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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/247
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento profissional docente na EAD: um olhar sobre a experi~encia de professores e tutores a distância |
Autor(es): | SILVA, Ketiuce Ferreira |
Primeiro Orientador: | LINHARES, Martha Maria Prata |
Resumo: | O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Cultura Digital, e teve como objetivo geral compreender o contexto que permeia o desenvolvimento profissional docente de professores e tutores a distância, que atuam em um Curso de Pedagogia na modalidade a distância. Os objetivos específicos foram apresentar fundamentos que direcionam a docência na Educação a Distância (EaD); analisar documentos que regulamentam o curso de Pedagogia a Distância oferecido por uma instituição de ensino superior pública no Estado de Minas Gerais; caracterizar o perfil de professores e tutores a distância, atuantes neste curso, bem como descrever o posicionamento destes sujeitos diante de questões que dizem respeito ao seu desenvolvimento profissional; e identificar contribuições que pudessem ser referência para o desenvolvimento profissional docente na EaD. O contexto da pesquisa foi um Curso de Pedagogia a Distância, oferecido na modalidade a distância por uma instituição de ensino superior (IES) pública do Estado de Minas Gerais, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os sujeitos do estudo foram professores e tutores a distância, atuantes no referido contexto. O percurso investigativo foi guiado por três problematizações: em que contexto está imersa a docência na EaD? Quais são as especificidades da docência para a EaD? Como tem ocorrido a formação docente para a EaD e quais iniciativas individuais, coletivas e institucionais podem ser observadas e/ou sugeridas pelos professores da EaD em relação ao seu desenvolvimento profissional? Para alcançar os objetivos propostos adotou-se a abordagem qualitativa, pesquisa participante, pesquisa bibliográfica, e como instrumentos de pesquisa a observação, análise documental, questionário de identificação, entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores e grupo focal realizado com os tutores a distância. A fundamentação teórica do estudo ocorre à luz de autores como, Fernández Cruz (2006), Marcelo Garcia (1999), Kenski (2011, 2013), Marcelo (2009a, 2009b, 2013), Mill (2010, 2012), Silva (2010a, 2010b, 2010c), Tardif (2011), dentre outros. A EaD apresenta-se como um campo desafiador para a docência universitária, mas é preciso reconhecer que a formação de professores na e para a EaD vai muito além do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), requer reflexão teórico-prática acerca da mediação didático-pedagógica afinada com processos de ensino-aprendizagem inovadores. Os professores entrevistados reconhecem os benefícios da EaD, mas chamam a atenção para a necessidade de melhorar a formação docente para esta modalidade. Os tutores a distância, embora sejam exaltados nos discursos dos professores, demonstram muitas angústias relativas à sobrecarga de trabalho, retrabalho, falta de autonomia, trabalho isolado, ação sem reflexão, fragilidades de reconhecimento e autorreconhecimento. Assim, a análise dos dados mostrou que, embora as políticas públicas relativas ao contexto do Sistema UAB demonstrem fragilidades que desfavoreçam o desenvolvimento profissional dos profissionais no contexto da EaD, professores e tutores a distância sugerem caminhos que, segundo eles, podem minimizar algumas dificuldades. |
Abstract: | This study belongs to the line of research Teacher Education and Digital Culture, and its main objective was to understand the context that permeates the teacher professional development of teachers and tutors, who work in an Education course in the distance modality. The specific objectives were to present foundations that direct teaching in Distance Education (DE); analyze documents which regulate the distance Education course offered by a public institution of undergraduate education in the state of Minas Gerais; define the profile of teachers and tutors, who act in this course, as well as to describe the position of these individuals front to issues that concern their professional development; and identify contributions that may constitute a reference for teacher professional development in DE. The research context was a Distance Education Course, offered by a public undergraduate education institution in the state of Minas Gerais, under the Open University System of Brazil. The study subjects were teachers and tutors, who act in that context. The investigative path was guided by three discussions: in which context is teaching in DE embedded? What are the specific characteristics of teaching in DE? How has teacher education been for DE and what individual, collective and institutional initiatives can be observed and/or suggested by teachers of distance education concerning their professional development? To achieve the proposed objectives, it was adopted qualitative approach, participatory research, bibliographic research, and as research instruments it was adopted observation, document analysis, identification questionnaire, semi-structured interviews with teachers and focus group conducted with distance tutors. The theoretical framework of the study happens in the light of authors such as, Fernández Cruz (2006), Marcelo Garcia (1999), Kenski (2011, 2013), Marcelo (2009a, 2009b, 2013), Mill (2010, 2012), Silva (2010a, 2010b, 2010c), Tardif (2011), among others. DE appears as a challenging field for university teaching, but it is necessary to recognize that teacher education in and for DE goes far beyond the use of digital information and communication technologies, it requires theoretical and practical thinking about didactic and pedagogical mediation in tune with innovative teaching-learning processes. The interviewed teachers recognize the benefits of DE, but call attention to the need for improving teacher education for this modality. Tutors, even though they are exalted in speeches of teachers, demonstrate several anxieties related to overwork, rework, lack of autonomy, isolated work, action without reflection, recognition and self-recognition weaknesses. Thus, the data analysis showed that, although public policies concerning Open University System demonstrate weaknesses that disadvantage the professional development of DE teachers, teachers and tutors suggest ways that, according to them, can minimize some difficulties. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento profissional Docência universitária Educação a Distância Tecnologias digitais de informação e comunicação Universidade Aberta do Brasil |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Katiuce Ferreira. Desenvolvimento profissional docente na EAD: um olhar sobre a experi~encia de professores e tutores a distância. 2014. 22f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/247 |
Data do documento: | 16-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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