Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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dc.creatorCUNHA NETO, Júlio Henrique da-
dc.creator.ID18407526676por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759997035527935por
dc.contributor.advisor1COSTA, Váldina Gonçalves da-
dc.contributor.advisor1ID61983810649por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7394812434585566por
dc.date.accessioned2017-12-20T17:20:19Z-
dc.date.issued2016-02-23-
dc.identifier.citationCUNHA NETO, Júlio Henrique da. A identidade profissional dos professores formadores nos cursos de licenciatura em matemática. 2016. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós­-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/470-
dc.description.resumoO estudo se insere na problemática que discute a formação do professor do ensino superior, em especial, do professor formador dos cursos de Licenciatura em Matemática. Assim, a questão que orientou a pesquisa foi: Como os professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática constituem sua identidade profissional? Teve como objetivo compreender como a identidade profissional dos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática se constitui. Os referenciais teóricos fundamentam-se, num primeiro momento, em estudos sobre o ensino superior, professor formador e curso de Licenciatura em Matemática, no qual buscou-se compreender o cenário em que o professor está inserido, bem como suas atribuições e condições de trabalho. Posteriormente, discutiu-se sobre a identidade e a identidade profissional docente em que foram abordados os processos de socialização. Por meio de uma abordagem qualitativa realizou-se entrevista semiestruturada com cinco docentes de um curso de Licenciatura de em Matemática de uma universidade pública do Triângulo Mineiro (MG) e os dados foram analisados por meio da análise de prosa. Os resultados revelam que os professores formadores foram se constituindo por meio dos processos de socialização, sendo a socialização primária e secundária constituídas por atributos familiares, escolares, da graduação e pós-graduação, do campo profissional e do conhecimento matemático, processo que acontece na dialética entre esses professores e a sociedade. A incerteza do habitus, nesse processo, ora como estruturante de uma identidade, ora como provocadora para uma nova identidade, e a dualidade presente no processo de constituição da identidade de um sujeito, com elementos objetivos e subjetivos, engendrou uma identidade profissional aos professores formadores marcada por tais processos de socialização e pelas experiências que se revelaram na prática desses docentes.por
dc.description.abstractThe study is part of the concerning issue of the higher education teacher’s formation, in particular, the formation teacher of Bachelor’s Degree in Mathematics courses. Thus, the guiding question in this research was: How do formation teachers of Bachelor’s Degree in Mathematics coursescreate their professional identity? We aimed, therefore, to understand how the professional identity of formationteachers in Bachelor’s Degree in Mathematics coursesis created. The theoretical frameworkis based, at first, on studies about the higher education, the formation teacher and the Bachelor's Degree in Mathematics, in which we sought to understand the scenario in which the teachers are inserted, as well as their duties and work conditions. Later, the identity and the teacher’s professional identity were addressed, also including the socialization processes. Through a qualitative approach, semi-structured interviews with five teachers of a Bachelor’s Degree in Mathematics course from a public university in the Triangulo Mineiro (MG) were carried out and the data were analyzed by means of prose analysis. The results reveal that formation teachers have been developing their identity by means of socialization processes, being primary and secondary socialization consisted of family attributes, school, graduation and post-graduation, the professional field and mathematical knowledge, a process that happens in the dialectic between these teachers and society. The uncertainty of habitus in this process, either as structuring of an identityor as challenging for a new identity, and this duality in the process of an individual’s identitycreation, with objective and subjective elements, haveengendered a professional identity in formation teachers which is marked by such socialization processes and by the experiences that have been revealed in the practice of these teachers.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2812/Dissert%20Julio%20H%20Cunha%20Neto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIdentidade Profissional.por
dc.subjectLicenciatura em Matemática.por
dc.subjectProfessor Formador.por
dc.subjectProfessional Identity.eng
dc.subjectBachelor’s Degree in Mathematics.eng
dc.subjectFormation Teacher.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA identidade profissional dos professores formadores nos cursos de licenciatura em matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
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