Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/109
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Kappel, Verônica Borges | - |
dc.creator.ID | CPF:08044781633 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6866059358502469 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gontijo, Daniela Tavares | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:03051267686 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3664459834123929 | por |
dc.date.accessioned | 2015-11-27T18:54:00Z | - |
dc.date.available | 2014-02-06 | - |
dc.date.issued | 2012-12-21 | - |
dc.identifier.citation | KAPPEL, Verônica Borges. O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde das Populações) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/109 | - |
dc.description.resumo | A violência é considerada um problema de saúde pública devido à sua magnitude e impacto na qualidade de vida de diferentes grupos sociais, se manifestando em diferentes espaços, inclusive na escola. A escola, enquanto instituição social é um local onde as diferenças se encontram e, portanto, lugar de potenciais conflitos. É na escola que as diversas formas de educação, valores familiares, culturas, etnias, religiões se conectam. Além de ser considerada um importante cenário para (re) produção de ações violentas é também locus para o desenvolvimento de ações de prevenção à violência e estímulo à cultura de paz. A violência escolar pode ser caracterizada como violência na escola, aquela que se produz dentro do espaço escolar sem estar ligada à natureza e as atividades da instituição; a violência à escola, ligada à natureza e às atividades da instituição escolar; e a violência da escola, que é uma violência simbólica que os jovens sofrem através da forma como a instituição e seus representantes os tratam. Neste estudo objetivou-se descrever e analisar o significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar de Uberaba-MG. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com gestores, auxiliares de serviços gerais, pais dos alunos e professores do nono ano, e entrevista coletiva com alunos do nono ano. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo na modalidade temática, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram duas categorias temáticas: Caracterização da violência escolar e Enfrentamento à violência escolar. Os dados sugerem que concepções, modalidades, causas, consequências, espaços onde ocorre, perfis da vítima e do agressor, procedimentos adotados pela escola em casos de violência, estratégias e dificuldades para o enfrentamento relatadas pelos sujeitos encontram-se relacionadas às experiências e aos papéis desempenhados pelos diferentes atores no contexto escolar; estando a violência escolar relacionada especialmente as questões relacionais e sociais. Considerando estes aspectos, o presente estudo contribui para o aprofundamento das discussões sobre violência escolar oferecendo subsídios para o planejamento e sistematização de estratégias de enfrentamento que envolvam o estabelecimento de parcerias de cunho intersetorial, incluindo a colaboração dos profissionais de saúde. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/352/Dissert%20Veronica%20B%20Kappel.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Atenção à Saúde das Populações | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Saúde escolar | por |
dc.subject | Promoção da Saúde | por |
dc.subject | . Saúde Pública | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.title | O significado da violência escolar na perspectiva de diferentes atores de uma comunidade escolar do município de Uberaba-MG | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Veronica B Kappel.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.