Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
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Tipo: Tese
Título: Influência do treinamento de força em diferentes intensidades sobre o decurso temporal da educação cruzada de força e potência musculares
Autor(es): PELET, Danyelle Cristina Silva
Primeiro Orientador: ORSATTI, Fábio Lera
Resumo: Educação cruzada são adaptações neurais que levam ao aumento da força em músculos não treinados homólogos e contralaterais após o treinamento unilateral. Objetivo: verificar o impacto do treinamento de força em diferentes intensidades sobre o decurso temporal da educação cruzada de força (dinâmica e isométrica máximas) e potência musculares. Métodos: cinquenta indivíduos foram aleatorizados em três grupos: treinamento de força de alta intensidade [G80: duas séries com 80% e duas séries com 40% de uma repetição máxima (1RM)], treinamento de força de baixa intensidade (G40: 4 séries com 40% de 1 RM) ou grupo controle (CG). G40 e G80 completaram quatro semanas de treinamento de força unilateral (TFU) de flexão de cotovelo, dinâmico, isoinercial, três vezes por semana, com a fase concêntrica rápida e a fase excêntrica controlada. A força muscular dinâmica máxima (uma repetição máxima =1RM), contração isométrica voluntária máxima (CIVM) e a potência (força x velocidade) muscular com carga a 40% e 80% de 1RM foram avaliados no início e após uma (semana 1) e quatro semanas (semana 4) de TFU. Resultados: no braço não treinado, o G80 aumentou progressivamente 1RM (início < semana 1 < semana 4; P <0,05), enquanto G40 mostrou aumento de 1RM somente na semana 4 (início = semana 1 <semana 4; P < 0,05). Não houve aumento da CIVM após uma semana de treinamento. Porém, após quatro semanas, apenas o G80 aumentou (P <0,05) a CIVM. A educação cruzada da potência muscular evoluiu igualmente nos testes de potência a 40 e 80% de 1RM. Após TFU com intensidade baixa, produziu aumento de potência em 1 semana, mantendo na semana 4. Já o TFU com resistências elevadas promoveu aumentos progressivos na potência muscular produzida a 40% e 80% de 1RM (início < semana 1 < semana 4; P < 0,05). Conclusão: Na fase inicial do TFU (uma semana), somente intensidades elevadas promovem educação cruzada de força dinâmica. Porém, o aumento da potência muscular é independente da intensidade. Já em 4 semanas (fase tardia), intensidades baixas de TFU promovem educação cruzada de força dinâmica e com intensidades elevadas há progressão do ganho de força e potência, além de ganho de força isométrica.
Abstract: Cross education is a neural adaptation that occurs in the homologous muscles (contralateral muscles) after unilateral training, increasing muscle strength. Objective: To verify the impact of resistance training at different load intensities on the time course of cross-education of muscle strength (maximum dynamics, maximum isometric) and muscle power. Methods: Fifty subjects were randomized into three groups: higher-intensity strength training [G80: two series with 80% and two series with 40% of one maximum repetition (1RM)], lower-intensity strength training (G40: 4 series with 40% of 1 RM) or control group (CG). G40 and G80 completed four weeks of unilateral resistance training (URT) elbow flexion, three times a week, with the rapid concentric phase and the controlled eccentric phase. Maximum dynamic muscle strength (one repetition = 1RM), maximum voluntary isometric contraction (MVIC) and muscle power (strength x speed) at 40% and 80% of 1RM were assessed at baseline and after one (week 1) and four weeks (week 4) of URT. Results: in the untrained arm, G80 increased progressively by 1RM (baseline <week 1 <week 4; P <0.05), while G40 showed an increase of 1RM only in the week 4 (baseline =week 1 < week 4; P <0.05). There was no increase in MVIC after one week of training. However, after four weeks, only G80 increased (P <0.05) MVIC. The crosseducation of muscle power equally evolved in the power tests at 40 and 80% of 1RM; with URT with lower intensity, produced an increase in muscle power in 1 week, maintaining it in week 4. In contrast, URT with higher resistance promoted progressive increases, starting from week 1, in the muscle power produced at 40% and 80% of 1RM, (baseline <week 1 <week 4; P <0.05). Conclusion: In the initial phase of the URT (one week), only higher-intensities URT promote cross-education of dynamic strength. However, the increase in muscle power is independent of intensity. In 4 weeks (later phase), lower-intensities URT promotes crosseducation of dynamic strength. However, there is progression in the gain of muscle strength and muscle power until week 4 and isometric strength gain with higher-intensity URT.
Palavras-chave: Adaptações contralaterais.
Treinamento de força.
Potência muscular.
Eletromiografia.
Educação cruzada.
Contralateral adaptations.
Strength training.
Muscle power, electromyography.
Cross education.
Cross transfer.
Muscle performance.
Physical and rehabilitation medicine.
CNPq: Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: PELET, Danyelle Cristina Silva. Influência do treinamento de força em diferentes intensidades sobre o decurso temporal da educação cruzada de força e potência musculares. 2021. 106f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1058
Data do documento: 16-Abr-2021
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