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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/459
Tipo: | Dissertação |
Título: | Impactos das políticas públicas educacionais mineiras, no período de 2003 a 2014, sobre a saúde do professor da rede estadual de Uberaba |
Autor(es): | REIS, Juliana Christina de Souza |
Primeiro Orientador: | PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri |
Resumo: | O objetivo desta dissertação foi investigar os impactos da implantação da lei do subsídio/2011 sobre o adoecimento docente, no contexto do Choque de Gestão, no período de 2003 a 2014, na rede estadual de Uberaba. Para isso, o caminho metodológico estabelecido foi baseado no Ciclo de Políticas, analisando-se o contexto de influência e o contexto da prática a partir dos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas, documentos e dados da SEPLAG. De posse de todos os instrumentos da pesquisa, foram levantadas duas categorias: “Contexto da educação em Minas Gerais e as políticas públicas educacionais” e “Adoecimento docente e os impactos causados pela implantação da lei do subsídio/2011, no contexto do Choque de Gestão”. Mediante análise criteriosa, concluiu-se que a lei do subsídio contribuiu para o adoecimento docente, uma vez que favoreceu a precarização das condições de trabalho e a pauperização docente, porque, no contexto do choque de gestão, cujo objetivo era o ajuste fiscal, retiraram-se investimentos da educação, bem como do Plano de Saúde IPSEMG, deixando o professor em condições ainda mais precárias e sem o auxílio médico adequado. Assim, a formação continuada e a profissionalização não conseguiram atenuar os impactos dos fatores estressores sobre o professor. |
Abstract: | This thesis goal was to investigate the impacts of the deployment of the subsidy law/2011 about the teaching illness during the “Choque de Gestão” government policy context, in the period between 2003 and 2014, in Uberaba´s public education system. For this, the submitted methodology was based on the Politics Cycle that analysed the influence contexto and the practical contexto leading from the following research tools: Semi-structured interview, papers and SEPLAG data. Having all the research tools two categories have been related: “Education context in Minas Gerais and educational public policies „‟ and “ Teaching illness and the impacts caused by the subsidy law/2011 in the Choque de Gestão policy contexto”. Upon a strict analysis the conclusion was that the subsidy law contributed for the teaching illness, once it favoured the job conditions failing and the teaching impoverishment, as in “Choque de Gestão” context the aim was the tax adjustment, educational area investments were withdrawn, just as well IPSEMG health insurance plan, leaving the teachers in bad financial conditions and inappropriate medical assistance. As well as, professionalization and continuous training could not mitigate the impacts from the stressing elements around the teachers. |
Palavras-chave: | Adoecimento docente. Políticas públicas educacionais. Formação de professores. Teaching illness. Educational public policies. Teacher´s training. |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | REIS, Juliana Christina de Souza. Impactos das políticas públicas educacionais mineiras, no período de 2003 a 2014, sobre a saúde do professor da rede estadual de Uberaba. 2016. 88f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/459 |
Data do documento: | 12-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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