Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/421
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cortiços: modos de ler e habitar |
Título(s) alternativo(s): | Tenement: reading methods and dwelling. |
Autor(es): | SANTOS, Camila Souza dos |
Primeiro Orientador: | MOTA, Bruno Curcino |
Resumo: | De acordo com Cosson (2014), o letramento literário consiste na apropriação da literatura enquanto linguagem. Nessa teoria, a leitura literária não ocorre de fato se o leitor não toma parte do que está lendo. Uma das formas de fazer com o que o aluno se aproprie da literatura é desenvolver estratégias que auxiliem no momento da leitura da obra Deste modo, tão importante quanto a escolha da obra é a proposta de trabalho que o professor irá desenvolver. Em sua obra, intitulada Letramento literário: teoria e prática, Cosson (2006) levanta uma série de propostas de atividades que contemplam o trabalho com o texto literário na escola. A sequência é muito pertinente à tese que defende a literatura não apenas como fruição. Dados os fatos, a presente pesquisa tem por objetivos fazer um levantamento teórico sobre a situação da leitura literária no ambiente escolar e propor uma sequência de atividades para o 8º ano do ensino fundamental, baseada nos princípios do letramento literário e na proposta de Cosson (2006). A seleção do livro Dez dias de cortiço, uma releitura de O cortiço, de Aluísio Azevedo, se deu pelo fato de a obra representar temas relevantes ao crescimento intelectual dos alunos e que estão fortemente presentes na realidade dos adolescentes envolvidos na pesquisa. Espera-se com a proposta dar um exemplo de atividade prática com o livro literário que sirva como fonte de pesquisa para outros professores da educação básica que buscam construir estratégias mais eficazes de promover o letramento literário. |
Abstract: | As it is at Cosson (2014) the literary literacy is the appropriation of literature as language. At his theory literary reading do not happen if the reader do not take part of what is reading. One way to help the student appropriate literature it is to develop strategies that assist at the time of reading the literary work. Because of this it is important at the moment of choosing the literary work to choose as well the school activity that the teacher will develop. In his work entitled “Letramento literário: teoria e prática” Cosson (2006) come up with a series of activities that can be used in literary text in school. The sequence of this work is very relevant to the thesis that defends the literature not only as a way of enjoyment. This research aims to make a theoretical survey on the situation of literary reading in the school environment and propose a series of activities for the 8th grade of elementary school based on the principles of literary literacy as proposed at Cosson (2006). The selection of the book “Dez dias de cortiço” (a retelling of the book “O Cortiço” from Aluísio de Azevedo) was because the work represent relevant issues to the intellectual growth of the students and are strongly present in the reality of teenagers involved in the research. It is hoped that the proposal can be an example of practical school activity with the literary book which serves as a research resource for other teachers from basic education seeking to build more effective strategies to promote literary literacy |
Palavras-chave: | Educação básica. Ensino de literatura. Letramento literário. Sequência expandida de Cosson. Dez dias de cortiço. Basic education. Teaching of literature. Literary literacy. Expanded sequence of Cosson. “Dez dias de cortiço”. |
CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Citação: | SANTOS, Camila Souza dos. Cortiços: modos de ler e habitar. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/421 |
Data do documento: | 28-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Camila S Santos.pdf | Dissert Camila S Santos | 10,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons