Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | VIEIRA, Márcia Lopes | - |
dc.creator.ID | 04502376647 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3061028308919246 | por |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de | - |
dc.contributor.advisor1ID | 90503597791 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6829518369917635 | por |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T14:31:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-17 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Márcia Lopes. Atitudes e concepções de professores dos anos Iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino de Estatística em escolas públicas e privadas em Uberlândia (MG). 2014. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/461 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa está inserida na linha de pesquisa “Fundamentos e práticas educacionais” e é um subprojeto de um projeto maior intitulado “Concepção e Prática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Triângulo Mineiro em Relação à Matemática e à Estatística” - Edital 13/2012 – Educação Básica – Parceria FAPEMIG/CAPES - Processo N. CHE – APQ-03516-12, com duração de trinta e seis meses, de julho de 2013 a junho de 2016. Neste subprojeto, definiu-se como objeto pesquisar as atitudes e concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino de Estatística em oito escolas da cidade de Uberlândia (MG), sendo duas escolas públicas, duas escolas municipais, uma escola federal e três escolas privadas. A questão orientadora da investigação foi a seguinte: Quais as atitudes e concepções de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao Ensino de Estatística? É necessário investigar e buscar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre como os professores integram seu conhecimento estatístico na prática pedagógica e que papel suas concepções podem ter no ensino. De acordo com Moron e Brito (2001), ligadas às concepções estão as atitudes, por exemplo, as expectativas e o entendimento que cada professor tem do que constitui o seu papel numa situação dada. E definem a atitude como uma condição psicológica necessária para que o indivíduo realize uma tarefa com sucesso, possuindo um caráter cognitivo e afetivo com tendência para a ação. Além dessa definição, também adotamos a de Brito (1998), qual seja, que considera a atitude como a maneira de ver, de sentir e de reagir, própria de cada indivíduo, dirigida a objetos, eventos ou pessoas, que assume diferente direção e intensidade de acordo com as suas experiências. Através de um questionário com questões abertas e fechadas foram obtidas informações sociodemográfico-cultural-educacional a respeito dos sujeitos da pesquisa e verificou-se a concepção dos professores em relação ao ensino de Estatística a partir das seguintes questões: (1) O que é Estatística para você? (2) Em sua opinião como uma pessoa adquire conhecimento em Estatística? (3) Como você trabalha os conteúdos estatísticos em suas aulas? (4) Como você incorpora situações do cotidiano em suas aulas de Estatística? As informações obtidas a partir das respostas a essas questões foram analisadas por meio de análise de conteúdo de Bardin (2009). Por fim foi adaptada a Escala de Atitudes de Professores em relação à Estatística – EAPE de Oliveira Júnior e Morais (2009) para determinar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental se colocam frente ao Ensino de Estatística. A escala é composta de itens, positivos e negativos, cada um com 4 possibilidades de respostas, sem a inclusão da alternativa neutra. Considera-se que o posicionamento dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental vem ao encontro de como Ponte (1992) define concepção quando diz que tem natureza essencialmente cognitiva e que atua como uma espécie de filtro, dando sentido às coisas ou atuando como bloqueador para novas situações, limitando a possibilidade de atuação e compreensão. Considerando os resultados obtidos na análise da confiabilidade, da validade concorrente e na validade de constructo, contatou-se que a escala EAPANE apresenta propriedades psicométricas satisfatórias para medir o constructo “Positividade da Atitude de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao Ensino de Estatística”. | por |
dc.description.abstract | This research is included in the research line "Fundamentals and educational practices" and is a subproject of a larger project entitled "Design and Practice of Early Years Teachers of Elementary Education in Triângulo Mineiro in Relation to Mathematics and Statistics" - Call 13 / 2012 - Basic Education - Partnership FAPEMIG/CAPES - Case No. CHE - APQ-03516-12, lasting thirty-six months from July 2013 to June 2016. In this subproject was defined as an object researching the attitudes and teachers' conceptions of the early years of elementary school in relation to the teaching of Statistics in eight schools in the city of Uberlândia (MG), two public schools, two public schools, one federal and three private schools. The guiding research question was: What are the attitudes and conceptions of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school in relation to Statistics Teaching? You should investigate and seek a deeper understanding based on how teachers integrate their statistical expertise in pedagogical practice and their role conceptions can have on education. According to Moron and Brito (2001), are linked to conceptions attitudes, for example, the expectations and the understanding that each teacher has what is its role in a given situation. And define attitude as a psychological condition necessary for the individual to perform a task successfully, having a cognitive and affective character prone to action. Besides this we also adopt the definition of Brito (1998), namely that considers attitude as the way to see, feel, and react, specific to each individual, directed to objects, events or people that assume different direction and intensity according to their experiences. Through a questionnaire with open and closed questions was intended to obtain educational-cultural-socio-demographic information about the research subjects and also verifying the design of teachers in relation to teaching Statistics from the following issues: (1) What statistic is for you? (2) In your opinion as a person acquires knowledge in Statistics? (3) How do you work the statistical content in their classes? (4) How do you incorporate everyday situations in their classrooms Statistics? The information obtained from the answers to these questions were analyzed using content analysis of Bardin (2009). Finally was adapted Attitude Scale for Teachers in relation to Statistics - EAPE of Oliveira Junior and Morais (2009) to determine how teachers of the early years of elementary school are placed towards Education Statistics. The scale consists of items, positive and negative, each with 4 possible responses without the inclusion of neutral alternative. It is considered that the positioning of teachers in the early years of elementary school meets as Ponte (1992) defines conception when he says that they have essentially cognitive nature and act as a kind of filter, giving meaning to things or acting as a blocker for new situations, limiting the possibility of action and understanding. Considering the results obtained in the analysis of reliability, concurrent validity and construct validity of the scale EAPANE presents satisfactory psychometric properties to measure the construct "Positivity Attitude of Teachers of the early years of elementary school in relation to Teaching Statistics". | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2785/Dissert%20Marcia%20L%20Veira.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.relation.references | AIKEN, L. R.; DREGER, R. M. The effects of attitudes on performance in Mathematics. The Journal of Educational Psychology, Washington, EUA, v. 52, n.1, p. 19-24, 1961. AJZEN, I. Nature and operations of attitudes. Annual Reviews Psychology, v. 52, p. 27-58, 2001. AJZEN, I.; FISHBEIN, M. Belief, atitude, intention, and behavior: an introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley, 1980. ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (Org.). O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2010. p. 55-70. ALVES, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992. APARICIO, A. S.; BAZÁN, J. L.; ABDOUNUR, O. J. Atitude e desempenho em relação à Estatística em professores de Ensino Fundamental no Peru. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 7., 2004, São Paulo, 2004. Anais do VII EPEM. São Paulo, 2004. p. 1- 14. AUZMENDI, E. Las actitudes hacia la matemática estadística en las enseñanzas medias y universitarias. Bilbao, Espanha: Ediciones Mensajero, 1992. BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A.M.F.; ABRAHÃO, M. H. V. (orgs). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação dos professores. Campinas: Pontes Editores, 2006. p. 15-42. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009. BARGH, J. A.; CHARTRAND, T. L. The unbearable automaticity of being. American Psychologist, Washington, EUA, v. 54, n. 7, p. 462-479, 1999. BASSANEZI, C. R. Modelagem como Metodologia de Ensino de Matemática. Campinas: IMECC – UNICAMP, 1985. BATANERO, C. Didática de la Estadística. Granada: Universidad de Granada, Espanha, 2001. __________. ¿Hacia dónde va la educación estadística? Blaix, v. 15, p. 2-13, 2000. 98 BODART, R. O. Atitudes, concepções e práticas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino de Estatística. 2013. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, 2013. BOWLING A. Measuring health – a review of quality of life measurement scales. Buckmghan Open University Press, 1997. BRAGHIROLLI, E. M. Psicologia geral. Porto Alegre: Vozes, 2004. BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da educação Brasileira (LDB), Brasília, 1996. ________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. ________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. ________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Rio de janeiro: DP&A EDITORA, 2000. ______. Ministério da Educação e do Desporto. Guia de livros didáticos: 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC, 2004. ________. Diretrizes Curriculares para Graduação em Pedagogia. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Resolução n. 1, de 15 de maio de 2006. Diário Oficial da União, n. 92, seção 1, p. 11-12, 16 de maio de 2006, Brasília: MEC/CNE, 2006. ________. Índice de desenvolvimento da Educação Básica, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 20 dez. 2012. BRITO, M. R. F. Adaptação e Validação de uma escala de atitudes em relação à Matemática. In: Revista Zetetiké, v. 6, n. 9, p. 109-162, 1998. BRITO, A. E. Saberes da prática docente alfabetizadora: os sentidos revelados e ressignificados no saber-fazer. 2003. 185f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003. BROCARDO, J; MENDES, F. Processos usados na resolução de tarefas estatísticas. Quadrante, v. 10, n. 1, 2001. BROWN, T. A. Confirmatory factor analysis for applied research. New York: The Guilford Press, 2006. BULOS, A. M. M.; JESUS, W. P. Professores generalistas e a Matemática nas séries iniciais: uma reflexão. In: X EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2006, Belo Horizonte. Anais do X EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, 2006. CALDERANO, M. A.; BARBACONI, L. J.; PEREIRA, M. C. O que o IDEB não conta? Processos e resultados alcançados pela Educação Básica. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013. CAUM, C; GALIETA, T. O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais. R. B. E. C. T., v. 5, n. 3, set-dez., 2012. CAZORLA, I. M. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. 2002. 315f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2002. CAZORLA, I. M.; SILVA, C., VENDRAMINI, C.; BRITO, M. Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à Estatística. Anais da conferência internacional Experiências e perspectivas do ensino de Estatística - desafios para o século XXI, Florianópolis, Santa Catarina, p. 45-57, 1999. CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetória e perspectivas da educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT 12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A. Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, v. 1, 2010. COLODEL, D. L. e BRANDALISE, A. T. Tratamento da Informação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: entre concepções e práticas. In: Anais do II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 07 a 09 de outubro de 2010. CORRÊA, A. A. Saberes docentes e Educação Estatística: composições analíticas no Ensino Médio. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 14, n. 1, p. 67-83, 2012. COSTA, A.; NACARATO, A. M. A Estocástica na Formação do Professor de Matemática: percepções de professores e de formadores. Bolema, Rio Claro - SP, v. 24, n. 39, p. 367-386, ago. 2011. COSTA, N. M. L.; POLONI, M. Y. Percepções de concluintes de Pedagogia sobre a formação inicial do professor para a docência de Matemática. Bolema, Rio Claro - SP, v. 26, n. 44, p. 1289-1314, dez. 2012. COUTINHO, C. Q. S; MIGUEL, M. I. R. Análise de dados: um estudo diagnóstico sobre concepções de professores. In: Anais do 30 Encontro Anual da Anped, 30. Caxambu, Minas Gerais, 2007. CRONBACH, J. L. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951. CRUISE, R. J.; CASH, R. W.; BOLTON, D. L. Development and validation of an instrument to measure statistical anxiety. In: Proceedings of the American Statistical Association, Las Vegas, Nevada, 1985. CURI, E. Formação de professores polivalentes: conhecimentos para ensinar matemática, crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo: PUC/SP, 2004. CURY, H. N. Concepções e crenças dos professores de matemática: pesquisas realizadas e significados dos termos utilizados. Bolema, São Paulo: Unesp, v. 12, n. 13, p. 29-44, 1999. D'AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da Teoria à Prática. Campinas: Papirus, 1996. DILLMAN, D. Mail and telephone surveys. New York, John Wiley & Sons, Inc. 1991. DOOB, L. W. The behavior of atitudes. Psychological Review, n. 54, p. 135-156, 1947. EAGLY, A. H.; CHAIKEN, S. The Psychology of Attitudes. Orlando, Florida: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers, 1993. ERNEST, P. The attitudes and practices of student teachers of primary school mathematics In: Proceedings of 12th International Conference on the Psychology of Mathematics Education, A. Borbas Ed. Veszprem, Hungary, v. 1, p. 288-295, july, 1988. ESTRADA, A.; BATANERO, C.; FORTUNY, J. M. Actitudes y Estatística en profesores en formación y en ejercicio. In: 27 Congreso Nacional de Estatística e Investigación Operativa, Lleida, Espanã, p. 1-12, 2003. ESTRADA, A.; BATANERO, C. Explaining teachers’ attitudes towards statistics. In: Proceedings of the ICMI Study 18 Conference and IASE 2008 Round Table Conference. Joint ICMI/ IASE Study: Teaching Statistics in School Mathematics: Challenges for Teaching and Teacher Education. Monterrey: Mexico, 2008 ESTRADA, A.; BAZÁN, J. L.; APARICIO, A. Un estudio comparativo de las actitudes hacia la estadística en profesores españoles y peruanos. UNION Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Buenos Aires, n. 24, dez. pp. 45-66, 2010. FARIAS A., SOARES, J.; CÉSAR, C. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2003. FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Tradução de Lorí Viali. Porto Alegre: Artmed, 2009. FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conhecer o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas: UNICAMP, v. 3, n. 4, p.1-38, nov., 1995. FLOYD, F. J.; WIDAMAN, K. F. Factor analysis in the development and refinement of clinical assessment instruments. Psychological Assessment, v. 7, n. 3, p. 286-299, 1995. FONSECA, M. C. F. R. A educação matemática e a ampliação das demandas de leitura e escrita da população brasileira. In: FONSECA, M. C. F. R. (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004, p. 11-30. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002 FRANZBLAU A. N. A primer of statistics for non-statisticians. New York: Harcourt Brace & Compant, 1958. GADE, C. Psicologia do consumidor. São Paulo: EPU, 1980. GAL, I.; GINSBURG, L.; SCHAU, C. Monitoring attitudes and beliefs in Statistics Education. In: GAL, I.; GARFIELD, J. B. (Orgs.). The assessment challenge in Statistics Education. Washington: IOS, 1997, p. 37-51. GAL, I. Adult´s Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities – Appeares. Internacional Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-33, 2002. GATTI, B. A. Análise dos cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia. In: Gatti, B. A.; NUNES, M. M. R. (Org.). Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. GATTI, B. et al. Formação de Professores para o Ensino Fundamental: instituições formadoras e seus currículos. In: Estudos e Pesquisas Educacionais. São Paulo: Fundação Victor Civita, v. 1, p. 95-138, 2010. GATTI, B. A. Políticas e práticas de formação de professores: perspectivas no Brasil. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, XVI, 2012, Campinas. Anais do XVI ENDIPE. Campinas: UNICAMP, 2012. p. 16-32, livro 2. GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre os saberes docentes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. GIL FLORES, J. Actitudes hacia la Estadística. Incidencia de las variables sexo y formación previa. Revista Española de Pedagogía, n. 214, p. 567-590, sep-dic, 1999. GÓMEZ CHACÓN, I. M. Matemática emocional: Os afetos na Aprendizagem Matemática. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2003. GONÇALVES, H. J. L. Educação Estatística: Apontamentos sobre a Estatística nos cursos de Pedagogia - Magistério para séries iniciais do ensino fundamental. In: Anais do IX Seminário IASI de Estatística Aplicada, Rio de Janeiro: IMPA, 2003. GONZÁLEZ REY, F. Lo cualitativo y lo cuantitativo en la investigación de la psicología social. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 32-52, 1998. GUIMARÃES, G. et al. A Educação Estatística na educação infantil e nos anos iniciais. Zetetiké, Campinas, SP, v. 17, n. 32, dez. 2009. HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. KAISER, H. F. The application of electronic computers to factor analysis. Educational and Psychological Measurement, n. 20, p. 141-151, 1960. KATZ, D. & STOTLAND, E. A preliminary statement to a theory of attitude structure and change. In: S. Koch (Ed.), Psychology: A study of a science, v. 3, p. 423-475. New York: MacGraw-Hill, 1959. KLINE, P. The handbook of psychological testing. London: Routledge, 1999. LANG, T. Twenty statistical errors even you can find and in biomedical research articles. Croatian Medical Journal, v. 45, n. 4, p. 361-370, 2004. LEMOS, M. P. F.; GITIRANA, V. A. A formação de professores através de analises a priori de atividades em interpretação de gráficos de barras. In: Anais do VIII ENEM (Encontro Nacional de Educação Básica), 2004. LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Arquives of Psychology, n. 140, p. 1-50, 1932. LIMA, V. M. M. Formação do professor polivalente e os saberes docentes: um estudo a partir de escolas públicas. 2007. 280f. Tese (Doutorado em Educação) – USP, São Paulo, 2007. LOPES, C. A. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 1998. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Campinas, FE/UNICAMP, 1998. __________. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com Estatística e Probabilidade na Educação Infantil. 2003. 281f. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) – FE/UNICAMP – Universidade de Campinas, Campinas, SP, 2003. __________. Literacia Estatística e INAF 2002. In: FONSECA, M. C. F. R. (Org.). Letramento no Brasil: Habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004. __________. Reflexões teórico-metodológicas para a Educação Estatística. In: LOPES, Celi E.; CURI, E. Pesquisas em Educação Matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2008, p. 67-86. __________. A Educação Estatística no currículo de Matemática: um ensaio teórico. In: 33ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu (MG), 2010. __________. A Estocástica no Currículo de Matemática e a Resolução de Problemas. In: II Seminário em Resolução de Problemas, 2011, Rio Claro. Anais do II SERP. Rio Claro: UNESP, v. 1. p. 1-10, 2011. LOPES, C. A. E. et al. Os desafios para Educação Estatística no currículo de Matemática. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C.; ALMOULOUD, S. (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010. LOPES, C. A. E. NACARATO. Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. LOPES, C. E.; CARVALHO, C. Literacia Estatística na Educação Básica. In: NACARATO, Adair; LOPES, Celi E. Escritas e Leituras na Educação Matemática. 1ª. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, pp.77-92. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001. MARCONDES, L. R. L.; MENSLIN, D. J.; RIBEIRO, E.; JUNQUEIRA, S. R. A. Educação confessional no Brasil uma perspectiva ética. In: Anais do V Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar, 2007. MARTINELLI, M. L. O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social. NESPI nº 1. São Paulo: PUCSP, 1994. MASTRACCI, M. Gli aspecti emotive nell'evolution dell'apprendimento della statistica e della sua valutazione. Un caso di studio sugli studenti di SSA (The emotional aspects in the evolution of learning statistics and its assessment). Unpublished Thesis. Roma: Universidad La Sapienza, 2000. MATSUSHITA, R. Y. O que é estatística? 2010. Disponível em: <http://vsites.unb.br/ie/est/ complementar/estatistica.htm>. Acesso em: 14 mar. 2014. MATTHEWS D.E.; FAREWELL V. T. Using and Understanding Medical Statistics. New York: Karger, 1988. MCLEAD, D. B. Research on affect in mathematics education: A reconceptualization. Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. Macmillan y N.C.T.M, 1992. MENDES, C. R. Alfabetização estatística, 2003. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/alfabetizacao-estatistica- 427480.shtml>. Acesso em: 02 Fev. 2014. MENDES, C. R.; BRUMATTI, R. N. M. Parâmetros Curriculares e acadêmicos em ação: uma proposta para o ensino de estatística através de projetos. In: Anais da XI CIAEM – Conferência Interamericana de Educação Matemática. Blumenau/SC, 2003. MIGUEL, J. C. O ensino de Matemática na perspectiva de formação de conceitos: implicações teóricos-metodológicas, 2003. Disponível em: <http://www.inf.unioeste.br/~rogerio/Ensino-Matematica-Enfoque-Conceitos.pdf> Acesso em: 27 fev. 2014. MOHER, D.; JADAD, A. R.; NICHOL, G.; PENMAN, M.; TUGWELL, P.; WALSH, S. Assessing the quality of randomized controlled trials: an annotated bibliography of scales and checklists. Controlled Clinical Trials, v. 16, p. 62-73, 1995. MOORE, D. S. The Basic Practice of Statistics. New York: Freeman, 2007. MORON, C. F. e BRITO, M. R. F. Atitudes e concepções dos professores da educação infantil em relação à Matemática. In BRITO (org). Psicologia da Educação Matemática: Teoria e Pesquisa. Florianópolis: Editora Insular, 2001, p. 263-277. NACARATO, A. M, MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica editora, Tendências em Educação Matemática, 2009. NASSER, F. Prediction of statistics achievement. In: International Statistical Institute, 52., 1999, Helsinki. Proceedings... Helsinki, Finland, v. 3, 1999, p 7-8. NASSER, F. Structural model of the effects of cognitive and affective factors on the achievement of arabic-speaking pre-service teachers in introductory statistics. Journal of Statistics Education, Alendalle, v. 12, n. 1, 2004. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de; MORAIS, J. F. de. Validação da Escala de Atitudes de Professores de Estatística em Relação à Estatística no Ensino Superior no Brasil. Revista Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 581-591, 2009. ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Ensinando Matemática na sala de aula através da Resolução de Problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 55, p. 1-19, 2009. ONWUEGBUZIE, A. J. The dimensions of statistics anxiety: a comparison of prevalence rates among mid-southern university students, Louisiana Educational Research Journal, n. 23, p. 23–40, 1998. __________. Expanding the framework of internal and external validity in quantitative research, Research in the Schools, v. 10, p.71-90, 2003. PAGAN, M. A. A interdisciplinaridade como proposta pedagógica para o ensino de Estatística na educação básica. 2010. 244f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. PAIXÃO, L. P.; CRUZ, L.; MELLO, M. B. Socialização na escola: consonâncias e dissonâncias entre mães, professoras e alunos. In: 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, Caxambu/MG GT-14: Sociologia da Educação, out. 2008. PALMA, R. C. D. da. A Resolução de Problemas Matemáticos nas Concepções do Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: dos Estudos de Caso. 1999. 208.f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, 1999. PARASURAMAN, A. Marketing research. New York: Addison-Wesley Publishing Co, 1991. PASQUALI, L. (Org.). Técnicas de exame psicológico: manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. _________. Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e educação. Petrópolis: Vozes, 2003. PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. Caxias do Sul: Educs, 2008. PEREDA, A. S. A. Aspectos afetivos na aprendizagem da estatística: atitudes e suas formas de avaliação. 2006. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação), São Paulo, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006. PIAGET, J. O Desenvolvimento do Pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1977. PONTE. J. Concepções dos Professores de Matemática e processos de formação. In: Educação e Matemática: Temas de Investigação. Lisboa: IIE e Secção de Educação e Matemática da SPCE, 1992, p. 186-239. _________. Matthematics teachers´professional knowledge. In: Proceedings of the Eighteen International Conference of the Psycology of Mathematics Education. Lisboa: International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1994. PRESTES, L. M; A formação Matemática docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental - desafios e perspectivas, 2004. Disponível em <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/246>. Acesso em 10 out. 2013. POZO, J. L.; GÓMEZ, M. A. Aprender y enseñar ciencia. Madrid: Ediciones Morata, 2000. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. RODRIGUES, A; ASSMAR, E; JABLONSKI, B. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005. ROCKEACH, M. The Role of Values in Public Opinion Research. Public Opinion Quarterly, v. 32, n. 4, p. 547-560, 1969. ROSENBERG, M. J.; HOVLAND, C. I. Attitude, organization and change: an analysis of consistency among attitude components. New Haven: Yale University Press, 1960. SANTOS. A. R. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP & A, 1999. SCHOENFELD, A. Learning to think mathematically: Problem solving, metacognition, and sense making in mathematics. In: GROUWS, D. A. (Org.), Handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 334-370). New York: MacMillan, 1992. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Conteúdo Básico Comum – Matemática (2005). Educação Básica - Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries). SERRA, V. V. Atitudes de professores frente à inclusão educacional: o impacto do suporte e dos valores organizacionais. 2007. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2007. SILVA, C. B. Pensamento estatístico e raciocínio sobre variação: um estudo com professores de matemática. 2007. 354f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007. SILVA JÚNIOR, C. A. Fortalecimento das políticas de valorização docente: Proposição de novos formatos para cursos de licenciatura para o estado da Bahia. Relatório, UNESCO/CAPES, Brasília, 2010. STIEGLER, S. M. The History of Statistics: The Measurement of Uncertainty Before 1900. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 1986. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. THOMPSON, A. Teachers’ beliefs and conceptions: A synthesis of the research. In: GROUWS, D. A. (Org.), Handbook of research in mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992. THURSTONE, L. L. Comment. American Journal of Sociology, v. 52, p. 39-50, 1946. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2003. WATSON, F., KROMREY, J., FERRON, J., LANG, T., y HOGARTY, K. An assessment blueprint for Encstat: A statistics anxiety intervention program. In: AERA Annual Meeting, San Diego: California, 2003. WOOD, W. Attitude change: persuasion and social influence. Annual Reviews, v. 51, p. 539- 570, 1999. ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Atitudes | por |
dc.subject | Concepções | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Ensino Fundamental | por |
dc.subject | Ensino de Estatística | por |
dc.subject | Attitudes | eng |
dc.subject | Conceptions | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Elementary Education | eng |
dc.subject | Teaching Statistics | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.title | Atitudes e concepções de professores dos anos Iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino de Estatística em escolas públicas e privadas em Uberlândia (MG) | por |
dc.title.alternative | Attitudes and conceptions of teachers of the early years of elementary school towards Statistics teaching in public and private schools in Uberlândia (MG) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Marcia L Veira.pdf | Dissert Marcia L Veira | 986,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons