Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/492
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CRUZ, Samantha Silva e | - |
dc.creator.ID | 36724851874 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7344347668516604 | por |
dc.contributor.advisor1 | PEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje | - |
dc.contributor.advisor1ID | 04100453817 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1609333755086008 | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-22T18:15:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-24 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Samantha Silva e. Qualidade e estilo de vida dos graduandos da área da saúde de uma universidade pública em Uberaba-MG. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/492 | - |
dc.description.resumo | Os graduandos experienciam o Ensino Superior com uma formação de qualidade objetivando o êxito profissional aliado ao desenvolvimento pessoal. O período de formação do graduando é um marco importante delineado por vários desafios, mudanças e dificuldades a serem superadas que podem impactar sua saúde. Este estudo objetivou analisar os escores da Qualidade de Vida (QV) e do Estilo de Vida Fantástico (EVF) de graduandos dos cursos da área da saúde de uma Universidade Pública em Uberaba-MG. Trata-se de um estudo observacional e transversal com abordagem quantitativa, que utilizou três questionários para a coleta de dados: o sociodemográfico e acadêmico, o WHOQOL-BREF e o EVF. Os dados foram analisados no programa SPSS 21.0. Para a análise de dados utilizaram-se frequências absolutas e relativas, medidas de tendência central (média, mediana) e dispersão (amplitude e desvio padrão). Também realizadas as análises da Correlação de Pearson e de Spearman e do teste t-Student. O nível de significância para os testes foi de 0,05%. Foram entrevistados 399 graduandos, sendo que dentre estes, 29,6% eram do curso de Medicina, 72,4% do sexo feminino, a faixa etária predominante foi de 20 a 24 anos, solteiros, cor da pele branca, residentes em república, procedentes de outras cidades do Brasil, não exerciam atividade remunerada, não possuíam renda pessoal, renda familiar de dois a 10 salários mínimos e não possuíam doenças crônicas. A maioria dos graduandos classificou o EVF como bom (45,11%). A correlação entre o EVF e a renda familiar foi positiva e estatisticamente significante. Os graduandos apresentaram melhores escores de QV nos Domínios Social e Físico. Observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre as variáveis sociodemográficas e os Domínios de QV. Em relação à variável procedência e a variável possuir doença crônica, foram observadas diferenças estatisticamente significantes no Domínio Físico de QV. O Domínio Social de QV demonstrou-se estatisticamente significante quando relacionado à variável procedência. Os graduandos apresentaram diferenças estatisticamente significantes, também, no Domínio Ambiental relacionado à cor da pele. A correlação dos domínios de QV com as variáveis sociodemográficas apresentou diferença estatisticamente significativa apenas para renda familiar quando correlacionada ao Domínio Ambiental. A correlação entre os escores dos Domínios de QV impactaram positivamente no9 EVF em todos os Domínios, sendo positiva e forte, o que revelou dados estatisticamente significantes. A análise de regressão linear múltipla apontou que o único preditor estatisticamente significativo para os escores de EVF, com relevante coeficiente β, foi a renda familiar. Na análise de regressão linear entre a QV e as variáveis sociodemográficas e o escore do EVF, apenas a variável EVF foi estatisticamente significante para todos os domínios de QV e apresentou coeficiente β de forte associação. O estudo possibilitou melhor conhecimento da realidade de graduandos, sua QV e seu EV, enaltecendo informações que contribuem com a discussão de ações relacionadas à prevenção e à promoção da saúde destes graduandos em sua formação acadêmica. | por |
dc.description.abstract | The graders have experienced the Superior Education with a formation of quality whose aim is the professional success allied to the personal development. The period of the grader’s formation is an important mark drawn up various challenge, changes and difficulties to be overcome, which may impact on health. The aim of this study is to analyze the scores of the graders’ Life Quality (LQ) and their Fantastic Life Style (FLS) in their courses of the health area at a Public University in Uberaba, Minas Gerais. It is an observational and transversal study with quantitative approach, which was used three questionnaires to data collection: socio-demographic and academic, WHOQOL-BREF and the FLS. The data were analyzed in the SPSS 21.0 program. Unrestricted and relative frequencies, measures of central tendency (mean and median) and dispersion (amplitude and standard diversion) were used to the data analyses. The analyses of Pearson’s and Spearman’s Correlation and t-Student test were also carried out. The significant level to the tests was 0.05%. Three hundred and ninety-nine graders were interviewed, among them, 29.6% were of the Medical School, 72.4% were females, the predominant age group was from 20 to 24 years old, single, white skin, lived in college society, from the other cities in Brazil, they had no job, no personal income, familiar income from 2 to 10 living wages and no chronic diseases. Most of the graders classified the EVF as good (45.11%). The correlation between the EVF and familiar income was positive and statistically significant. The graders presented better scores of LQ in the Social and Physical Dominions. It was observed statistically significant differences between the sociodemographic variables and the Dominions of LQ. In relation to the variable provenience and the variable to have chronic disease, statistically significant differences in the Physical Dominion of LQ were observed. The Social Dominion of LQ showed statistically significant when it is related to the variable provenience. The graders also presented statistically significant differences in the Environmental Dominion related to the color of the skin. The correlation of the dominions of LQ with the socio-demographic variables presented statistically significant difference only to the familiar income when it is related to the Environmental Dominion. The correlation between the scores of the Dominions of LQ impacted in the FLS in all Dominions, positively and strongly, which revealed statistically11 significant data. The analyses of linear and multiple regression showed that the unique statistically significant predictor to the scores of FLS, with relevant coefficient β, was the familiar income. In the analyses of linear regression among the LQ, the socio-demographic variables and the score of the FLS, only the variable FLS was statistically significant to all dominions of LQ and presented the coefficient β of strong association. The study enabled better knowledge of the graders’ reality, their LQ and their LS, extolling some information which has contributed with the discussion of actions related to the prevention and promotion of these graders’ health in their academic formation. | eng |
dc.description.abstract | Los estudiantes graduados experimentan la Educación Superior (ES) con una formación de calidad con el objetivo de éxito profesional combinado con el desarrollo personal. El periodo de formación del estudiante es un hito importante delineado por varios retos, cambios y dificultades para ser superados que pueden afectar a su salud. Este estudio tuvo como objetivo analizar las variables de Calidad de Vida (CV) y de Estilo de Vida Fantástico (EVF) de los estudiantes graduados de los cursos del área de salud de una Universidad Publica en UberabaMG. Se trata de un estudio observacional y trasversal con un enfoque cuantitativo que utiliza tres cuestionarios para recoger datos: los sociodemográficos y académicos, el WHOQOLBREF, y el EVF. Los datos fueron analizados con el programa SPSS 21.0. Para el análisis de los datos se utilizaron las frecuencias absolutas y relativas, medidas de tendencia central (media, mediana) y dispersión (ampitud y desviación estándar). También realizó el análisis de la correlación de Pearson y Spearman y la prueba de t de Student. El nivel de significación para las pruebas fue de 0,05%. Se entrevistó a 399 estudiantes universitarios, y de ellos el 29,6% eran estudiantes de Medicina, el 72,4% del sexo femenino, el grupo de edad predominante fue de 20 a 24 años, solteros, de color de la piel blanco, que viven en la república, procentes de otras ciudades del Brasil, no ejercian actividades remuneradas, que no poseian ingresos personales, genda familiar de 2 a 10 salarios mínimos y que no poseian enfermedades crónicas. La mayoría de los estudiantes clasifico el EVF como bueno (45,11%). La correlación entre el EV y los ingresos familiares fue positiva y estadisticamente significativo. Los estudiantes graduados presentaron mejores puntuaciones de CV en los dominios sociales y físicos. Se observaron diferencias estadisticamente significativas entre las variables socio-demográficas y los dominios de CV. En relación a la variable procedencia y la variable poseer enfermedad crónica, se observaron diferencias estadísticamente significativas en el dominio físico de la CV. El dominio social de la CV demostró ser estadísticamente significativa cuando se relaciona a la variable procedencia. Los estudiantes graduados mostraron diferencias estadísticamente significativas también en el dominio ambiental relacionado al color de la piel. La correlación de los dominios de CV con las variables13 sociodemográficas mostró diferencias estadísticamente significativas únicamente para los ingresos familiares cuando se correlaciona con dominio ambiental. La correlación entre las puntuaciones de los dominios de CV impactaron positivamente en el EVF en todos los dominios, siendo positivo y fuerte, lo que reveló datos estadísticamente significativos. El análisis de regresión lineal multilple mostró que el único predictor estadísticamente significativo para las puntuaciones de EVF con relevante coeficiente beta fue el ingreso familiar. En el análisis de regresión lineal entre la CV y las variables sociodemográficas y la puntuación del EVF, la única variable estadísticamente signifivativa fue EVF para todos los dominios de CV y mostró coeficiente beta de fuerte asociación. El estudio posibilitó mejor conocimiento de la realidad del estudiante, su CV y su EV elevando informaciones que contribuyan a la discusión de acciones relacionadas con la prevención y promoción de la salud de estos estudiantes en su formación académica. | spa |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2912/Dissert%20Samantha%20S%20Cruz.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde | por |
dc.relation.references | ALVES, Ítala Moreira; MARICATO, João de Melo; MARTINS, Dalton Lopes. Fatores que interferem no não credenciamento de pesquisadores em programas pós-graduação: um estudo nas universidades públicas em Goiás. Revista da faculdade de biblioteconomia e comunicação da UFRGS, v.21, n.1, p.157-171, 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50145>. Acesso em: 21 Dez. 2016. ANDIFES. Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). 64 p. Brasília, 2011. ARRONQUI, Grazielle Viola et al . Percepção de graduandos de enfermagem sobre sua qualidade de vida. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 24, n. 6, p. 762-765, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 21002011000600005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 Out. 2016. BAMPI, Luciana Neves da Silva et al. PERCEPÇÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Rev. Gaúcha Enferm., v. 34, n. 1, p. 125-132, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000200016 >. Acesso em: 15 Nov. 2016. BARALDI, Solange et al. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 13 n. 2, p. 515-531, 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981- 77462015000200515&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 05 Set. 2016. BARBOSA, Roberto Ramos et al. Estudo sobre Estilos de Vida e Níveis de Estresse em Estudantes de Medicina. Int J Cardiovasc Sci., v. 28, n. 4, p. 313-319, 2015. Disponível em: <xxx>. Acesso em: 05 Dez. 2016. BARRETO, Lindsei Brabec Mota. Comportamentos de risco relacionados à saúde entre universitários. 72p. Dissertação (Mestrado em Medicina). Pró-reitoria de PósGraduação, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2011. BENINCASA, Miria et al. A qualidade de vida dos adolescentes do Município de São Paulo: um estudo epidemiológico. Mudanças – Psicologia da Saúde, v. 23, n. 1, p. 49-56, 2015. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistasmetodista/index.php/MUD/article/view/4899 >. Acesso em: 21 Out. 2016. BENINCASA, Miria. Avaliação da qualidade de vida e uso de drogas em adolescentes no município de São Paulo. 333p. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. BENJAMIN, Michael. The quality of student life: toward a coherent conceptualization. Social Indicators Research, Boston, v. 31, p. 205-64, 1994. Disponível em: <http://www.springerlink.com/content/n835402k5932l113/fulltext.pdf>. Acesso em: 20 nov 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), n. 12, Seção 1, p. 59, 13 jun. 2013. BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 163-77, 2000. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=63050114>. Acesso em: 15 Dez. 2016. CAMPO, Yurley; POMBO, Luís M; TEHERÁN, Anibal. Estilos de vida saludable y conductas de riesgo en estudiantes de medicina. Rev Univ Ind Santander, v. 48, n. 3, p. 301- 309, 2016. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=343846574005 >. Acesso em: 16 Out. 2016. CARDONA, Julián Andrés Tamayo et al. ESTILOS DE VIDA DE ESTUDIANTES DE ODONTOLOGÍA. Hacia la Promoción de la Salud, v. 20, n. 2, págs. 147 – 160, 2015. Disponível em: < http://www.scielo.org.co/pdf/hpsal/v20n2/v20n2a11.pdf >. Acesso em: 15 Dez. 2016. CASSANDRE, Marcio Pascoal. A saúde dos docentes de pós-graduação em universidades públicas: os danos causados pelas imposições do processo avaliativo. Revista mal estar e subjetividade, v. 11, n. 2, p. 779-816, 2011. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/malestar/v11n2/13.pdf>. Acesso em: 23 Dez. 2016. CÉSAR, Bruno Nogueira; PAZ, Isabel Pádua; NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi. Aplicação do instrumento de avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina em escola pública de Brasília. Rev Ciênc. Méd., v. 21, n. 1-6, p. 79-86. 2012. Disponível em: < http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/view/1875>. Acesso em: 10 Out. 2016. CHAZAN, Ana Cláudia Santos; CAMPOS, Mônica Rodrigues; PORTUGAL, Flávia Batista. Qualidade de vida de estudantes de medicina da UERJ por meio do Whoqol-bref: uma abordagem multivariada. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 547-556, fev. 2015. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 81232015000200547&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 Nov. 2016. CHEN, Ying-Ping et al. Factors influencing quality of life of obese students in Hangzhou, China. PLoS One, v. 10, n. 3, p. e0121144, 2015. Disponível em: <http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0121144>. Acesso em: 05 Out. 2016. CIANTELLI, Ana Paula Camilo; LEITE, Lúcia Pereira. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 22, n. 3, p. 413-428, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413- 65382016000300413&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 05 Set. 2016. CORIA, Marianela Denegri et al. Bienestar subjetivo y satisfacción con la alimentación en estudiantes universitarios del sur de Chile: un estudio cualitativo. Summa Psicológica UST, v. 11, n. 1, p. 51-63, 2014. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0719-448x2014000100005>. Acesso em 03 Jan. 2017. CRUZ, Roberto Moraes; LEMOS, Jadir Camargo. Atividades docente, condições de trabalho e processos de saúde. Motrivivência, n. 24, p. 59-80, 2005. Disponível em < https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/742> . Acesso em: 03 abr. 2016. EURICH, Rosane Bueno; KLUTHCOVSKY, Ana Cláudia G. C. Avaliação da qualidade de vida de acadêmicos de graduação em Enfermagem do primeiro e quarto anos: influência das variáveis sociodemográficas. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 211- 220, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 81082008000400010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 Jan. 2017. FARIA, Daniela Luísa dos Santos. Estudo Comparativos dos Estilos de Vida dos Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior no Início e no Final do Curso. 38 p. Dissertação (Mestrado em Medicina) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 2012. FLECK, Marcelo Pio de Almeida et al . Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo , v. 21, n. 1, p. 19-28, Mar. 1999 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 44461999000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 Out. 2016. FLECK, Marcelo PA et al . Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 178-183, Abril 2000 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 89102000000200012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 Nov. 2016. FRANCA, Carolina da. Estudo comparativo de condutas de saúde entre estudantes do início e do final de cursos da área de saúde. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Hebiatria) - Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Camaragipe, 2006. FRANCA, Carolina da; COLARES, Viviane. Comparative study of health behavior among college students at the start and end of their courses. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 42, n. 3, p. 420-427, Jun. 2008 . Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 89102008000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 Set. 2016. FRANCA, Carolina da; COLARES, Viviane. Validação do National College Health Risk Behavior Survey para utilização com universitários brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, v.15, n. 1, p. 1209-1215, 2010. GODOY, Daniele Cristina. O ensino da clínica ampliada na atenção primária à saúde: percepções e vivências de alunos de graduação médica. 2013. 133 fl. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Medicina de Botucatu, Botucatu, 2013. GONZALEZ-HERNANDO, Carolina et al. ''Learning to learn'' in Nursing Higher Education. Invest. educ. enferm, Medellín , v. 31, n. 3, p. 473-479, Dec. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120- 53072013000300016&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 Set. 2016. LANZOTTI, Rafaela Brochine et al. Qualidade de vida de estudantes do Curso de Graduação em Gerontologia. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 339-350. 2015, abril-junho. Disponível em: < http://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/27217>. Acesso em: 10 Out. 2016. LARA FLORES, Norma et al. SALUD, CALIDAD DE VIDA E ENTORNO UNIVERSITARIO EN ESTUDIANTES MEXICANOS DE UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA. Hacia promoc. Salud , Manizales, v. 20, n. 2, p. 102-117, Dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121- 75772015000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 Nov. 2016. LAWI, Elaine Regina Juvenácio Abu. Perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, São Paulo. 93p. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2015. LEMOS, Thalyta Hulsen. Escala de avaliação da vida acadêmica: estudo de validade com universitários da Paraíba. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Itatiba, 2010. 110 p. LEMP PAREDES, Marta; BEHN THEUNE, Veronica. UTILIZACIÓN DEL TIEMPO LIBRE DE ESTUDIANTES DEL ÁREA DE SALUD DE LA INSTITUCIÓN EDUCACIONAL SANTO TOMAS, TALCA. Cienc. enferm., Concepción , v. 14, n. 1, p. 53-62, jun. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717- 95532008000100007&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 29 Set. 2016. LOBO Alezandrina; BARREAL Rosa; SALGADO María Luisa. A percepção de bem-estar dos idosos no Bacharelado em Enfermagem. Aladefe, n. 2, Abr. 2015. Disponível em: < http://www.enfermeria21.com/revistas/aladefe/articulo/162/>. Acesso em: 16 Nov. 2016. MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria et al . Adaptação da Escala Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior. Aval. psicol., Itatiba , v. 14, n. 1, p. 133- 141, abr. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677- 04712015000100016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 Nov. 2016. MEYER JUNIOR, Victor; PASCUCCI, Lucilaine; MANGOLIN, Lúcia. Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Revista de Administração Pública- Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, p. 49-70, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000100004>. Acesso em: 21 Dez. 2016. MORALES, Berta Schnettler et al. SATISFACCIÓN CON LA ALIMENTACIÓN Y LA VIDA, UN ESTUDIO EXPLORATORIO EN ESTUDIANTES DE LA UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA, TEMUCO-CHILE. Psicologia & Sociedade, v. 23, n. 2, p. 426-435, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 71822011000200024>. Acesso em: 05 Jan. 2017. MOURA, Ionara Holanda et al. Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm., v. 37, n. 2, p. 1-7, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983- 14472016000200407&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 07 Nov. 2016. NARDELLI Giovana Gaudenci et al. Perfil dos alunos ingressantes dos cursos da área da saúde de uma Universidade Federal. Rev. Enferm. Atenção à Saúde. 2013; v. 2, n. 1, p. 3- 12. Disponível em: < http://saudepublica.bvs.br/pesquisa/resource/pt/bde-26634>. Acesso em: 15 Dez. 2016. OLIVEIRA, Beatriz Marquez.; MININEL, Vivian Aline; FELLI, Vanda Elisa Andres. Qualidade de vida de graduandos de enfermagem. Revista Brasileira Enfermagem, Brasília, DF, v. 64, n. 1, p. 130-5, fev. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100019>. Acesso em: 15 Dez. 2016. OLIVEIRA, Raquel Aparecida; CIAMPONE, Maria Helena Trench. A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 2, p.254-61, abr.-jun., 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 07072006000200009>. Acesso em: 15 Nov. 2016. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE; ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Prevenção de Doenças Crônicas: um investimento vital. 2005. Disponível em: <http://www.who.int/chp/chronic_disease_report/part1_port.pdf>. Acesso em: 26 Nov. 2016. PACHECO, Ricardo Lucas et al. Sociodemographic determinants of university students’ lifestyles. Rev. salud pública, v. 16, n. 3, p. 382-393, 2014. Disponível em: <xxx>. Acesso em: 05 Dez. 2016. PAUL Lisa A et al. Associations between binge and heavy drinking and health behaviors in a nationally representative sample. Addict Behav; v. 36 n. 12, p. 1240-1245, 2011. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3459671/>. Acesso em: 03 Set. 2016. PEREIRA, Pedro Alexandre Pires. Estilos de vida dos alunos do 1ºano do curso de licenciatura em enfermagem da Universidade Fernando Pessoa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Enfermagem) – Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012. PEREIRA, Sueli Essado. Contribuições para um planejamento educacional em ciências da saúde com estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem. Com. Ciências Saúde; v. 18, n. 1, p. 33-44, 2007. Disponível em: < http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nex tAction=lnk&exprSearch=484715&indexSearch=ID >. Acesso em: 18 Nov. 2016. POLIT, Denise F; BECK, Cheryl Tatano. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ed, Porto Alegre: Artmed, 2011, 669p. RAMÍREZ‑VÉLEZ, Robinson et al. A cross‑sectional study of Colombian University students’ self‑perceived lifestyle. SpringerPlus, v. 4, n. 289, p. 1-8, 2015. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26120506 >. Acesso em: 16 Dez. 2016. RIBEIRO, Elaine. Padrão de consumo de bebidas alcoólicas entre Universitários da área da saúde de uma faculdade do interior do Estado de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. RIBEIRO, Ivete Maria et al. Repercussões do processo ensino-aprendizagem na qualidade de vida-saúde de acadêmicos: entre possibilidades e limitações. Revista Mineira Enfermagem, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 96-102, jan.-mar., 2010. RIBEIRO, Thaís Campos Valadares. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde I: um estudo sobre a percepção dos coordenadores dos projetos acerca da integração ensino-serviço-comunidade. 2013. 123 fl. Tese (Doutorado) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013. RODRIGUEZ-AÑEZ, Ciro Romélio; REIS, Rodrigo Siqueira; PETROSKI, Edio Luiz. Versão Brasileira do Questionário “Estilo de Vida Fantástico”: Tradução e Validação para Adultos Jovens. Arq Bras Cardiol, v. 91, n. 2, p. 102-109, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2008001400006 >. Acesso em: 16 Dez. 2016. RODRÍGUEZ-GÁZQUEZ, María de los Ángeles; CHAPARRO-HERNANDEZ, Sara; GONZÁLEZ-LÓPEZ, José Rafael. Lifestyles of nursing students from a Colombian public university. Invest Educ Enferm., v. 34, n. 1, p. 94-103, 2016. Disponível em: <xxx>. Acesso em: 12 Nov. 2016. ROMANSINI, Leandro Augusto. Hábitos de saúde, composição corporal e aptidão física dos participantes da 24ª edição dos jogos escolares de Santa Catarina. 141 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Programa de PósGraduação em Ciências do Movimento Humano, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. SALAMERO, Manel et al. Estudio sobre salud, estilos de vida y condiciones académicas de los estudiantes de medicina de Cataluña. Editorial Fundación Galatea. 2012. Disponível em: <http://www2.uftm.edu.br/upload/ensino/Manual%20ABNT%20VERS%C3%83O%202013 %20FINAL%2017.01.14.pdf>. Acesso em: 05 Set. 2016. SANTOS, Anelise Schaurich dos et al. Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional no ensino superior: reflexões sobre práticas. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP., v. 19, n. 3, p. 515-524, 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00515.pdf >. Acesso em: 15 Out. 2016. SAUPE, Rosita. et al. Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem. Revista LatinoAmericana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 4, p. 636-42, 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692004000400009>. Acesso em: 11 Nov. 2016. SERINOLLI, Mario Ivo; EL-MAFARJEH, Elias. Impacto da prática de atividade física na qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove). ConScientiae Saúde, v. 14, n. 4, p. 627-633, 2015. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92945642014 >. Acesso em: 08 Nov. 2016. SHARRATT, Jacqueline K. FANTASTIC Lifestyle Survey Of University of Waterloo Employees. CAN. FAM. PHYSICIAN, v. 30, p. 1869-1872, SEPTEMBER 1984. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2154226/ >. Acesso em: 08 Dez. 2016. SIAPPO, Carmen Leticia Gorriti; NUNEZ, Yolanda Rodriguez; CABRAL, Ivone Evangelista. Experiências de estudantes de enfermagem importa se durante o treino em uma universidade privada em Chimbote, Peru. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 17- 24 março de 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 81452016000100017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 11 Nov. 2016. SILVA, Armando Manuel Marques; BRITO, Irma da Silva; AMADO, João Manuel da Costa. Translation, adaptation and validation of the Fantastic Lifestyle Assessment questionnaire with students in higher education. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 6, p. 1901-1909, jun. 2014. SILVA, Diego Augusto Santos et al. Associação do sobrepeso com variáveis sóciodemográficas e estilo de vida em universitários. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n.11, p. 4473-4479, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n11/a20v16n11.pdf>. Acesso em: 05 Set. 2016. SILVA, Rachel Rubin. O perfil de saúde de estudantes universitários: um estudo sob o enfoque da psicologia da saúde. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. SOARES, Marcia Fatima et al. Individual and collective empowerment and associated factors among Brazilian adults: a cross-sectional study. BMC Public Health, v. 15, n. 775, p. 1-11, 2015. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26264129 >. Acesso em: 04 Dez. 2016. SONATI, Jaqueline Girnos; VILARTA, Roberto. Novos padrões alimentares e as relações com os domínios da qualidade de vida e saúde. In: VILARTA, R.; GUTIERREZ G. L.; MONTEIRO, M. I. (Org.). Qualidade de vida: evolução dos conceitos e práticas no século XXI. Campinas: Ipes, 2010. cap. 9, p. 85-92. SOUSA, Luana Savana Nascimento de et al. MUDANÇA NOS NÍVEIS DE PRESSÃO SANGUÍNEA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 24, n. 4, p. 1087-1093, Dez. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000401087>. Acesso em: 10 Out. 2016. TAMAYO CARDONA, Julián Andrés et al. ESTILOS DE VIDA DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGÍA. Hacia promoc. Salud , Manizales, v. 20, n. 2, p. 147-160, Dez. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121- 75772015000200011>. Acesso em: 22 Nov. 2016. The WHOQOL Group 1995. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Social Science and Medicine, v. 10, p. 1403-1409. The WHOQOL Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): development and general psychometric properties. Soc Sci Med. 1998, v. 46, n. 12, p. 1569- 85. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física: bacharelado. Uberaba, 2016. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/upload/ensino/ef_ppc_2012.pdf>. Acesso em: 29 Out. 2016. VAEZ Marjan, LAFLAMME Lucie. Health behaviors, self-rated health, and quality of life: a study among first-year Swedish university students. J Am Coll Health., v. 51, n.4, p. 156- 162. 2003. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12735391>. Acesso em: 05 Set. 2016. ZEFERINO, Maria Terezinha et al. CONSUMO DE DROGAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: FAMÍLIA, ESPIRITUALIDADE E ENTRETENIMENTO MODERANDO A INFLUÊNCIA DOS PARES. Texto Contexto Enferm., v. 24, n. 1, p. 125-135, 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000600125>. Acesso em: 06 Jan. 2017. WAGNER, Gabriela Arantes; ANDRADE, Arthur Guerra. Uso de álcool, tabaco e outras drogas entre estudantes universitários brasileiros . Rev. Psiq. Clín., v. 35, n. 1, p. 48-54, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 60832008000700011 >. Acesso em: 05 Jan. 2017. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Qualidade de Vida. | por |
dc.subject | Estilo de Vida. | por |
dc.subject | Estudantes de Ciências da Saúde. | por |
dc.subject | Quality of life. | eng |
dc.subject | Life Style. | eng |
dc.subject | Students of Health Sciences. | eng |
dc.subject | Calidad de Vida. | spa |
dc.subject | Estilo de vida. | spa |
dc.subject | Estudiantes del Área de la Salud. | spa |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | por |
dc.title | Qualidade e estilo de vida dos graduandos da área da saúde de uma universidade pública em Uberaba-MG | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Samantha S Cruz.pdf | Dissert Samantha S Cruz | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons