Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMPOS, Marcus Vinícius Simões de-
dc.creator.ID40507618823por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0829010705250836por
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Wagner Wey-
dc.contributor.advisor1ID48504556891por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798244047692726por
dc.date.accessioned2017-11-17T23:18:41Z-
dc.date.issued2017-01-24-
dc.identifier.citationCAMPOS, Marcus Vinícius Simões de. Corpo e esporte na formação de professores/profissionais em cursos de graduação em Educação Física: Brasil e Estados Unidos da América. 2017.110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós­-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/440-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender os sentidos de corpo e a maneira como ele deve ser trabalhado a partir do relato de alunos do último ano do curso de graduação em Educação Física do Brasil e dos Estados Unidos da América. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, apoiada na abordagem fenomenológica para interpretação do fenômeno educacional. Na análise dos questionários utilizou a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Trinta e dois alunos participaram da pesquisa, os quais responderam a duas perguntas geradoras, sendo a primeira: ―O que é corpo para você?‖ e a segunda ―Como você trabalharia o corpo do seu aluno ou atleta?‖. Como resultados, encontramos que a maioria dos discentes concebe o corpo como uma unidade e uma totalidade. Porém, a maioria relata que trabalhariam o corpo de seus alunos ou atletas com capacidades físicas ou treinamento, focando no corpo puramente biológico. Concluímos que o compreensão do corpo não está presente na prática dos profissionais da Educação Física. Por isso, faz-se necessário outros estudos acerca da concepção de corpo na área, visto que essa não concebe o sujeito em sua totalidade devido à visão fragmentada de ser humano.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the meaning of body and how undergraduate students in their senior year of Physical Education Bachelors Degree in Brasil and USA would show the concept of body in their speeches. This research is characterized as having a qualitative, exploratory and descriptive nature, based on the phenomenological approach. In the analysis of the interviews the technique used was Preparation and Analysis of Meaning Units. Thirty-two subjects answered two questions, "What does body mean to you?" and "How would you work the body of your students or athletes?". As a result, we found that most of the subjects have a pereption of body as a unity and totality. However, most of the subjects would work the body of his students or athletes with fitness activities or training, focusing only on the biological body. We concluded that the speech about the body is not present in the actual work of the physical education professionals. So, additional research is needed about the concept of body in the field of Physical Education, since it seemed to not include the person as a whole due to the fragmented view of the human being.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2681/Dissert%20Marcus%20V%20S%20Campus.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCorpopor
dc.subjectCorporeidadepor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectCorporalityeng
dc.subjectProfissional Formationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.titleCorpo e esporte na formação de professores/profissionais em cursos de graduação em Educação Física: Brasil e Estados Unidos da Américapor
dc.typeDissertaçãopor
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