Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Daniela Galdino-
dc.creator.ID06527440600por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2569027443542548por
dc.contributor.advisor1PEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje-
dc.contributor.advisor1ID04100453817por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609333755086008por
dc.date.accessioned2017-10-06T18:30:24Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Daniela Galdino. Qualidade de vida e atitudes alimentares de graduandos da área de Saúde de uma universidade pública em Uberaba-MG. 2017. 95f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/414-
dc.description.resumoA temática relacionada à qualidade de vida e atitudes alimentares de graduandos pode contribuir para a identificação precoce de sinais de vulnerabilidade dessa população, sobretudo para os graduandos da área da saúde, que serão os futuros profissionais que trabalharão com a prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida e as atitudes alimentares de graduandos dos cursos da área da saúde de uma universidade pública em Uberaba-MG. Tratou-se de um estudo observacional e transversal com abordagem quantitativa de dados, realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com os graduandos dos cursos da área da saúde. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento de pesquisa com três questionários, sendo um sociodemográfico e acadêmico, o WHOQOL-BREF e o Teste de Atitudes Alimentares (EAT- 26). O programa estatístico utilizado foi o software Statistic Package for Social Sciences (SPSS) versão 21.0 em português. O nível de significância para os testes foi de p ≤ 0,05%. De uma população de 1.996 graduandos foram sorteados aleatoriamente 590 sujeitos e participaram do estudo 399. Os resultados mostraram que os graduandos da área da saúde foram de maioria do sexo feminino, solteiros, cor da pele branca, sem vínculo empregatício, não portadores de doenças crônicas, procedentes de outra cidade, aproximadamente metade da população morava em repúblicas e a média de idade foi de 22,37 anos. A média dos escores do EAT-26 foi de 15,12 e 24,1% apresentaram escores iguais ou superiores a 21 pontos. Os graduandos que moravam com os pais apresentaram atitudes alimentares mais adequadas, portanto, menos expostos aos riscos de transtornos alimentares. A maioria dos sujeitos da pesquisa autoavaliaram a sua qualidade de vida e saúde positivamente. Foram obtidos resultados médios superiores a 60 pontos em todos os domínios de qualidade de vida, sendo o Social a maior média e o Meio Ambiente a menor. Os graduandos procedentes de outras cidades tiveram sua qualidade vida nos domínios Físico e Social prejudicada e os de outras cores de pele (pardos, pretos e amarelos) redução da qualidade de vida no domínio Meio Ambiente. Os graduandos do curso de Nutrição apresentaram atitudes alimentares mais inadequadas quando comparados aos de outros cursos da área da saúde, assim considerados9 mais expostos ao risco de apresentarem transtornos alimentares. À medida que evolui a idade e os períodos acadêmicos a vulnerabilidade às atitudes alimentares inadequadas aumenta, acarretando em fragilidade para desenvolvimento de transtornos alimentares. A renda familiar influenciou a qualidade de vida nos domínios Físico e Social, sendo que quanto menor a renda, menor a qualidade de vida nestes domínios. A atitude alimentar inadequada apresentou influencia inversamente proporcional na qualidade de vida dos graduandos da área da saúde, pois quanto mais vulnerável ao risco de transtorno alimentar, menor a qualidade de vida nos domínios. Este estudo visou provocar a reflexão acerca desses aspectos, pois a identificação precoce dessas atitudes pode contribuir para a não evolução de transtornos alimentares e promoção da melhor qualidade de vida.por
dc.description.abstractThe matters related to the quality of life and feeding habits of undergraduates can contribute to the early identification of vulnerability signs of this population, especially for the Health Undergraduates, who will work directly with the prevention and promotion of Health and Quality of Life of the community. This paper has been done to evaluate the quality of life and feeding habits of undergraduates from the health courses of a Public University in UberabaMG. It was made through an observational and cross-sectional study with quantitative data at Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), with undergraduate students health. A research instrument was used with three questionnaires, one sociodemographic and academic, WHOQOL-BREF and the Feeding habits Test (EAT-26) in order to collect data. Was used the Statistic Package for Social Sciences (SPSS) software version 21.0 in Portuguese. The level of significance for the tests was p ≤ 0.05%. From a population of 1,996 undergraduates, 590 subjects were randomly randomized and participated in the study n.399. The results has showed that the Health Undergraduates were mostly single females, white-skinned, with nonemployment relationship, and without chronic diseases . All of them were from other cities, around half of them shared houses with other ones and the average age was of 22,37 years. The average of the scores concerning to EAT-26 were 15.12 and 24.1% presented scores equal to or greater than 21 points. Undergraduates living with their parents had feeding habits more adequate than undergraduates sharing houses with others, therefore, the first ones were less exposed to the risks of feeding disorders. Most of the subjects of the research selfevaluated their quality of life and their own health positively. Mean results greater than 60 scores were obtained in all aspects of quality of life; the Social one got the highest average and the Environmental one had lowest average. The undergraduates from other cities had their quality of life in the Physical and Social aspects impaired while those who were brown, black and yellow- skinned had their quality of life impaired in the Environmental aspects. Undergraduates in Nutrition presented feeding habits more inadequate compared to undergraduates in other courses in the health area, so the first ones were considered more exposed to the risk of feeding disorders. As age and academic terms go by, vulnerability to11 inadequate feeding habits increases, leading to frailty and as a result to the development of feeding disorders. The family income proportionally influenced the quality of life in the Physical and Social aspects, showing that the lower the income the lower the quality of life. Inadequate feeding habits had an inversely proportional influence on the quality of life of Health undergraduates, because the more vulnerable to the risk of feeding disorder, the lower the quality of life. The purpose of this study is to call the attention to a reflection about feeding habits and to the quality of life of Health undergraduates, since the early identification of inadequate feeding habits can contribute to the non-evolution of feeding disorders and consequently to a better quality of life.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2511/Dissert%20Daniela%20G%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagempor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúdepor
dc.relation.referencesÁGH, T. et al. Epidemiology, health-related quality of life and economic burden of binge eating disorder: a systematic literature review. Eating Weight Disordered, Berlin, v.20, n.1, p.1–12, 2015. ALMEIDA, P. F.; ESPÍRITO SANTO, F. H. Qualidade de vida: um estudo com ingressantes do curso de graduação em enfermagem e licenciatura. Revista de Pesquisa: cuidado é fundamental online, Rio de Janeiro, v.4, n.1, p.2647-53, 2012. ALVARENGA, M. S.; SCAGLIUSI, F. E.; PHILIPPI, S. T. Comparison of eating attitudes among university students from the five Brazilian regions. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.17, n.2, p.435-44, 2012. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p. ARAÚJO, M. A. N. et al. Qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Revista Rene, Fortaleza, v.15, n.6, p.990-7, 2014. ARAÚJO, M. F. M. et al. Indicadores de saúde associados com a má qualidade do sono de universitários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, Ribeirão Preto, v.48, n.6, p.1085-92, 2014. BALHARA, Y. P. S.; MANTHUR, S.; KATARA, D. K. Body shape and eating attitudes among female nursing students in India. East Asian Archives Psychiatry, Hong Kong, v.22, n.2, p.40-74, 2012. BAMPI, L, N, S. et al. Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.37, n.2, p.217-25, 2013. BAMPI, L, N, S. et al. Percepção sobre qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.34, n.1, p.125-32, 2013. BARALDI, S. et al. Avaliação da qualidade de vida de estudantes de nutrição. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.13, n.2, p.515-31, 2015. BARBOSA, R. M. S. et al. Comparação da qualidade nutricional das refeições antes e depois do Plano Nacional de Assistência Estudantil no RJ, Brasil. Nutricíon clínica e dietética Hospitalaria, Madrid, v.36, n.2, p.74-82, 2016. BARRETO, L. B. M. Comportamentos de risco relacionados à saúde entre universitários. 2011. 72f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Núcleo de Pós Graduação em Medicina da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2011. BATISTA, A. et al. Dimensão atitudinal da imagem corporal e comportamento alimentar em graduando de educação física, nutrição e estética da cidade de Juiz de Fora - MG. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, v.26, n.1, p.69-77, 2015.68 BIGHETTI, F. Tradução e validação do eating attitudes test (EAT-26) em adolescentes do sexo feminino na cidade de Ribeirão Preto – SP. 101f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2003. BIGHETTI, F. et al. Tradução e validação do Eatting Attitudes Test em adolescentes do sexo feminino de Ribeirão Preto, São Paulo. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v.53, n.6, p.339-46, 2004. BITTENCOURT, S. A. et al. O. Anxiety and depression symptoms in women with and without binge eating disorder enrolled in weight loss programs. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, Porto Alegre, v.34, n.2, p.87-92, 2012. BOSI, M. L. M. et al. Comportamento alimentar e imagem corporal entre estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.38, n.2, p.243-52, 2014. BRASIL. Decreto 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 mai. 2007. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm>. Acesso em: 16 dez. 2016. _____. Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 jul. 2010. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/decreto/d7234.htm>. Acesso em: 16 dez. 2016. _____. Lei n. 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jan. 2005. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11096.htm>. Acesso em: 16 dez. 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n. 1300 de 07 de dezembro de 2001. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 25. _____. Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. 2001. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf>. Acesso em: 20 dezembro 2016. _____. Resolução 466/2012, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2012.69 _____. Sistema e-MEC. Instituições de ensino superior e cursos cadastrados. Disponível em <http://emec.mec.gov.br>. Acesso em 20 dezembro 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2 ed. Brasília, DF, 2014. _____. Secretaria de Vigilância Sanitária. VIGITEL: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no distrito federal. Brasília, DF, 2015. BUSATO, M, A. et al. Ambiente e alimentação saudável: percepções e práticas de estudantes universitários. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 36, n. 2, p. 75-84, 2015. CARVALHO, F. A. et al. Anorexia nervosa: diagnóstico, mudanças no perfil e tratamento. Pediatria Moderna, São Paulo, v.49, n.7, p.296-9, 2013. CARVALHO, L.; MALAGRIS, L. E. N. Avaliação do nível de stress em profissionais de saúde. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v.7, n.3, p.570-82, 2007. CARVALHO, P, H, B. et al. Checagem corporal, atitude alimentar inadequada e insatisfação com a imagem corporal de jovens universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v.62, n.2, p.108-14, 2013. CHAZAN, A. C. S.; CAMPOS, M. R.; PORTUGAL, F. B. Qualidade de vida de estudantes de medicina da UERJ por meio do Whoqol-Bref: uma abordagem multivariada. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, n.20, v.2, p.547-56, 2015. COHEN, J. Statistical power analysis for the Behavioral Sciences. 2 ed. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1988. CONSTAÍN, G. A. et al. Validez y utilidad diagnóstica de la escala EAT-26 para la evaluación del riesgo de trastornos de la conducta alimentaria en población femenina de Medellín, Colombia. Atención Primaria, Barcelona, v.46, n.6; p.283-9, 2014. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0212656714000134>. Acesso em: 20 dezembro de 2016. CONSTAÍN, G. A. et al. Validez y utilidad diagnóstica de la escala EAT-26 para la evaluación del riesgo de trastornos de la conducta alimentaria en población masculina de Medellín, Colombia. Atención Primaria, Barcelona, 2016. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1016/j.aprim.2016.02.016>. Acesso em: 20 dezembro de 2016. CORDONI, J. K.; ROSSAKA, V. K.; REATO, L. F. N. Percepções dos estudantes da área de saúde sobre a obesidade. ABCS Health Sciences, Santo André, v.39, n.3, p.167-72, 2014. CUNHA, L. C. V. et al. Políticas públicas de incentivo à educação superior brasileira: acesso, expansão e equidade. Iniciação: Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, São Paulo, v. 4, n. 4, p.1-14, 2014.70 DALMOLINI, I. S. et al. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.66, n.3, p.442-7, 2013. DAMASCENO, R. O. et al. Uso de álcool, tabaco e outras drogas e qualidade de vida de estudantes universitários. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 30, n. 3, p. 1-10, 2016. DAVID, M; MELO, M. L.; MALHEIRO, J. M. S. Desafios do currículo multicultural na educação superior para indígenas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 111-25, 2013. DUARTE, C.; PINTO-GOUVEIA, J.; FERREIRA, C. Expanding binge eating assessment: validity and screening value of the Binge Eating Scale in women from the general population. Eating Behaviors, New York, v.18, p.41–7, 2015. Disponível em <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1471015315000392>. Acesso em: 20 dezembro 2016. DUARTE, E. R. et al. Estudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n.2, p. 289-300, 2013. DURAN, S. S.; MARTÍNEZ, F. G.; CÁRDENAS, S. D. Hábitos y Trastornos Alimenticios asociados a factores Sociodemográficos, físicos e conductuales en universitários de Cartagena, Colombia. Revista clínica médica, v.4, n.3, p.193-204, 2011. FEITOSA, E. P. S. et al. Hábitos alimentares de estudantes de uma universidade pública no Nordeste, Brasil. Alimentação e Nutrição de Araraquara, v. 21, n. 2, p. 225-30, 2010. FIGUEIREDO, A. M. et al. Percepções dos Estudantes de medicina da UFOP sobre sua qualidade de vida. Revista Brasileira de Educação Médica, Manguinhos, v.38, n.4, p.435- 43, 2014. FLECK, M. P. A. et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-bref”. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 178-83, 2000. FLORES, N. L. et al. Salud, calidad de vida y entorno universitário em estudiantes mexicanos de uma universidad pública. Hacia la Promoción de la Salud, Perú, v.20, n.2, p.102-17, 2015. FORTES, L. S.; AMARAL, A. C. S.; FERREIRA, M. E. C. Comportamento alimentar inadequado em adolescentes de Juíz de Fora. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v.21, n.2, p.403-10, 2013. FORTES, L. S.; FERREIRA, M. E. C. Comportamentos de riscos para transtornos alimentares em atletas: associação com diversas características. Avaliação Psicológica, Itatiba, v.13, n.1, p.11-8, 2014. FORTES, L. S. et al. Qualidades psicométricas do Eating Attitudes Test (EAT-26) para a população adolescente brasileira masculina. Psicologia: Reflexão e Crítica (no prelo).71 FRANKO, D. L. et al. A longitudinal investigation of mortality in anorexia nervosa and bulimia nervosa. American Journal of Psychiatry, Arlington, n.170, p.917–25, 2013. GARNER, D. M.; GARFINKEL, P. E. The Eating Attitudes Test: an index of the symptoms of anorexia nervosa. Psychological Medicine, London, v.9, n., p.273-9, 1979. GARNER, D. M. et al. The Eating Attitudes Test: psycometric features and clinical correlates. Psychological Medicine, London, v.12, n.4, p.871-8, 1982. GONÇALVES, J. A. et al. Transtornos alimentares na infância e na adolescência. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v.31, n.1, p.96-103, 2013. HENNING, M. A. et al. Quality of life: international and domestic students studying medicine in New Zealand. Perspectives on Medical Education, Houten, v.1, n.3, p.129–42, 2012. HERCOWITZ, A. Transtornos alimentares na adolescência. Pediatria Moderna, São Paulo, v.51, n.7, p.1-3, 2015. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior: 2014: Sinópse. Brasília: MEC, 2014. JEREZ-MENDONZA, M.; OYARZO-BARRÍA, C. Estrés académico em estudiantes del departamento de salud de la Universidad de Los lagos Osorno. Revista Chilena de NeuroPsiquiatría, Santiago, v.53, n.3, p.149-57, 2015. JUNG, B. C. et al. Colômbia: cenário de estudo em enfermagem no programa de mobilidade acadêmica internacional. Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria, v.5, n.4, p.675- 82, 2015. KESSLER, R. et al. The prevalence and correlates of binge eating disorder in the WHO World Mental Health Surveys. Biological Psychiatry, New York, v,73, n.9, p.904-14, 2013. LANZOTTI, R. B. et al. Qualidade de vida de estudantes do curso de graduação em gerontologia. Revista Kayrós Gerontologia, São Paulo, v.18, n.2, p.339-50, 2015. LAUS, M. F.; MOREIRA, R. C. M.; COSTA, T. M. B. Diferenças na percepção da imagem corporal, no comportamento alimentar e no estado nutricional de universitárias das áreas de saúde e humanas. Revista de Psiquiatria do RS, Porto Alegre, v.31, n.3, p.192-6, 2009. LAWI, E. R. J. A. Perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da faculdade de odontologia da USP de Bauru, São Paulo. 2015. 93f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Programa de Pós Graduação em Odontologia de Baurú, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.72 LEGNANI, R. F. S. et al. Transtornos alimentares e imagem corporal em acadêmicos de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.18 n.1, p.84-91, 2012. LEMOS, D. M. C.; OROZO-VARGAS, L. C.; CRUZ, G. I. N. Calidad de vida em estudiantes universitário: evaluación de factores associados. Revista Costarricense de Salud Publica, Costa Rica, v.23, n.2, 117-22, 2014. LEMOS, T. H. Escala de avaliação da vida acadêmica: estudo de validade com universitários da Paraíba. 2010. 110f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, Universidade São Francisco, Itatiba, 2010. LIAO, Y. et al. Changes in eating attitudes, eating disorders and body weight in chinese medical university students. International journal of Social Psychiatry, London, v.59, n.6. p.578-85, 2012. LIKERT, R. A Technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, New York, v. 22, n.140, p. 1-55, 1932. LIN, L. P.; ELENA, W. D. W. P.; RAZIF, S. M. Nutrition quality of life among female majority malay undergraduate students of Health Sciences. Malaysian Journal of Medical Sciences, Malásia, v.19, n.4, p.37-49, 2012. LOFRANO-PRADO, M. C. et al. Eating disorders and body image dissatisfaction among college students. ConScientiae e Saúde, São Paulo, v.14, n.3, p.355-62, 2015. MCCOWAN, T. A base conceitual do direito universal à educação superior. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 20, n. especial, p. 155-82, 2015. MELIN, P.; ARAÚJO, A. M. Diagnosing eating disorders in men: a clinical challenge. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v.24, n.3, p.73-6, 2002. MEMON, A. A. et al. Eating disorders in medical students of Karachi, Pakistan-a crosssectional study. BMC Research Notes, London, v.5, n.84, p.1-8, 2012. MOURA, I. H. et al. Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.37, n.2, p.1-7, 2016. MUSAIGER, A. O. et al. Disordered eating attitudes among university students in Kuwait: the role of gender and obesity international. Journal of Preventive Medicine, Washington, v.7, n.67, p.1-10, 2016. NATIONAL ASSOCIATION OF ANOREXIA NERVOSA AND ASSOCIATED DISORDERS. About. 2016. Disponível em <http://www.anad.org/get-information/aboutanad>. Acesso em: 15 dezembro 2016. NUNES, M. A. (Org.). Transtornos alimentares e obesidade. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.73 OLIVEIRA, B. M.; MININEL, V. A.; FELLI, V. E. A. Qualidade de vida de graduandos de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, n.64, v.1, p.130-5, 2011. OSSE, C. M. C; COSTA, I. I. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estudos de Psicologia, Campinas, n.28, v.1, p.115-22, 2011. PAIXÃO, L. A.; DIAS, R. M. R.; PRADO, W. L. Estilo de vida e estado nutricional de universitários ingressantes em cursos da área de saúde do Recife/PE. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas, v.15, n.3, p.144-50, 2010. PALMA, R. A.; SANTOS, J. E.; RIBEIRO, R. P. P. Evolução nutricional de pacientes com transtornos alimentares: experiência de 30 anos de um Hospital Universitário. Revista de Nutrição, Campinas, v.26, n.6, p.669-78, 2013. PARO, C. A.; BITTENCOURT, Z. Z. L. C. Qualidade de vida de graduandos da área da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Manguinhos, v.37, n.3, p.365-75, 2013. PENZ, L. R.; DAL BOSCO, S. M.; VIEIRA, J. M. Risco para desenvolvimento de transtornos alimentares em estudantes de Nutrição. Scientia Medica, Porto Alegre, v.18, n.3, p. 124-8, 2008. PEREIRA, E. F.; TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, A. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.241-50, 2012. PEREZ, P. M. P. et al. Práticas alimentares de estudantes cotistas e não cotistas de uma universidade pública brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.21, n.2, p.531- 42,2016. POÍNHOS, R. et al. Eating behaviour among undergraduate students. Comparing nutrition students with other courses. Appetite, London, v.84, n.1, p.28-33, 2015. POLIT, D. F.; BECK, C. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de Evidências para a Prática da Enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. RAMIS, T. R. et al. Tabagismo e consumo de álcool em estudantes universitários: prevalência e fatores associados. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v.15, n.2, p.376-85, 2012. RAVA, M. F.; SILBER, T. J. Bulimia nerviosa (Parte 1). Historia. Definición, epidemiología, cuadro clínico y complicaciones. Archivos Argentinos de pediatria, Buenos Aires, v.102, n.5, p.353-63, 2004. REIS, J. A.; SILVA JUNIOR, C. R. R.; PINHO, L. Fatores associados ao risco de transtornos alimentares entre acadêmicos da área da saúde. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, v. 35, n.2, p.73-8, 2014. RIBEIRO, M. et al.The prevalence of binge eating disorder in a sample of college students in the north of Portugal. Journal Eating Disorders, London, v.22, p.185–90, 2014.74 RIZO-BAEZA, M. M.; GONZALES-BRAUER, N. G.; CÓRTEZ, E. Calidad de la dieta y estilos de vida em estudiantes de ciencias de la salud. Revista Nutrición Hopitalaria, Barcelona, v.29, n.1, p.153-9, 2014. ROCHA, A. M. et al. Avaliação qualitativa de cardápios de um restaurante universitário e fatores de risco para doenças crônico degenerativas. HU Revista, Juiz de Fora, v. 40, n. 3 e 4, p. 183-7, 2014. Disponível em <http://fi-admin.bvsalud.org/document/view/j6qn6>. Acesso em: janeiro de 2017. ROUZITALAB, T. et al. The ralationship of disordered eating atititudes with body composition and anthopometric índices in fhisical education students. Iranian Red Crescent Medical Journal, Dubai, v.17. n.11, p.1-7, 2015. SANTOS, F. A. G. et al. Anorexia nervosa e bulimia nervosa: alterações bucais e importância do cirurgião-dentista na abordagem multiprofissional. Revista Odontologia Universidade. Cidade São Paulo, São Paulo, v.27, n.1, p.33-42, 2015. SANTOS, J. S. et al. Avaliação para riscos cardiovasculares em estudantes de enfermagem. REME - Revista Mineira Enfermagem, Belo Horizonte, v.19, n.4, p.842-7, 2015. SERNEC, K. et al. Male anorexia and bulimia nervosa: disorder symptoms and impulsive behaviour during hospital treatment and one year follow-up period. Psychiatria Danubina, Zagreb, v.27, n.3, p.242-9, 2015. SILVA, J. D. et al. Influência do estado nutricional no risco para transtornos alimentares em estudantes de nutrição. Ciências & Saúde Coletiva, São Paulo, v.17, n.12, p.3399-406, 2012. SOBRINHO, J. D. Educação superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v.18, n.1, p.107-26, 2013. SOUZA, A. C. et al. Atitudes em relação ao corpo e à alimentação de pacientes com anorexia e bulimia nervosa. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v.63, n.1, p.1-7, 2014. STICE, E.; MARTI, C. N.; ROHDE, P. Prevalence, incidence, impairment, and course of the proposed DSM - 5 eating disorder diagnoses in an 8-year prospective community study of young women. Journal of Abnormal Psychology, New York, v.122, n.2, p.445–7, 2013. TIRICO, P. P.; STEFANO, S. C.; BLAY, S. L. Qualidade de vida e transtornos alimentares: uma revisão sistemática. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.26, n.3, p.431-49, 2010. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Qualidep. Qualidade de vida. 2016. Disponível em < http://www.ufrgs.br/qualidep/qualidade-de-vida>. Acesso em: 20 dezembro de 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO. Cursos. Disponível em<http://www2.uftm.edu.br/paginas/cursos/categoria/3/t/CURSOS>. Acesso em: 20 dezembro 2016.75 VELÁSQUEZ, J. A. S. et al. Factores associados com transtornos de conducta alimentaria em estudiantes de primer año de carreras biomédicas. Nutrición Clínica y dietética hospitalaria, Barcelona, v.35, n.3, p.17-26, 2015. VITOLO, M. R.; BORTOLINI, G. A.; HORTA, R. L. Prevalência de compulsão alimentar entre universitárias de diferentes áreas de estudo. Revista de Psiquiatria do RS, v.28, n.1, p.20-6, 2006. WANDER-BERGHE, C. et al. Calidad de vida y sus factores determinantes em universitários españoles de ciencia de la salud. Nutrición Hospitalaria, Barcelona, v.31, n.2, p.952-8, 2015. WORD HEALTH ORGANIZATION. Program on mental health: WHOQOL; Measuring quality of life. Genebra, 1997. 15p. WINKLER, L. A. et al. Quality of life in eating disorders: A meta-analysis. Psychiatry Research, Berlin, v.219,n.1, p.1–9, 2014. WONG, Y; LIN, J; CHANG, Y. Body satisfaction, emotional intelligence, and the development of disturbed eating: a survey of Taiwanese students. Asia Pacific Jornal of Clinical Nutrition, London, v.23, n.4, p.651-9, 2014. YU, J. et al. Prevalence of disordered eating attitudes among University students in Wuhu, China. Nutrición Hospitalaria, Barcelona, v.32, n.4, p.1752-7, 2015.7por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectQualidade de vida.por
dc.subjectComportamento alimentar.por
dc.subjectEstudantes de ciências da saúde.por
dc.subjectQuality of life.eng
dc.subjectFeeding behavior.eng
dc.subjectHealth Science students.eng
dc.subject.cnpqEnfermagem de Saúde Públicapor
dc.titleQualidade de vida e atitudes alimentares de graduandos da área de Saúde de uma universidade pública em Uberaba-MGpor
dc.title.alternativeQuality of life and feeding habits of health undergraduates of a Public University in Uberaba-MG.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Daniela G Costa.pdfDissert Daniela G Costa2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons