Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/321
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise dos aspectos pedagógicos da formação do professor de Educação Física: um estudo nas IES públicas de Minas Gerais |
Autor(es): | RESENDE, Márcia Helena |
Primeiro Orientador: | PICCOLO, Vilma Leni Nista |
Resumo: | A qualidade da educação brasileira tem sido tema de debates nos últimos tempos e consequentemente, os aspectos que envolvem a formação de um professor se constituem focos centrais destes debates e das pesquisas científicas. Isso também ocorre em relação à área da Educação Física (EF). Questões relacionadas aos aspectos pedagógicos que envolvem a graduação deste profissional, como os estágios curriculares, as atividades complementares e as práticas pedagógicas exigidas pelas Diretrizes Curriculares da área têm gerado dúvidas sobre o currículo que sustenta a formação deste professor. Para identificar onde se encontram os equívocos nessa formação que têm gerado as inseguranças presentes na iniciação docente, esse trabalho buscou compreender como ocorre a formação do professor em EF, a partir da leitura dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura oferecidos pelas Instituições Públicas do estado de Minas Gerais. Esta pesquisa se voltou ao clareamento de alguns aspectos da formação de um professor de Educação Física (EF), com foco nas questões didático-pedagógicas que o curso oferece. Como objetivo geral, o trabalho visou analisar os Estágios, as Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares e a Prática Pedagógica, como a essência pedagógica que envolve a formação docente nos cursos de licenciatura em EF nas IES públicas de Minas Gerais, a partir da interpretação dos documentos fornecidos pelas próprias instituições. A base de dados pesquisada foi LILACS e os livros utilizados para auxiliar as discussões, em sua maioria, foram publicados pelas editoras Papirus, Cortez, Artes Medicas Ltda (ArtMed) e Fontoura.Optou-se por uma investigação pautada numa abordagem qualitativa com enfoque descritivo, conforme propõe Thomaz, Nelson e Silverman (2007). A técnica usada para coleta das informações foi a análise documental de acordo com Laville & Dionne (1999). Para análise dos dados foram estabelecidas categorias definidas por Marconi e Lakatos(1999). As categorias geradas foram apresentadas por meio de quadros explicativos, descrevendo resultados encontrados. Os resultados obtidos nesta pesquisa declaram que todas as IES analisadas cumprem a carga horária destinada aos Estágios, Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais (AACC), Prática Pedagógica. Em nenhuma das instituições analisadas pudemos perceber, após leitura do PPP, a existência de momentos para discussão e ou devolução dos relatórios referentes às AACC. Em todas as IES analisadas, o PPP aponta a preocupação das instituições quanto a participação do aluno-professor em projetos de pesquisa e em eventos científicos. Percebemos que em algumas instituições ainda pode-se verificar a existência de dicotomia entre disciplinas teóricas e disciplinas práticas. As práticas pedagógicas encontram-se inseridas em sua maioria em disciplinas esportivas. Em relação ao perfil profissiográfico apontado pelo PPP das instituições analisadas percebemos que todas elas tem uma preocupação com a formação de um profissional comprometido com a dimensão social e ao mesmo tempo comprometido com as modificações desta realidade. |
Abstract: | The quality of the Brazilian education has been the subject of debate in recent times, and hence the aspects that involve the formation of a teacher that are the central focuses of these debates and scientific research. This also occurs in relation to the area of Physical Education (PE). Issues related to educational aspects involved in this professional degree, such as internships, enrichment activities and teaching practices required by the Curriculum Guidelines of the area, have generated doubts about the curriculum that supports the formation of this teacher. To identify where the mistakes in this formation that have generated the insecurities present in teaching initiation, this study aimed to understand how happens the teacher education in PE, from the reading of the Political and Pedagogical projects of Degree Courses offered by public institutions of the state of Minas Gerais. This research is an attempt to clarify some aspects of training a teacher of physical education (PE), with a focus on didactic and pedagogical issues that the course offers. As a general objective, the study aimed to analyze the probationary periods, the Academic Activities Curriculum Enrichment and Teaching Practice as the pedagogical essence involving teacher training in undergraduate courses in PE in public IES of Minas Gerais, through the interpretation of the documents provided by the institutions themselves. The database searched was LILACS and books used to assist the discussions, mostly, were published by PAPIRUS publishers, Cortez, Artes Medicas Ltda (ArtMed) and Fontoura. We chose an investigation guided by a qualitative and descriptive approach, as proposed by Thomaz, Nelson and Silverman (2007). The technique used for collecting data was the document analysis according to Laville & Dionne (1999). For data analysis were defined categories established by Marconi and Lakatos (1999). The generated categories were presented by explanatory tables, describing results. The results obtained in this study state that all IES analyzed meet the hourly load given to Training, Scientific and Cultural Academic Activities (AACC), Teaching Practice. None of the analyzed institutions we realized, after reading the PPP (Welfare Occupational Report), the existence of moments for discussion and or return of reports relating to the AACC. In all IES analyzed, PPP indicates the concern of institutions and the participation of student-faculty research projects and scientific events. We realize that in some institutions we still can verify the existence of dichotomy between theoretical subjects and practical subjects. The pedagogical practices are inserted mostly in sports disciplines. Regarding the professional profile pointed out by PPP institutions analyzed realize that they all have a concern with the formation of a professional committed to the social dimension and at the same time committed to the modifications of this reality. |
Palavras-chave: | Perfil profissiográfico Atividades acadêmicas científicas culturais Estágio Prática como componente curricular Welfare occupational report Cultural scientific academic activities Probationary period Practice as a curricular component |
CNPq: | Educação Física |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Citação: | RESENDE, Márcia Helena. Análise dos aspectos pedagógicos da formação do professor de Educação Física: um estudo nas IES públicas de Minas Gerais. 2015. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/321 |
Data do documento: | 27-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Marcia H Resende.pdf | Dissert Marcia H Resende | 1,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons