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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/252
Tipo: | Dissertação |
Título: | Moralidade na adolescência em situação escolar: desenvolvimento e julgamento moral |
Autor(es): | MACEDO, Alex Araujo |
Primeiro Orientador: | BELLO, Osvaldo Dalberio dall |
Resumo: | A moralidade é inerente a condição humana pois a vida em sociedade exige uma orientação moral – seguir regras que norteiam o comportamento -, uma postura em que as ações fundamentam-se numa reflexão, numa decisão e num julgamento racional. O estudo da moralidade e do desenvolvimento moral constitui, portanto, um dos aspectos mais importantes na compreensão do processo de educação e socialização do ser humano, tendo professores e alunos como principais sujeitos. Partindo desse pressuposto, a pesquisa investigou as concepções sobre a moralidade dos professores do ensino médio e a contribuição no processo de desenvolvimento e julgamento morais dos alunos adolescentes inseridos no contexto escolar. Os referenciais teóricos dessa pesquisa foram o conceito de moralidade da filosofia de Adolfo Sanches Vázquez e a teoria do desenvolvimento do julgamento moral, de Kohlberg. O procedimento metodológico foi qualitativo, com análise de conteúdo e construção de categorias interpretativas das respostas dos professores das suas concepções sobre a moralidade. O contexto escolhido foi uma escola pública da Zona Norte da cidade de São Paulo, e os sujeitos foram os professores do ensino médio e alunos do 3º ano do Ensino médio que atendiam ao perfil de adolescentes inseridos em contexto escolar. Aos professores foi aplicado questionário com perguntas fechadas e abertas, sobre suas concepções acerca da moralidade humana. Para aferir o nível de desenvolvimento moral dos alunos adolescentes utilizou-se a adaptação brasileira do Sociomoral Reflection Objective Measure (SROM), de J. Gibbs, que consiste em dois dilemas morais kolberguinianos seguidos de perguntas. Para cada ítem são apresentadas ao sujeito seis alternativas de respostas, onde cada uma delas corresponde a um dos estágios dos níveis de julgamento moral da teoria de Kohlberg. A partir da análise dos dados, verificou-se que a concepção de moralidade heterônoma dos professores não se distancia, qualitativamente, do desenvolvimento moral, no nível convencional de moralidade, dos alunos adolescentes. Observou-se que, na concepção dos professores, que a moralidade é uma construção social e histórica, externa ao indivíduo e desenvolver a moralidade dos alunos significa educar para o respeito às regras e normas da sociedade. Nesse sentido, não existe o entendimento de que a o desenvolvimento moral e a moralidade são construções cognitivas e sociais dos sujeitos. O julgamento moral dos alunos situa-se no nível convencional (estágios 3 e 4), próprio da adolescência, confirmando a teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg. Nas considerações finais, comenta-se a importância da formação ética, moral e da moralidade (inicial e continuada) dos professores, uma vez que os documentos oficiais que servem de parâmetros para a educação brasileira, institui a ética como tema transversal e o professor como educador moral. Conclui-se, ainda, que e a concepção de desenvolvimento moral aparece contemplada no entendimento dos professores, entretanto não se verifica uma prática planejada e sistemática no fazer docente em relação a estes aspectos, incluindo reflexão sobre a prática pedagógica, reflexões sobre aspectos importantes do desenvolvimento e julgamento moral, especificamente na adolescência, e implicações dos meios de mediação na promoção do desenvolvimento moral dos alunos. |
Abstract: | Morality is inherent to human condition because the life in society requires a moral guidance – follow the rules that guide the behavior-a posture in which the actions are based on a reflection, in a decision and a rational judgment. The study of morality and moral development is therefore one of the most important aspects in understanding the process of education and socialization of the human being, with teachers and students as the main subject. Starting from this assumption, the research investigated the conceptions about the morality of middle school teachers and the contribution in the development process and moral judgment of teenage students entered in the school context. The theoretical references of this research were the concept of morality philosophy of Adolfo Sanchez Vazquez and the theory of the development of moral judgment, of Kohlberg. The methodological procedure was qualitative, content analysis and construction of interpretive categories of responses of teachers of their conceptions of morality. The context chosen was a public school in the area north of the city of São Paulo, and the subjects were the high school teachers and students in the 3rd year of high school that catered to the teenage profile inserted in school context. Teachers questionnaire was applied with closed and open questions, about their conceptions about human morality. To assess the level of students ' moral development teenagers used the Brazilian adaptation Sociomoral Reflection Objective Measure (SROM), by j. Gibbs, which consists of two kolberguinianos moral dilemmas followed by questions. For each item are presented the subject six alternative answers, where each corresponds to one of the stages of Kohlberg's theory of moral judgment. From the analysis of the data, it was found that the conception of morality heterônoma of teachers is not distance, qualitatively, moral development, in conventional level of morality, of teenage students. It was observed that, in the design of teachers, that morality is a social and historical construction, external to the individual and to develop students ' morality means educating for the respect for the rules and norms of society. In this sense, there is no understanding that the morality and moral development are cognitive and social constructions of the subjects. The moral judgment of the students is located in conventional level (stages 3 and 4), own adolescence, confirming the theory of Kohlberg's moral development. In closing remarks, comments on the importance of ethics training, morale and morality (initial and continuing) of teachers, since the official documents that serve as parameters for the Brazilian education, the establishment of the ethics as a cross-cutting issue and the teacher as moral educator. It is concluded that and the conception of moral development included in teachers ' understanding appears, however there is a planned and systematic practice in making teaching regarding these aspects, including reflection on pedagogical practice, reflections on important aspects of development and moral judgment, specifically in adolescence, and media implications of mediation in promoting moral development of the students. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento moral Formação de professo Moralidade Adolescência Moral development Teacher training Morality Adolescense |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MACEDO, Alex Araujo. Moralidade na adolescência em situação escolar: desenvolvimento e julgamento moral. 2015. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/252 |
Data do documento: | 23-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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