Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCIABOTTI, Valéria-
dc.creator.ID452600366por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2119132852203306por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de-
dc.contributor.advisor1ID90503597791por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6829518369917635por
dc.date.accessioned2017-12-20T13:59:50Z-
dc.date.issued2016-02-17-
dc.identifier.citationCIABOTTI, Valéria. Elaboração de livro paradidático para o Ensino de Probabilidade: o trilhar de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. 2016. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) - (Programa de Pós­-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/465-
dc.description.resumoA presente pesquisa está inserida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, subprojeto Matemática – Linha de Pesquisa: Tratamento da Informação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Neste subprojeto, definiu-se como objetivo analisar o processo de elaboração de livro paradidático para subsidiar o ensino de conteúdos probabilísticos dos anos finais do Ensino Fundamental, seguindo os princípios da Teoria Antropológica do Didático – TAD de Chevallard (1996, 2001), na organização praxeológica didática e matemática (probabilística). A questão orientadora da investigação foi apresentar o processo de elaboração de um livro paradidático no Ensino de Probabilidade para os anos finais do Ensino Fundamental sob a luz da TAD na organização praxeológica didática e matemática (probabilística) que contemple aspectos relacionados aos conteúdos probabilísticos e que atendam às necessidades de compreensão e assimilação por parte dos alunos que estão terminando um ciclo de estudos. Acredita-se ser necessário investigar e buscar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre o uso de livros paradidáticos, tanto no desenvolvimento da leitura quanto na escrita, e consequentemente, nos conteúdos de Probabilidade que se ensina no Ensino Fundamental. De acordo com Menezes e Santos (2002), os paradidáticos são livros e materiais que, sem serem propriamente didáticos, são utilizados para este fim. Partindo desse pressuposto, buscamos organizar os conteúdos com base na Teoria Antropológica do Didático, apresentando a elaboração de livro paradidático, composto por situações problema ou tarefas, constituída de uma sequência de subtarefas, que podem ser realizadas utilizando diversas técnicas, justificadas pela tecnologia que se utiliza da Teoria da Probabilidade como objeto de estudo. O desenvolvimento desse trabalho está caracterizado pela elaboração de atividades desenvolvidas a partir da produção do livro paradidático com o título “Jogando na Olimpíada Nacional de Probabilidade”, que foram divididos em quatro capítulos e em que cada um deles será apresentado uma das etapas de uma Olimpíada que contemple aspectos relacionados aos conteúdos probabilísticos com o intuito de proporcionar aos alunos a vivência dos processos apontados por Nacarato e Lopes (2005), ou seja, que processos como comunicação de ideias, interações, práticas discursivas, representações matemáticas, argumentações de significados sejam utilizados. As ações utilizadas no livro paradidático foram elaboradas tomando como base alguns jogos que, a nosso ver, são importantes para agregar motivação às atividades e também relacionar os conteúdos probabilísticos a serem abordados. A intenção da construção do paradidático não é substituir o livro didático e sim, complementá-lo, e inserir este material com elementos essenciais na formação dos alunos da Educação Básica em relação aos conteúdos probabilísticos. É necessário ressaltar a importância de o aluno ter contato com a leitura e interpretação de textos em sua educação inicial, podendo ser auxiliada com o livro paradidático, assim ele trabalhará os conceitos probabilísticos de uma forma mais prazerosa.por
dc.description.abstractThis research is part of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching, PIBID – Mathematics subproject - Research line: Treatment of Information of Universidade Federal do Triângulo Mineiro. In this subproject, it was defined as objective analyze the process of elaboration of paradidactic book to subsidize the education of probabilistic content of the final years of elementary school following the principles of Anthropological Theory of Didactic of Chevallard (1996, 2001), in teaching and mathematics (probabilistic) praxeological organization. The guiding question of the research was to elaborate a paradidactic book on Probability of education in the light of Anthropological Theory of Didactic in the didactic and mathematics (probability) praxeological organization that contemplates aspects related to the probabilistic content and that meet the understanding of needs and assimilation by the students who are completing elementary school. It believed to be necessary to investigate and seek a broader understanding and based about using paradidactic books both in the development of reading how writing and consequently the probability of content that is taught in elementary school. According to Menezes and Santos (2002), paradidactic are books and materials, without being properly teaching are used for this purpose. Based on this assumption we seek to organize content based on the Anthropological Theory of Didactic, with the development of paradidactic book, composed of problem situations or tasks, consisting of a sub-tasks sequence, which can be performed using various techniques justified by technology which uses the Probability theory as an object of study. The development of this work is characterized by the development of activities from the production of paradidactic book entitled "Playing in the National Olympics probability" that were divided into four chapters and each of them will be presented of the stages of the Olympics that contemplates aspects related to the probabilistic content in order to provide students with the experience of the processes mentioned by Nacarato and Lopes (2005), namely that processes such as communication of ideas, interactions, discursive practices, mathematical representations, arguments meanings are used. The shares used in paradidactic book have been prepared, based on some games that we believe are important to add motivation to the proposed activities and also be able to relate the probabilistic content to be addressed. The intention of the construction of paradidactic is not to replace the textbook but rather complement it and enter this material as essential elements in the training of students of Basic Education in relation to probabilistic content. It is necessary to emphasize the importance of the student have contact with reading and interpreting texts in their initial education, and can be helped with paradidactic book where he will work probabilistic concepts in a more pleasant way.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2808/Dissert%20Valeira%20Ciabotti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLivro Paradidático.por
dc.subjectEnsino de Probabilidade.por
dc.subjectEnsino Fundamental.por
dc.subjectTeoria Antropológica do Didático.por
dc.subjectBook paradidactic.eng
dc.subjectTeaching Probability.eng
dc.subjectElementary School.eng
dc.subjectAnthropological Theory of Didactic.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleElaboração de livro paradidático para o Ensino de Probabilidade: o trilhar de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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