Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGAIA, Elizabeth Silva-
dc.creator.ID98382594620por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2364614837633486por
dc.contributor.advisor1GAYDECZKA, Beatriz-
dc.contributor.advisor1ID02928271996por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706775402138523por
dc.date.accessioned2017-08-07T17:43:53Z-
dc.date.issued2017-05-19-
dc.identifier.citationGAIA, Elizabeth Silva. Elaboração do manual de orientações do processo seletivo para ingresso inicial nos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 2017. 122f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/393-
dc.description.resumoEsta pesquisa, inserida no campo das políticas públicas em educação, tem como temática o processo de seleção para ingresso inicial na Educação Superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Considerando o contexto histórico brasileiro da Educação Superior, conforme NÓVOA (1999); ZAGO (2006); SAVIANI (2010); SILVA, VELOSO (2012) e CARVALHO (2014), buscou-se compreender de que forma a comunidade acadêmica da UFTM reconhece o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como atual sistema de ingresso inicial nos cursos de graduação da Universidade. O objetivo geral desta pesquisa é implementar na UFTM um documento norteador quanto ao ingresso inicial nos cursos de Graduação. Um estudo a respeito do ingresso na Educação Superior brasileira desde o período da Primeira República foi empreendido, por meio de pesquisa documental e bibliográfica, considerando principalmente o exposto por MOROSINI (2009); CUNHA (2010); RAMOS (2011) e SANTOS (2011). Formas de ingresso em algumas das principais instituições de Educação Superior americanas e europeias foram também comparadas às brasileiras. A pesquisa para a elaboração do Manual partiu da realização de uma entrevista não estruturada na Divisão de Processo Seletivo da UFTM para levantar as principais dúvidas apresentadas pela comunidade acadêmica sobre o ingresso inicial. Essas dúvidas foram categorizadas por meio de análise de conteúdo para sistematização do Manual de orientações. O Manual foi disponibilizado on-line, no sítio da Universidade a fim de ajudar a comunidade acadêmica e otimizar o trabalho dos servidores da UFTM, pois trata de importante ferramenta para suprir uma demanda encontrada pela comunidade em geral: a dificuldade de acesso a informações sistematizadas para este fim.por
dc.description.abstractThis research, inserted in public educational policies, has as its theme the process of admission in Higher Education at Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Considering the Brazilian historical context of Higher Education in view of NÓVOA (1999); ZAGO (2006); SAVIANI (2010); SILVA, VELOSO (2012) e CARVALHO (2014), it was sought to understand how the academic community of the UFTM recognizes the Sistema de Seleção Unificada (Sisu) as the current mechanism of admission of undergraduate courses in UFTM. The general objective of this research was to implement at UFTM a guideline regarding the admission process on its undergraduate courses. A study about the exam of admission in Brazilian Higher Education since the period of the First Republic was undertaken, using documental and bibliographic research mainly based on MOROSINI (2009); CUNHA (2010); RAMOS (2011) e SANTOS (2011). The admission programs in some of the main institutions of American and English Higher Education were also compared to Brazilian ones. The research to elaborate the guidelines was based on unstructured interview in the Students Admission Division of UFTM to raise the main issues presented by the academic community about admission process into UFTM which were categorized through content analysis to systematize the guidelines. The guidelines was available on-line, at the University’s website in order to help the academic community and optimize the work of UFTM’s servers, since it is an important tool to attend a demand found by the community in general: the difficulty of access to systematized information for this purpose.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2423/Dissert%20Elizabeth%20S%20Gaia.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Superior.por
dc.subjectManual de ingresso.por
dc.subjectSeleção discente.por
dc.subjectSistema de Seleção Unificada.por
dc.subjectInformação institucional.por
dc.subjectHigher education.eng
dc.subjectManual of admission.eng
dc.subjectStudent selection.eng
dc.subjectUnified selection system.eng
dc.subjectInstitutional information.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleElaboração do manual de orientações do processo seletivo para ingresso inicial nos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)por
dc.title.alternativeElaboration of the guidelines for the selection process for initial admission to the undergraduate courses of the Universidade Federal do Triângulo Mineiro by Sistema de Seleção Unificada (Sisu)eng
dc.typeDissertaçãopor
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