Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MEDEIROS, Jéssica Cristina | - |
dc.creator.ID | 03145771140 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3259073359325174 | por |
dc.contributor.advisor1 | PEREIRA, Karina | - |
dc.contributor.advisor1ID | 30335733808 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9046236610636727 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | SOUZA, Luciane Aparecida Pascucci Sande de | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | 25966071829 | por |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7897091763745373 | por |
dc.date.accessioned | 2015-12-21T16:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Jéssica Cristina. Planejamento de ações manipulativas de crianças com baixa visão e visão normal. 2014. 73f. Dissertação(Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/201 | - |
dc.description.resumo | Planejar uma ação motora envolve a escolha de uma estratégia de movimento mais eficiente levando em consideração o objetivo final dessa ação, um conceito apresentado na literatura como estado de conforto ao final do movimento. Com o intuito de estudar o planejamento de ações motoras em crianças típicas e com baixa visão, foram realizados dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre o planejamento de ações motoras em crianças típicas e atípicas. A partir de uma busca nas principais bases de dados foram encontrados dez estudos com crianças típicas (nove meses a 12 anos de idade), e cinco com crianças atípicas (paralisia cerebral, autismo e transtornos de déficit de coordenação), nas idades entre três a 14 anos. Em crianças típicas esses estudos relatam que a capacidade de planejamento motor se encontra totalmente desenvolvida entre nove à dez anos, já nas crianças atípicas os resultados ainda são inconclusivos. O segundo estudo teve como objetivo verificar a influência da deficiência visual na capacidade de planejamento de ações motoras manuais em crianças com baixa visão, dos sete aos doze anos de idade. Participaram desse estudo 29 crianças com baixa visão e 75 com visão normal. Foi solicitada as crianças que realizassem uma tarefa manual de encaixe de uma barra de madeira. Analisou-se a porcentagem de acertos compatíveis ao estado de conforto ao final do movimento. Não houve diferença significativa entre os grupos na tarefa de planejamento manual em todas as idades, e a capacidade de planejamento em ambos os grupos não estava totalmente desenvolvida até os doze anos. Conclui-se que por ser o primeiro estudo com crianças brasileiras com diagnóstico de baixa visão, os resultados podem ser considerados positivos, visto que não houve diferença significativa na capacidade de planejamento motor dessas crianças quando comparado com as crianças com visão normal. No entanto, ao observar o planejamento motor dessas crianças nota-se desempenho inferior ao das crianças de outros estudos da literatura, na mesma faixa etária, mas com nacionalidades diferentes. Com base nessas informações, ressalta-se a importância de realizar mais estudos com crianças brasileiras a partir dos sete anos de idade e com crianças atípicas, principalmente as com baixa visão. | por |
dc.description.abstract | Planning a motor action involves the choice of the most efficient movement strategy considering the final objective of this action, a concept presented in the literature as end-state comfort effect. With the aim of studying the planning of motor actions of typical children and with low vision two studies were carried out. The first study aimed at making a systematic review of the planning of motor actions of typical and atypical children. From a search on the main databases it was found ten studies with typical children (nine months to 12 years old), and five with atypical children (cerebral palsy, autism and developmental coordination disorders) between 3 and 14 years old. In typical children these studies report that the ability of motor planning is totally developed between nine to ten years old, however in atypical children the results are not conclusive yet. The aim of the second study was to verify the influence of visual impairment in the ability of planning of motor actions in children with low vision from seven to twelve years old. 29 children with low vision and 75 children with normal vision participated in this study. Children were requested to perform a manual task to fit a wooden bar. It was analyzed the percentage of correct responses consistent to end-state comfort. There were no significant differences between the groups for this task for all ages; and the capacity of planning in both groups was not entirely developed until twelve years old. It was concluded that, for being the first study with Brazilian children with low vision diagnosis, the results could be considered positive, whereas there was no significant difference in the capacity of motor planning of these children when compared to children with normal vision. However, observing the motor planning of these children it can be noticed lower performance than other children’s in the literature, at the same age but from different nationalities. Based on this information, it is highlighted the importance of doing more studies with Brazilian children from seven years old and with atypical children, mainly those with low vision. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/748/Dissert%20Jessica%20C%20Medeiros.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.relation.references | ADALBJORNSSON, C. F.; FISCHMAN, M. G.; RUDISILL, M. E. The end-state comfort effect in young children. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 79, n. 1, p. 36-41, 2008. ALEIXO, A. A. Influência de propriedades físicas dos objetos no alcance e na ação exploratória manual de crianças com baixa visão. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, 2013. BERNSTEIN, N. The co-ordination and regulation of movements. Oxford: Pergamon, 1967. 196 p. BICAS, H. E. A. Acuidade visual. Medidas e anotações. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 65, p. 375-384, 2002. BRAMBRING, M. Motor activity in children who are blind or partially sighted. Visual Impairment Research, v. 3, n. 1, p. 44-51, 2001. BRASIL. Censo Demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Rio de Janeiro, p. 1-215, 2010. BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 2013. Disponível em:<http://cod.ibge.gov.br/3HWY>. Acesso em: 03 jan. 2014. BRITO, P. R.; VEITZMAN, S. Causas de cegueira e baixa visão em crianças. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 63, n. 1, p. 49-54, 2000. CHAPMAN, K. M.; WEISS, D. J.; ROSENBAUM, D. A. Evolutionary roots of motor planning: the end-state comfort effect in lemurs. Journal of Comparative Psychology, v. 124, n. 2, p. 229-32, 2010. COHEN, R. G.; ROSENBAUM, D. A. Where grasps are made reveals how grasps are planned: generation and recall of motor plans. Experimental Brain Research, v. 157, p. 486-495, 2004. COHEN, R. G.; ROSENBAUM, D. A. Prospective and retrospective effects in human motor control: planning grasps for object rotation and translation. Psychological Research, v. 75, p. 341-349, 2011. CRAJÉ, C., et al. Action planning in typically and atypically developing children (unilateral cerebral palsy). Research in Developmental Disabilities, v.31, p. 1039-1046, 2010. CRAJÉ, C.; VAN DER KAMP, J.; STEENBERGEN, B. The effect of the “rod-and-frame” illusion on grip planning in a sequential object manipulation task. Experimental Brain Research, v. 185, p. 53-62, 2008. FIGUEIRA, M. M. A. Assistência fisioterapia à criança portadora de cegueira congênita. Revista Benjamim Constant, v. 17, p. 11-22, 2000. FISCHMAN, M.; STODDEN, D.; LEHMAN, D. The end-state comfort effect in bimanual grip selection. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 74, n. 1, p. 17-24, 2003. GILBERT, C.; FOSTER, A. Childhood blindness in the context of VISION 2020-the right to sight. Bulletin of the World Health Organization, v. 79, n. 3, p. 227-232, 2001. GLOVER, S. Separate visual representations in the planning and control of action. Behavioral and Brain Sciences, v. 27, n. 1, p. 3-24, 2004. GRAZIANO, R. M.; LEONE, C. R. Problemas oftalmológicos mais frequentes e desenvolvimento visual do pré-termo extremo. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 1 (supl), p. S95- S100, 2005. HAGGARD, P. Planning of action sequences. Acta Psychologica, v. 99, p. 201-215, 1998. HERBORT, O.; BUTZ, M. V. The continuous end-state comfort effect: weighted integration of multiple biases. Psychological Research, v. 76, n. 3, p. 345-63, 2012. HUGHES, C. Brief report: planning problems in autism at the level of motor control. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 26, n. 1, p. 99-107, 1996. ICD-10. International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems 10th Revision (ICD-10) Version for 2010. Disponível em: <http://apps.who.int/classifications/icd10/browse/2010/en#/H54.2>. Acesso em: 25 mar. 2013. JANSSEN, L.; STEENBERGEN, B. Typical and atypical (cerebral palsy) development of unimanual and bimanual grasp planning. Research in Developmental Disabilities, v. 32, p. 963-971, 2011. KNUDSEN, B., et al. The end-state comfort effect in 3- to 8-year-old children in two object manipulation tasks. Frontiers in Psychology | Cognition, v. 3, Oct. 2012. LUCAS, M. B., et al. Condutas reabilitacionais em pacientes com baixa visão. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 66, p. 77-82, 2003. MANOEL, E. J.; MOREIRA, C. R. P. Planning manipulative hand movements: do young children show the end-state comfort effect? Journal of Human Movement Studies, v. 49, p. 93-114, 2005. MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. 2. ed./ coordenação geral SEESP/MEC. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da inclusão). MESSIAS. A.; JORGE, R.; VELASCO e CRUZ, A. A. Tabelas para medir acuidade visual com escala logarítmica: porque usar e como construir. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v, 73, n. 1, p. 96-100, 2010. MOREIRA, C. R. P.; MANOEL, E. J. Planejamento na aquisição de habilidades motoras de manipulação. In: TANI, G. (Org.). Comportamento Motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. p. 251-258. RESNIKOFF, S., et al. Global data on visual impairment in the year 2002. Bulletin of the World Health Organization, v. 82, n. 11, p. 844-51, 2004. RODRIGUES, M. R. C. Estimulação Precoce: a contribuição da psicomotricidade na intervenção fisioterápica como prevenção de atrasos motores na criança cega congênita nos dois primeiros anos de vida. Revista Benjamin Constant, n. 21, p. 6-22, 2002. ROSENBAUM, D. A., et al. Constraints for action selection: overhand versus underhand grips. In: JEANNEROD, M. (Ed.). Attention and Performance XIII: motor representation and control. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1990. p. 321-342. ROSENBAUM, D. A.; VAN HEUGTEN, C. M.; CALDWELL, G. E. From cognition to biomechanics and back: The end-state comfort effect and the middle-is-faster effect. Acta Psychologica, v. 94, p. 59-85, 1996. SCHMITT, B. D. Ações motoras de crianças com baixa visão durante o brincar: cubos com e sem estímulo visual. 2014. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, 2014. SHORT, M. W.; CAURAUGH, J. H. Precision hypothesis and the end-state comfort effect. Acta Psychologica, v. 100, p. 243-252, 1999. SMYTH, M. M.; MASON, U. C. Planning and execution of action in children with and without developmental coordination disorder. Journal of Child Psychiatry, v. 38, p. 1023-1037, 1997. STEENBERGEN, B.; MEULENBROEK, R. G. J.; ROSENBAUM, D. A. Constraints on grip selection in hemiparetic cerebral palsy: effects of lesional side, end point accuracy, and context. Cognitive Brain Research, v. 19, p. 145-159, 2004. STÖCKEL, T.; HUGHES, C. M. L.; SCHACK, T. Representation of grasp postures and anticipatory motor planning in children. Psychological Research, 2011. THIBAUT, J. P.; THOUSSAINT, L. Developing motor planning over ages. Journal of Experimental Child Psychology, v. 105, p. 116-129, 2010. WEIGELT, M.; KUNDE, W.; PRINZ, W. End-state comfort in bimanual object manipulation. Experimental Psychology, v. 53, n. 2, p. 143–148, 2006. WOLPERT, D. M.; GHAHRAMANI, Z. Computational principles of movement neuroscience. Nature Neuroscience, suppl. 3, p. 1212–1217, 2000. WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Data on Visual Impairments 2010. Disponível em: <http://www.who.int/blindness/GLOBALDATAFINALforweb.pdf>. Acesso em: 30 set. 2012. ZIMMERMANN, M.; MEULENBROEK, R, G. J.; LANGE, F. P. Motor planning is facilitated by adopting an action's goal posture an fMRI study. Cerebral Cortex, v. 22, p. 122-131, 2012. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Destreza motora | por |
dc.subject | Baixa visão | por |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Child development | eng |
dc.subject | Motor skills | eng |
dc.subject | Low vision | eng |
dc.subject.cnpq | Educação Física | por |
dc.title | Planejamento de ações manipulativas de crianças com baixa visão e visão normal | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Jessica C Medeiros.pdf | Texto principal | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.