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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/437
Tipo: | Dissertação |
Título: | A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente |
Autor(es): | FERREIRA, Denise Cristina |
Primeiro Orientador: | COSTA, Váldina Gonçalves da |
Resumo: | Esta pesquisa questiona como, na ausência de um código de ética para a profissão docente, os professores de Matemática procedem para agir eticamente. Teve como objetivo geral compreender de que modo o professor de Matemática procede para agir eticamente, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: analisar as relações que o professor estabelece com a Matemática e seu ensino; investigar o modo como o professor lida com as demandas diversas da sala de aula; analisar a forma com que o professor reage às circunstâncias do seu trabalho em relação aos demais sujeitos da escola, ao currículo e às condições de trabalho; questionar se o professor de Matemática assume inteiramente o princípio da autonomia em suas ações. Esta pesquisa foi amparada em autores que abordam ética e ética profissional docente; profissionalização docente; Matemática e ensino de Matemática. O referencial teórico buscou subsídios para discutir que o exercício ético da profissão perpassa pela relação do professor de Matemática com as diferentes circunstâncias do seu trabalho: os alunos, os pais, a gestão e os demais membros da comunidade escolar, o currículo, a formação profissional, a autonomia na ação educativa, o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática pelos educandos, dentre outros aspectos que envolvem a profissionalidade e a profissionalização docente. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação em campo com registro em um diário de bordo. Foram entrevistados quatro professores da Educação Básica da rede pública da cidade de Uberaba-MG. A observação foi realizada no acompanhamento de todas as aulas de um desses docentes, pelo período de uma semana. A análise desses dados foi realizada por meio da análise de prosa. Os resultados revelam que os professores utilizam uma ética tácita, implícita, construída, assim como os demais saberes, durante a formação da identidade docente. Nesse processo, introjetam-se concepções de Matemática e de seu ensino, bem como de escola, que influem diretamente na prática educativa e em sua conduta éticoprofissional. |
Abstract: | This research questions how, in the absence of a code of ethics for the teaching profession, Mathematics teachers proceed to act ethically. It had as general objective, understand how the Mathematics teacher proceeds to act ethically, unfolding in the following specific objectives: to analyze the relations that the teacher establishes with Mathematics and its teaching; to investigate how the teacher deals with the various demands of the classroom; to analyze the way in which the teacher reacts to the circumstances of your work in relation to other subjects of the school, curriculum and working conditions; to question whether the Mathematic teacher fully accepts the principle of autonomy in his actions. This research was supported by authors who discuss ethics and professional ethics teaching; teaching professionalization; Mathematics and mathematics teaching. The theoretical reference looked for subsidies to discuss that the ethical practice of the profession runs through the relationship of the Mathematics teacher with the following circumstances of his work: students, parents, management and other members of the school community, curriculum, vocational training , educational action autonomy, the development of Mathematics learning by learners, among others that involve professionality and teaching professionalization. Through a qualitative approach, semi-structured interviews were performed and field observation was carried out in a logbook record. Four teachers of Basic Education of the public network of Uberaba-MG were interviewed. The observation was carried out monitoring all classes of one of these teachers, for a period of one week. Data analysis was performed through prose analysis. The results show that teachers use a tacit, implicit, constructed ethics, as well as other knowledge, during a teacher identity formation. In this process, conceptions of Mathematics and its teaching, as well as of school, are internalised , which influence directly on the educational practice and in your ethical-professional conduct. |
Palavras-chave: | Deontologia. Ética docente. Ética docente Matemática. Profissionalização docente. Profissionalização docente Matemática. Deontology. Teaching ethics. Teaching ethics Mathematics. Teacher professionalization. Mathematics teaching professionalization. |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERREIRA, Denise Cristina. A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente. 2016. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/437 |
Data do documento: | 23-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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