Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Thaís Cristina Silva-
dc.creator.ID06672491686por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3144266551115189por
dc.contributor.advisor1MORAIS, Carlos Francisco de-
dc.contributor.advisor1ID02212744803por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323820110814784por
dc.date.accessioned2017-11-06T16:49:45Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.citationFERREIRA, Thaís Cristina Silva. O ensino de literatura e a formação de leitores numa escola pública de Uberaba. 2016. 208f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/432-
dc.description.resumoEste trabalho pretende realizar um levantamento e refletir, a respeito de como o texto literário está sendo inserido no cotidiano dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Uberaba. Com vistas a estabelecer a fundamentação teórica da dissertação, pesquisamos em alguns estudiosos, como por exemplo, Magda Soares, Marisa Lajolo, Rildo Cosson, Regina Zilberman, os principais conceitos relacionados ao ensino de literatura na escola, como a leitura literária no Brasil, a escolarização da literatura, a formação de leitores literários e o letramento literário. Considerando que o livro didático se faz presente em quase todas as escolas, constituindo um dos elementos básicos da organização do trabalho docente e, na maioria das vezes, o único meio de acesso à leitura dos nossos alunos, pesquisaremos, então, como este material adotado pela escola concebe, apresenta e desenvolve o trabalho com o texto literário em sala de aula, principalmente em relação às atividades propostas e à contribuição para a formação de leitores literários. A partir das conclusões resultantes da análise do livro didático, elaboraremos uma sequência didática centrada na proposta de letramento literário, utilizando como ponto de partida, um dos textos literários presentes no livro em questão. Esta pesquisa se faz necessária por, ao mesmo tempo, se propor traçar um retrato atual do ensino de literatura numa unidade escolar específica e, como resposta a possíveis dificuldades a serem identificadas, ensejar uma intervenção nessa realidade, por meio de atividades sistematizadas. Neste caso, desenvolveremos uma sequência didática que possa contribuir para a formação do leitor literário. Portanto, nesse estudo iremos abordar o trabalho com textos literários na sala de aula e o papel da escola na formação de leitores críticos e competentes.por
dc.description.abstractThis work intends to carry out a survey and reflect on how the literary text has been worked into the 8th grade students’ daily routine in a municipal middle school in Uberaba. In order to establish the theoretical foundation of the dissertation, we studied into some researchers, such as Magda Soares, Marisa Lajolo, Rildo Cosson, Regina Zilberman, the main concepts related to the Literature teaching in school like the literary reading in Brazil, the Literature schooling, the formation of literary readers and the literary literacy. Considering that the didactic book is present in almost all schools, that it represents one of the basic elements of the organization in the teaching work, and most of the times, it is seen as the only means for our students to access reading, we will then do a research on how this material, which is adopted by the school, conceives, presents and develops the work with the literary text in the classroom, mainly in relation to proposed activities and to the contribution to critical literary readers formation. From the consequent conclusions of the didactic book analysis we will elaborate a didactic sequence that will be centered in the literary literacy proposal by using for that one of the literary texts presented in the book, previously mentioned, as a starting point. This research is necessary because it proposes to draw a current picture of the Literature teaching in a school unit as well as to give a response to the possible difficulties to be identified, to give rise to an intervention in this reality through systematized activities. For that reason, we will develop a didactic sequence which may contribute to the literary reader formation. Therefore, we will approach, in this study, the work with literary texts in the classroom and the role of the school in the critical and competent readers formation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2634/Dissert%20Thais%20C%20S%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Brasília: Liber, 2007. Tradução de Lucie Didio. BATISTA, Antônio; ROJO, Roxane; ZÚÑIGA, Nora. “Produzindo livros didáticos em tempo de mudança (1999-2002)”. In COSTA VAL, Maria da Graça; MARCUSCHI, Beth (orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2008. p. 47-72. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEE, 1998. __________. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Guia de livros didáticos: 5ª a 8ª séries- PNLD 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2013. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 171-193. _________. A literatura e a formação do homem. In: DANTAS, V. (Org.) Bibliografia Antonio Candido – textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. _________.O direito à literatura e outros ensaios. Coimbra: Angelus Novus, 2005. CHARTIER, R. Do livro à leitura. In: _______ (Org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007. COSSON, Rildo: Letramento literário: teoria e prática / 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014. __________. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2013. __________. Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/ letramento-literario. Acesso em 02. Jul.2015. COSSON, Rildo; SOUZA, Renata J. . Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. In: Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. CEREJA, William R.; MAGALHÃES, Thereza C. Português: Linguagens (8º ano do Ensino Fundamental). São Paulo: Editora Saraiva, 7ª edição reformulada, 2012. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. . In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo. Imprensa Oficial: Do Estado de São Paulo, Instituto Pró‐livro, 2012. FERNANDES, Célia Regina Delácio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: EDUEL, 2007. GROTTA, Ellen Cristina Baptistella. Formação do leitor: importância da mediação do professor. In: LEITE, Sergio A. da S. (Org). Alfabetização e letramento: contribuições para a prática. Campinas, SP: Komedi: Arte Escrita, 2001. JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2000. _____________.O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984. PAES, José Paulo. Poesia para crianças. São Paulo: Giordano, 1996. PAULINO, Graça.; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia M. K; ZILBERMAN, Regina (orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. PERROTTI, Edmir. Leitores, ledores e outros afins (apontamentos sobre a formação ao leitor). In: PRADO, Jason e CONDINI Paulo (org.) A Formação do Leitor – pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999 PETIT, Michèle.. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. (Trad. Celina Olga de Souza). São Paulo: Editora 34, 2008. RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de Pedagogia da Leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. ___________________. O professor leitor. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tânia Mariza Kuchenbecker (Orgs.). Mediação de Leitura – discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. ____________. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy; BRINA, Heliana; MACHADO, Maria Zélia (orgs.). A escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 443-466. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. TURCHI, M. Z.; SILVA, V. M. T (Org.). Leitor formado, leitor em formação – leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2006. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2012. ____________. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo –v.5-n.1-9-20- jan./jun.2009.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de literatura.por
dc.subjectLetramento literário.por
dc.subjectFormação de leitores.por
dc.subjectLivro didático.por
dc.subjectLiterature teaching.eng
dc.subjectLiterary literacy.eng
dc.subjectReaders formation.eng
dc.subjectDidactic book.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleO ensino de literatura e a formação de leitores numa escola pública de Uberabapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Thais C S Ferreira.pdfDissert Thais C S Ferreira7,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons