Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Maria Izabel-
dc.creator.ID10910674817por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3348671897629612por
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues-
dc.contributor.advisor1ID12925444814por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8945103097804336por
dc.date.accessioned2017-11-01T22:51:56Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.citationALVES, Maria Izabel. O ensino do gênero memórias por meio de uma sequência didática. 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/429-
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado tem por objetivo verificar a produtividade da metodologia das sequências didáticas (SD) como meio de aprimorar as competências textuais e discursivas dos alunos. Considerando que a SD se organiza em torno de um gênero discursivo, escolhemos o gênero memórias para desenvolver esse trabalho com os alunos do 9º ano de uma escola de Educação de Jovens e Adultos localizada na cidade de Franca (SP). Destaquese ainda que a proposta principal da SD é que o aluno vá ampliando gradualmente o domínio sobre a escrita e compreenda, principalmente, que se trata de uma habilidade que demanda tempo e prática contínua para o seu aperfeiçoamento. Para fundamentar esta pesquisa nos apoiamos nos PCNs (1997,1998), no que diz respeito à importância do gênero do discurso como meio para desenvolver atividades de escrita em sala de aula. No que se refere à organização da SD, tomamos como referência as propostas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013). O tratamento específico dos elementos constituintes do gênero terá como base as discussões teóricas de Bakhtin (2003). Também é necessário mencionar que empreendemos uma apresentação e discussão do conceito de memória, com base nos seguintes autores: Ricoeur (2008), Bosi (2006), Candau (1994) e Benjamin (1992). Subsidiariamente para tratar de questões gerais sobre o funcionamento da língua recorreremos ainda a Koch (2007, 2009) Koch e Elias (2012 e 2014), Geraldi (2013), Marcuschi (2002, 2008) e Cavalcanti (2015). A escolha desses autores se deve ao fato de que abordam questões que se relacionam diretamente com as dificuldades que enfrentamos em sala de aula, tais como: a necessidade de um trabalho gradual no ensino de produção de texto; formas de se trabalhar adequadamente questões gramaticais, sem incorrer em exercícios de classificação tão somente, por exemplo. Outro ponto importante da SD é que em sua realização, a atividade de produção de texto acontece de forma processual, um processo que se dá por meio da reescrita do próprio texto pelo aluno. Dessa forma, a correção do texto deixa de ser tarefa exclusiva do professor e passa a ser um momento importante de reflexão do aluno sobre a própria escrita. Podemos ressaltar, ainda, que os alunos foram receptivos à ideia de escrever sobre sua história de vida bem como rememorar e compartilhar com colegas de classe algum episódio marcante de seu passado. Verificamos que a sequência didática é um instrumento produtivo, uma vez que o professor pode elaborar atividades direcionadas para sanar as dificuldades encontradas na escrita inicial dos alunos.por
dc.description.abstractCette dissertation de master a pour but vérifier la productivité de la méthodologie des séquences didactiques (SD) comme un moyen d’améliorer les compétences textuelles et discursives des élèves. Considérant que la SD est organisée autour d’un genre discursif, nous choisissons le genre mémoires pour développer ce travail avec les élèves de la 9e année d’une école d’Éducation de Jeunes et Adultes dans la ville de Franca (SP). On peut souligner encore que la proposition principale de la SD est que l’élève élargit progressivement le domaine sur l’écriture et comprend surtout qu’elle est une aptitude qui prend du temps et a besoin de pratiques continues pour son amélioration. Pour appuyer cette recherche nous mettons en valeur les PCNs (1997, 1988), à l’égard de l’importance du genre du discours comme moyen pour développer des activités d’écriture en classe. À ce qui concerne l’organisation de la SD, nous prenons comme référence les propositions de Dolz, Noverraz et Schneuwly (2013). Le traitement spécifique des éléments du genre sera basé sur les discussions théoriques de Bakhtin (2003). Il est nécessaire mentionner aussi que nous entreprenons une présentation et discussion du concept de mémoires, suivant les auteurs : Ricoeur (2008), Bosi (2006), Candau (1994) e Benjamin (1992). Pour répondre subsidiairement aux questions d’ordres générales sur le fonctionnement de la langue nous appuyons encore sur Koch (2007, 2009) Koch e Elias (2012, 2014), Geraldi (2013), Marcuschi (2002, 2008) et Cavalcanti (2015). Le choix de ces auteurs est dû au fait qu’ils rapportent les questions que s’adressent directement avec les difficultés que nous rencontrons dans les classes, tels que : la nécessité d’un travail progressif sur la production de textes ; les façons de travailler correctement les questions grammaticales, sans récourir seulement à des exercices de classification, par exemple. Un autre point important de la SD est son développement, l’activité de production de texte se déroule de manière processuelle à travers la réécriture de son texte par l’élève lui-même. Ainsi, la correction du texte cesse d’être la tâche exclusive de l’enseignant et devient un moment important de réflexion de l’élève sur sa propre écriture. Nous pouvons souligner aussi que les élèves ont été réceptifs à l’idée d’écrire sur son histoire de vies ainsi que de remémorer et partager avec ses collègues quelques épisodes marquants de son passé. Nous vérifions que la séquence didactique est un instrument productif, une fois que l’enseignant peut élaborer des activités directionnées à réparer les difficultés rencontrées dans l’écriture initiale des élèves.fra
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2606/Dissert%20Maria%20I%20Alves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSequência didática.por
dc.subjectCompetência discursiva.por
dc.subjectProdução textual.por
dc.subjectGêneros discursivos.por
dc.subjectSéquence didactique.fra
dc.subjectCompétence discursive.fra
dc.subjectProduction textuelle.fra
dc.subjectGenres discursifs.fra
dc.subjectMémories.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleO ensino do gênero memórias por meio de uma sequência didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
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