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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/203
Tipo: | Dissertação |
Título: | Determinação da quantidade de óleo na água de escoamento superficial: Simulação física de evento pluviométrico e da poluição por óleo lubrificante |
Autor(es): | CUNHA, Rafael Carvalho |
Primeiro Orientador: | MALPASS, Geoffroy Roger Pointer |
Resumo: | O processo de urbanização vigente, de forma generalizada, é antagônico com a sustentabilidade ambiental, a qual promove o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente racionais, minimizando impactos ambientais negativos das atividades antrópicas. Das mudanças da paisagem urbanadestaca-se o aumento considerável das áreas impermeáveis e passíveis de contaminação, onde a água e seus parâmetros físicos, químicos e biológicos são indicadores de sustentabilidade e sanidade ambiental. Se as águas pluviais incidirem sobre superfícies contaminadas, especificamente ruas e estacionamentos, o escoamento superficial pluvial pode limpar e carrear contaminantes, destacando óleo lubrificante “queimado”. Há diversos diplomas legais nacionais, que de forma genérica, determinam que efluentes oleosos devam obrigatoriamente ser tratados e recuperados, evitando assim impactos ambientais.Com a hipótese que as concentrações de óleos nos efluentes pluviais possuem comportamento semelhante aos outros poluentes, vide água de chuva de telhado, o presente estudo objetiva analisar: (a)concentração/carga poluente de óleo na água, (b) intervalo de tempo do pico máximo de concentração, (c) intervalo de tempo de relativa estabilização e, (d) efeito da limpeza química e mecânica. Foi elaborado modelo experimental de superfície impermeabilizada e mecanismo de escoamento superficial, e propostos e testados metodologias e delineamentos experimentais. Os teores de óleos nas amostras foram analisados através da metodologia padrão de extração Soxhlet, definindo a concentração por litro (mg/L) e a carga poluente em mg por minuto, devido a alteração da vazão entre os ensaios. Os resultados evidenciaram que em relação à concentração, há picos entre o 3º e 4º minuto, relativa estabilização no 10º minuto, vazão influencia a eficiência da limpeza proveniente do escoamento superficial, que 75% da carga poluente são removidos nos 10 primeiros minutos, e que há maior eficiência de remoção dos contaminantes através de limpeza química e mecânica. |
Abstract: | The whole urbanization process is antagonistic to environmental sustainability, which promotes the development of environmentally sound technologies, and minimizes the negative environmental impacts of human activities. The landscape changes caused by urbanization are characterized by a considerable increase in the presence of impervious areas that are susceptible to contamination. When rainwater falls on contaminated surfaces, specifically in car parks, runoff can carry off a variety of contaminants. Focusing on lubricating oils, Brazilian legislation stipulates that oil-containing effluent must be treated before being discharged into the environment. With the assumption that the oil concentration in the effluent decreases over increased rain time, which is similar qualitative behavior to rainwater runoff from roofs, the present study aims to quantify the concentration / pollutant load of oil in simulated rainwater, time of pollutant maximum and the effect of chemical and mechanical treatment of the surface. In order to achieve this objective, it was necessary to develop an experimental model of an impervious surface, runoff, testing methodologies and experimental design. The contents of the sample oils were analyzed using the standard Soxhlet extraction method, defining the concentration per liter (mg / L) and the pollutant load (mg / min). The results observed with respect to the concentration demonstrate that there are peaks between 3 and 4 minutes and stabilization after 10 minutes. Flow influences the efficiency of cleaning from surface runoff, and 75% of the load is removed in the first 10 minutes, and contaminant removal efficiency is not improved by chemical and mechanical cleaning. |
Palavras-chave: | Água Óleo Lubrificante Modelo Experimental Gestão Ambiental Water Lubricating Oil Experimental Model Environmental Management |
CNPq: | Dreangem Urbana de Águas Pluviais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
Citação: | CUNHA, Rafael Carvalho. Determinação da quantidade de óleo na água de escoamento superficial: simulação física de evento pluviométrico e da poluição por óleo lubrificante. 2015. 87f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/203 |
Data do documento: | 1-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
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