Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira-
dc.creator.ID11019230673por
dc.creator.Lattesjavascript:abreDetalhe('K8931846E6','Jaqueline_de_F%C3%A1tima_Vieira_Cunha',127157784)por
dc.contributor.advisor1SOUZA, Marcela Luciano Vilela-
dc.contributor.advisor1ID03069201660por
dc.contributor.advisor1Lattesjavascript:abreDetalhe('K4760889Y0','Marcela_Luciano_Vilela_de_Souza',165720)por
dc.date.accessioned2017-10-02T13:44:35Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationCUNHA, Jaqueline de Fátima Vieira. Funções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemas. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/404-
dc.description.resumoA matem´atica est´a muito presente na vida das pessoas. No caso das fun¸c˜oes, elas s˜ao utilizadas em diferentes ramos da atividade humana, como na f´ısica, qu´ımica, biologia e economia. No entanto, em muitos casos ao ensinar o conte´udo, o professor utiliza m´etodos que levam os estudantes a trabalharem apenas defini¸c˜oes, f´ormulas e regras, tornando o conte´udo de fun¸c˜oes dif´ıcil e sem finalidade. Portanto, este trabalho apresenta metodologias diferenciadas que visam possibilitar uma melhor compreens˜ao dos conceitos a serem estudados e motivar os alunos, melhorando a aprendizagem. Primeiramente, dos cap´ıtulos 2 a 6, apresentamos as defini¸c˜oes, f´ormulas e constru¸c˜ao de gr´aficos de fun¸c˜oes polinomiais, modulares, exponenciais e logar´ıtmicas. Mas, o foco principal do trabalho s˜ao os cap´ıtulos 7 e 8. O cap´ıtulo 7 apresenta sugest˜oes de atividades com recursos computacionais, a serem executadas pelo professor, para tornar as aulas mais interessantes e motivadoras. Para a execu¸c˜ao dessas atividades, utilizamos o software livre GeoGebra (vers˜ao 5.0) e os conhecimentos de fun¸c˜oes na constru¸c˜ao de desenhos. Dessa forma, exploramos o conhecimento da teoria de fun¸c˜oes e seus gr´aficos de uma maneira diferente e que desperta o interesse do aluno. Finalmente, o cap´ıtulo 8 apresenta situa¸c˜oes do cotidiano dos estudantes que s˜ao resolvidas com o aux´ılio de fun¸c˜oes, mostrando que o conte´udo ´e muito importante e possui diversas aplica¸c˜oes no dia a dia.por
dc.description.abstractMath is very present in people’s lives. In the case of functions, they are used in different aspects of human activity, such as in physics, chemistry, biology, and economics. However, in many cases when teaching the content, the teacher uses methods that lead students to work only on definitions, forms and rules, making the content of functions difficult and purposeless. Therefore, this work presents differentiated methodologies that aim to enable a better understanding of the concepts to be studied and to motivate students, improving learning. First, from chapters 2 to 6, we present the definitions, formulas and construction of graphs of polynomial, muddy, exponential, and logarithmic functions. But, the main focus of the work is the chapters 7 and 8. Chapter 7 presents suggestions of activities with computational resources, to be executed by the teacher, to make the classes more interesting and motivating. For the execution of the activities, we use the free software GeoGebra (version 5.0) and the knowledge of functions in the construction of drawings. In this way, we explore the knowledge of the theory of functions and their graphs in a different way and that arouses the interest of the student. Finally, chapter 8 presents situations of students’ daily life that are solved with the support of functions, showing that the content is very important and has several applications in the day by day.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2466/Dissert%20Jaqueline%20F%20V%20Cunha.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesAL., G. I. et. Matem´atica ciˆencia e aplica¸c˜oes. 7. ed. [S.l.]: Saraiva, 2013. v. 1. 36–199 p. DANTE, L. R. Matem´atica contexto & aplica¸c˜oes. 2. ed. [S.l.]: Atica, 2014. v. 1. 40–203 p. ´ DEMANA, F. D. e. a. Pr´e-c´alculo. 7. ed. [S.l.]: Pearson, 2009. 59–181 p. FIGUEIREDO, V. L. X.; MELLO, M. P.; SANTOS, S. A. C´alculo com aplica¸c˜oes: atividades computacionais e projetos. [S.l.]: Cole¸c˜ao IMECC, 2005. v. 3. 20-26 p. FOLHA Uol. hhttp://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/01/ 1847577-uber-passa-a-cobrar-dos-passageiros-taxa-extra-de-r-075-por-viagem-no-brasil. shtmli, Acesso em: 09/05/2017. GEOGEBRA. GeoGebra. 2017. hhttps://www.geogebra.orgi, Acesso em: 28/06/2017. HOHENWARTER MARKUS; HOHENWARTER, J. Manual: Ajuda Geogebra. 2009. hhttps://app.geogebra.org/help/docupt PT.pdfi, Acesso em: 10/07/2017. IEZZI, G. e. a. Matem´atica. 4. ed. [S.l.]: Atual, 2002. Unico. 16–142 p. ´ INFOESCOLA Navegando e Aprendendo. hhttp://www.infoescola.com/quimica/ escala-de-ph/i, Acesso em: 20/06/2017. LIMA, E. L. N´umeros e Fun¸c˜oes Reais. 1. ed. [S.l.]: SBM, 2013. 71–183 p. MUNDO Educa¸c˜ao. hhttp://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/ voce-sabe-que-significa-ph-.htmi, Acesso em: 20/06/2017. PAIVA, M. Matem´atica. 1. ed. [S.l.]: Moderna, 2005. Unico. 83–183 p. ´ SANTOS, C. A. M. D.; GENTIL, N.; GRECO, E. S. Matem´atica para o ensino m´edio. [S.l.]: Atica, 1998. ´ Unico. 55–176 p. ´ SILVA, J. P. D. A modelagem matem´atica em uma perspectiva s´ocio-cr´ıtica: contribui¸c˜oes para o ensino b´asico do munic´ıpio de Sombrio. Monografia, 2011. Acesso em: 08/07/2017. Dispon´ıvel em: hhttp://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/ Juliana-Pires-da-Silva.pdfi. SILVA, S. M. D.; SILVA, E. M. D.; SILVA, E. M. D. C´alculo B´asico para cursos superiores. [S.l.]: Atlas, 2004. 31–61, 78–93 p. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Matem´atica Ensino M´edio. 6. ed. [S.l.]: Saraiva, 2010. v. 1. 67–140, 172–232 p.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectResolução de problemas.por
dc.subjectFunctionseng
dc.subjectGeoGebraeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleFunções: propostas para o ensino na educação básica através do software GeoGebra e da resolução de problemaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Jaqueline F V Cunha.pdfDissert Jaqueline F V Cunha11,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons