according to the sample calculation. This is an action research with a qualitative and quantitative approach. In the first stage of data collection, a semi-structured and self-administered questionnaire was used. Based on the analysis of the data from the previous stage, a permanent education program on educational actions in the health of the elderly directed to Community Health Agents was developed in the second stage. To assess Permanent Education, a questionnaire on the perception of professionals was used on the last day of the program. course. In a third stage, two data collections took place, 30 days and 120 days after the end of permanent education, using the Work Training Impact Scales and Transfer Support. A questionnaire was applied with one closed question and two open questions after 120 days of Permanent Education. Quantitative data were stored in Excel software and imported into the Statistical Package for the Social Science Program. The open questions of the data collection instruments were analyzed qualitatively, using the Collective Subject Discourse. One hundred and nine agents participated in the diagnosis stage, with an average age of 41.1 years and an average of 7 years working as a Community Health Agent, 97.2% were women, 65.1% said they lived with their partner or were married. The professional aspects were characterized as the majority live in the area covered by the Family Health Strategy to which they are allocated, 99.1% say they carry out health education activities with the elderly. Regarding health education with the elderly 54.1% of the professionals answered that the topic is addressed during the continuing education carried out by the team and 51.4% said that the entry course provides sufficient information to carry out health education with the elderly. Regarding the total averages of each instrument, it can be seen that the 30-day evaluations obtained training impact averages of 43.9 (± 7.5), and for the support and transfer instrument it obtained an average of 68.2 (± 10.9). For the means of these same instruments after 120 days of training, the impact instrument obtained an average equal to 44 (± 7.6) and the support instrument obtained an average of 70.2 (± 10.2), denoting an increase in perceptions as time goes by. Conclusion: With the results presented, it appears that Permanent Health Education developed in this research was understood as a stimulus for new health practices in Primary Health Care, being able to generate learning and changes in the daily work of Community Health Agents.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/7110/Dissert%20Karina%20S%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagempor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIdoso.por
dc.subjectEducação continuada.por
dc.subjectAgente comunitário de saúde.por
dc.subjectElderly.eng
dc.subjectContinuing education.eng
dc.subjectCommunity health agent.eng
dc.subject.cnpqEnfermagempor
dc.titleEducação permanente para agentes comunitários de saúde no contexto de práticas educativas aos idosospor
dc.title.alternativePermanent education for community health agents in the context of educational practices for the elderlyeng
dc.typeDissertaçãopor
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