Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorARRUDA, Leomar Cardoso-
dc.creator.ID63462982168por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058042902269215por
dc.contributor.advisor1SIMÕES, Regina Maria Rovigati-
dc.contributor.advisor1ID02502077885por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7770158896621784por
dc.date.accessioned2015-12-16T16:33:47Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationARRUDA, Leomar Cardoso. Organização curricular da Educação Física no ensino fundamental em Catalão-GO: análise a partir do discurso dos professores. 2014. 184f. Dissertação(Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/196-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender, na perspectiva dos Professores de Educação Física e da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Catalão-GO, a organização dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental. Para atender o objetivo refletimos sobre a relação entre Educação, Educação Física Escolar e Currículo, até chegarmos ao ponto central desta discussão, ou seja, a organização dos conteúdos nas aulas de Educação Física (EF) do primeiro ao nono ano. O estudo é de natureza qualitativa e as informações foram obtidas através de entrevistas a 08 professores de Educação Física do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME) efetivos e em atuação docente e 01 coordenadora pedagógica da SME em exercício, no ano de 2013 na cidade de Catalão-GO. A coleta de dados foi feita em dois momentos: o estudo do documento intitulado: “Currículo Referência experimental de Educação Física para o Ensino Fundamental” e a análise das entrevistas através da elaboração de categorias propostas pela Análise de Conteúdo (Minayo, 2002). A proposta curricular instituída pela SME apresenta uma diversidade de conteúdos organizados em bimestres, que se repetem ao longo das séries. Sete sujeitos (77,7%) da pesquisa desconhecem a proposta curricular para a EF implantada pela SME de Catalão. Para 62,5% dos docentes de EF a realidade/perfil do aluno é o principal fator que define a escolha do conteúdo. A ausência do apoio pedagógico da coordenação das unidades escolares e da SME, quanto à seleção e organização dos conteúdos a serem ensinados, está presente nas falas de 100% dos professores de EF. Os professores sistematizam os conteúdos ao longo do ano através de bimestres, sendo os esportes coletivos o conteúdo principal. Quatro professores entendem que os conteúdos devem ser organizados de acordo com as séries da primeira e segunda fase do Ensino Fundamental; três compreendem que a organização dos conteúdos deve ser a mesma em todas as séries e um docente defende o que for instituído pelo currículo. Para sete docentes de EF os conteúdos ensinados e organizados (o que se faz) não convergem com os conteúdos que deveriam ensinar (o que se diz) em cada série. A falta de material aparece na fala de 87,5% dos sujeitos deste estudo como a principal dificuldade para o ensino dos 7 conteúdos, seguido do espaço físico inadequado e do desinteresse/resistência dos alunos, correspondente a 50% cada. Para sete sujeitos desta investigação a criação de espaços coletivos para discussões sobre organização curricular aparece como a principal aspiração do grupo. Seis professores anseiam pela criação de uma proposta curricular para a EF na rede municipal de Educação. Conclui-se com o presente estudo que há um descompasso entre o que é instituído/proposto pela SME com o que é materializado no dia a dia do professor de Educação Física, pois todos os docentes deste estudo apresentam uma organização curricular diferente da indicada na proposta implantada pela rede municipal de Educação de Catalão para a Educação Física escolar.por
dc.description.abstractThis study aims to understand the perspective of Teachers of Physical Education and the Pedagogical Coordination of Municipal Education Department, the organization of the curriculum of elementary school. To meet the goal we reflect on the relationship between Education, Physical Education and Curriculum, until we reach the point of this discussion, namely, the organization of content in physical education classes (PE) from first to ninth grade. The study is qualitative in nature and the information was obtained through interviews with 08 teachers of Physical Education in Elementary Education from the Municipal Education (EMS) and effective teaching practice and 01 educational coordinator of the EMS in office in 2013 in city of Catalao-GO. Data collection was done in two phases: the study of the document entitled: "experimental Curriculum Reference Physical Education for Elementary School" and the analysis of the interviews by drafting proposed categories by content analysis (Minayo , 2002). The proposed curriculum established by SME presents a diversity of content organized into two-month periods, which recur throughout the series. Seven subjects (77.7%) are unaware of the research proposed curriculum for PE implemented by EMS Catalao. For 62.5% of teachers PE reality student / profile is the main factor that defines the choice of content. The lack of pedagogical support coordination of school units and EMS, as the selection and organization of content to be taught, is present in the speeches of 100% of PE teachers. Teachers systematize content throughout the year by marking periods, and team sports main content. Four teachers understand that the content should be organized according to the series of first and second phase of elementary school, three comprise the organization of the contents should be the same in all grades and one teacher defends what is established by the curriculum. For seven teachers of PE are taught and organized content (what you do) do not converge with the content they should teach (what is said) in each series. The lack of material appears in the speech of 87.5% of the subjects in this study as the main difficulty for the teaching of content, followed by inadequate physical space and disinterest / student resistance, corresponding to 50% each. For seven subjects of this investigation the creation of collective spaces for discussions on curriculum organization appears as the main aspiration 9 of the group. Six teachers yearn for the creation of a curriculum proposal for the municipal PE Education. The conclusion to this study that there is a mismatch between what is established / proposed by EMS with what is materialized in daily physical education teacher, as all teachers in this study have a different curriculum organization indicated in the tender implemented by the municipal Catalao Education for Physical Education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/705/Dissert%20Leomar%20C%20Arruda.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectOrganização Curricularpor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectCourse Organizationeng
dc.subjectElementary Educationeng
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.titleOrganização curricular da Educação Física no ensino fundamental em Catalão-GO: análise a partir do discurso dos professorespor
dc.typeDissertaçãopor
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