Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/423
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RODRIGUES, Débora Ribeiro Ceolin | - |
dc.creator.ID | 06730592605 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1637120349497936 | por |
dc.contributor.advisor1 | TABAK, Fani Miranda | - |
dc.contributor.advisor1ID | 16719839802 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2487581466860951 | por |
dc.date.accessioned | 2017-10-24T18:50:18Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-28 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Débora Ribeiro Ceolin. Práticas de leitura e habilidades leitoras na Prova Brasil em uma escola municipal na cidade de Uberaba.. 2016. 103f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/423 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é baseada em nossa proposta de intervenção intitulada Práticas de leitura e habilidades leitoras na Prova Brasil em uma escola municipal na cidade de Uberaba, cujo objetivo principal é programar práticas de leitura de textos literários para os alunos pertencentes ao 7º ano dessa escola, visando mediar a aquisição de conhecimentos linguísticos e culturais desses educandos. Por meio dos índices obtidos por essa escola nas três últimas avaliações aplicadas da Prova Brasil e pela análise de seus descritores, constatamos as principais dificuldades apresentadas pelos alunos no que diz respeito a esse processo avaliativo. A partir desse mapeamento, foram aplicados diversos métodos de letramento literário (oficinas e clubes de leitura, hora do conto, etc.) com o intuito de contribuir para a formação do jovem leitor. Por meio do letramento literário, a partir do contexto e da realidade em que os alunos estão inseridos, houve um crescimento intelectual e pessoal desses jovens, contribuindo, de forma significativa, para a sua aprendizagem. Dessa forma, os alunos envolvidos neste estudo desenvolveram ainda mais sua capacidade de interpretar textos, atribuindo-lhes um sentido de acordo com seus conhecimentos e suas vivências e, consequentemente, poderão futuramente vislumbrar melhores condições enquanto leitores e produtores de textos. | por |
dc.description.abstract | This work is based on our intervention proposal entitled Reading Practices and Skills readers in Brazil Exam in a municipal school in the city of Uberaba, whose main goal is to program texts reading practices literary for the students belonging to the 7th grade in this school, aiming mediate linguistic and cultural knowledge acquisition of these students. Through the three latest reviews applied Brazil Exam and by analysis of the descriptors, we found that the main difficulties presented by the students relates to the evaluative process. From this mapping, we were applied several literary literacy methods (workshops and reading clubs, storytelling, etc.) in order to contribute to the formation of the young reader. By means of literary literacy, considering the context and reality in that students are entered, there was an intellectual growth and personal these young people, contributing significantly for your learning. Thus, the students involved in this study developed further its ability to interpret texts, giving them a sense according to their knowledge and experiences and, consequently, they will be able to find better conditions as readers and producers of texts. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2566/Dissert%20Debora%20R%20C%20Rodrigues.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz. Literatura e formação de leitores. In.:Literatura – Ensino Fundamental. Coordenação Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. ALMEIDA, Rita de Cássia S. Jogos nas aulas de português: Linguagem, gramática e leitura. Petropólis: Vozes, 2010. AGUIAR, Vera Teixeira de. O saldo da leitura. In: Leitura de Literatura na escola. Organizadores: Dalvi, Maria Amélia; Rezende, Neide Luzia; Jover-Faleiros, Rita. São Paulo. Parábola, 2013. ALBERGARIA, Lino de. Lia e o sétimo ano. Coleção Jabuti. Saraiva: São Paulo, 2012. ANDRADE, Carlos Drummond de Andrade. Depois do jantar. Disponível em: http://www.releituras.com/drummond_jantar.asp. Acesso em: 03 ago. 2015. _________________________. O assalto. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10274. Acesso em: 03 ago. 2015. _________________________. No aeroporto. Disponível em: http://pt.slideshare.net/shyla604/situao-de-aprendizagem-no-aeroporto-carlos-drummond-deandrade. Acesso em: 03 ago. 2015. ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2009. ASSIS, Machado. Um apólogo. Disponível em: http://www.releituras.com/machadodeassis_apologo.asp. Acesso em: 03 ago. 2015. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Informações sobre a Prova Brasil. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc. > Acesso em: 06 dez. 2014 CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura - Uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005. CHARTIER, Roger. A aventura do livro – do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora Unesp, 2009. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2001.100 CORALINA, CORA. Exaltação de Aninha (O professor). In.: Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. 6 ed. São Paulo: Global, 1997. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. _____________. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola : Propostas didático-metodológicas. In: Leitura de Literatura na escola. Organizadores: Dalvi, Maria Amélia; Rezende, Neide Luzia; JoverFaleiros, Rita. São Paulo. Parábola, 2013. FAILLA, Zoara. Retratos de Leitura no Brasil. São Paulo. Instituto Pró-Livro, 2012. FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na escola. São Paulo: Contexto, 2015. FREIRE, Deolinda de Jesus e TABAK, Fani Miranda. Fronteiras da leitura literária. In: Leitura e mediação – reflexões sobre a formação do professor. Organizado por Juliana Bertucci Barbosa e Marinalva Vieira Barbosa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. GERALDI, João Wanderley. Leitura e mediação. In.: Leitura e mediação – reflexões sobre a formação do professor. Juliana Bertucci Barbosa, Marinalva Vieira Barbosa, organizadoras. 1 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2009. GONÇALVES, M.T. AQUINO, Z.T. SILVA, Z. B. Estudos da literatura infantil: teoria e prática. Jaboticabal, Funep, 2000 HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In.: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010. ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Uma teoria do efeito estético. Vol.2. 1978 KOCH, I.V. e ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009 LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1996. MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Educação, leitura e literatura: possíveis diálogos. In: Literatura: ensino fundamental/ Coordenação: Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.101 MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. A importância das leituras de livre escolha na formação do leitor. In.: Revista USP – Via Atlântica, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i14.50384 MARTINS, Milena Ribeiro e SILVA, Márcia Cabral da. Experiências de leitura no contexto escolar. In: Literatura: ensino fundamental/ Coordenação: Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. MONTEIRO, Marcos Antônio. Retratos de Leitura. In.: Retratos de Leitura no Brasil 3. São Paulo: Instituto Pró-livro, 2012. OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador de leituras literárias. In: Literatura: ensino fundamental/ Coordenação: Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. OLIVEIRA, Tuca. Documentário sobre Carlos Drummond de Andrade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ztAP7-vcP3Y. Acesso em: 08 abr.2016. PAIVA, Aparecida. A leitura literária no processo de alfabetização: a mediação do professor. In.: Alfabetização e letramento na infância. Brasília: Ministério da Educação, 2005. PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. In.: Revista Literatura e Sociedade. Nº 9, 2006. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/1488 PIRES, Laura Mendes. Discursos sobre amor e gênero em performances narrativas de uma leitora da saga Crepúsculo. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. Orientador: Luiz Paulo da Moita Lopes. PONTE PRETA, Stanislaw. A velha contrabandista. Disponível em: www.educacional.com.br/upload/.../Cronicas_Stanislaw_Ponte_Preta.doc. Acesso em: 03 ago. 2015. RAMOS, Mario Amora. Dom Quixote: Quatro séculos de Modernidade. Novo Século, 2009. RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009. ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. Traduzido por Neide Luzi de Rezende. In: Leitura de Literatura na escola. Organizadores: Dalvi, Maria Amélia; Rezende, Neide Luzia; Jover-Faleiros, Rita. São Paulo. Parábola, 2013. SECO, Patrícia Engel. As perguntas de Luísa. Melhoramentos: Sâo Paulo, 2012. SHELLEY, Mary. Frankenstein. Editora Scipione: São Paulo, 1994. Série Reencontro. Adaptação em Português de Cláudia Lopes. SILVA, Ezequiel Teodoro. A escola e a formação de leitores. In.: Retratos de Leitura no Brasil 3. São Paulo: Instituto Pró-livro, 2012.102 SILVA, José Haroldo. Discutindo sobre leitura. In: Letras Escreve – Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras. 2011 SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: A Escolarização da leitura literária. Organizadores: Evangelista, Aracy Alves Martins; Brandão, Heliana Maria Brina; Machado, Maria Zélia Versiani. Belo Horizonte. Autêntica, 2006. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SOUZA, Renata Junqueira; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Disponível em: www.acervodigital.unesp.br,2010. TERRA, Ernani. Leitura do texto literário. São Paulo. Editora Contexto, 2013. TINOCO, Robson Coelho. Percepção do mundo da sala de aula: leitura e literatura. In: Leitura de Literatura na escola. Organizadores: Dalvi, Maria Amélia; Rezende, Neide Luzia; Jover-Faleiros, Rita. São Paulo. Parábola, 2013. VOLOSINOV, V.N. Language and Ideology. In.: Language and Literacy in Social Practice. MAYBIN, Janet. The open University, 1994. WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. L&PM Pocket, 2001. ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Modelos de letramento literário e ensino de literatura: problemas e perspectivas. In.: Revista Teoria e Prática da Educação, v.11, n.1, p.49-60, jan./abr.2008. ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil da Escola. São Paulo: Global, 2003. _____________________. O papel da literatura na escola. In.: Via Atlântica, nº14, dez/2008. _____________________.Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? In.: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo -. V.5 – n.I – 9-20. Jan/jun.2009. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Leitura. | por |
dc.subject | Letramento literário. | por |
dc.subject | Literatura. | por |
dc.subject | Reading. | eng |
dc.subject | Literary literacy. | eng |
dc.subject | Literature. | eng |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.subject.cnpq | Língua portuguesa | por |
dc.title | Práticas de leitura e habilidades leitoras na Prova Brasil em uma escola municipal na cidade de Uberaba. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Debora R C Rodrigues.pdf | Dissert Debora R C Rodrigues | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons