Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Luísa Parreira-
dc.creator.ID39996343839por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1331778885974207por
dc.contributor.advisor1BARROSO, Sabrina Martins-
dc.contributor.advisor1ID86248464120por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2411808662449672por
dc.date.accessioned2018-02-28T13:42:05Z-
dc.date.issued2017-07-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Luísa Parreira. Satisfação e sobrecarga de profissionais de saúde mental. 2017. 115f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/510-
dc.description.resumoEstudos têm mostrado a necessidade de atentar para a saúde dos profissionais de saúde mental, visto que a qualidade do serviço depende, entre outros aspectos, do bem-estar das equipes atuantes. Considerando a importância dos profissionais para o sucesso do modelo de assistência comunitária, conhecer seu estado emocional e fatores que podem interferir com a qualidade do serviço que oferecem pode favorecer a criação de condições de planejamento e estruturação de um trabalho mais efetivo nos serviços de saúde mental. Com o objetivo de entender melhor a sobrecarga dos profissionais e embasar o estudo empírico, realizou-se uma revisão sistemática de literatura nas bases SciELO, LILACS, Portal de Periódicos da CAPES, PsycINFO e PUBMED, sobre a sobrecarga de profissionais de serviços de saúde mental. Duas juízas fizeram as buscas de forma independente e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 32 trabalhos nacionais e internacionais foram selecionados. A maior parte das publicações revisadas era de autoria brasileira, teve como objetivo avaliar estresse e burnout em profissionais de saúde mental, era de natureza quantitativa e utilizou as escalas IMPACTO-BR e MBI. Os níveis de sobrecarga observados nos estudos variaram entre 1,60 e 3,98, indicando grau moderado, e a presença de sobrecarga foi apontada em estudos sobre outros impactos negativos relacionados ao trabalho. Posteriormente, foram avaliados empiricamente os níveis de satisfação e de sobrecarga de psicólogos que atuam em CAPS na região do Triângulo Mineiro. Das onze cidades convidadas, oito permitiram a execução da pesquisa e 36 psicólogos participaram, respondendo à SATIS-BR, IMPACTO-BR e um Questionário elaborado pelas autoras. A média do nível de satisfação foi de 3,60 (em escala de 5 pontos), com maior escore para relacionamentos no serviço ( 3,94) e menor escore para condições de trabalho ( = 3,21). A média do grau de sobrecarga foi de 1,91 (em escala de 5 pontos), com maiores impactos sobre o funcionamento da equipe ( = 1,91) e menores impactos sobre a saúde ( = 1,82). Houve correlações entre os níveis globais de satisfação e sobrecarga e diversos aspectos dos serviços. Houve diferença significativa dos níveis de satisfação e sobrecarga para psicólogos que faziam psicoterapia. Níveis moderados de satisfação e baixos de sobrecarga indicam boas condições emocionais dos psicólogos avaliados. Os dois estudos trazem informações que endossam a necessidade de tornar a saúde emocional dos profissionais da saúde mental um foco de interesse científico e político, uma vez que a consolidação e manutenção da qualidade dos serviços de saúde é uma das responsabilidades destes trabalhadores.por
dc.description.abstractStudies have shown the need to pay attention to the health of mental health professionals, since the quality of the service depends, among other aspects, on the well-being of the working teams. Considering the importance of professionals for the success of the community care model, knowing their emotional state and factors that may interfere with the quality of the service they offer may favor the creation of conditions for planning and structuring a more effective work in mental health services. In order to better understand the burden of the professionals and to base the empirical study, a systematic review of the literature was carried out at the SciELO, LILACS, CAPES Portal, PsycINFO and PUBMED databases of the burden of mental health service professionals. Two judges searched independently and, after applying the inclusion and exclusion criteria, 32 national and international papers were selected. Most of the reviewed publications were Brazilian authors, whose objective was to evaluate stress and burnout in mental health professionals, was of a quantitative nature and used the IMPACTO-BR and MBI scales. The levels of burden observed in the studies varied between 1.60 and 3.98, indicating a moderate degree, and the presence of burden was pointed out in studies on other negative impacts related to work. Subsequently, the levels of job satisfaction and burden of psychologists working in CAPS in the Triângulo Mineiro region were empirically evaluated. Of the eleven invited cities, eight allowed the execution of the research and 36 psychologists participated, responding to SATIS-BR, IMPACT-BR and a Questionnaire prepared by the authors. The mean level of job satisfaction was 3.60 (on a 5- point scale), with a higher score for service relationships ( = 3.94) and a lower score for working conditions ( = 3.21). The average of the degree of burden was 1.91 (in a 5-point scale), with greater impacts on the functioning of the team ( = 1.91) and lower impacts on health ( = 1.82). There were correlations between the global levels of job satisfaction and burden and several aspects of services. There was a significant difference in levels of job satisfaction and burden for psychologists who had psychotherapy. Moderate levels of job satisfaction and low burden indicate good emotional conditions of the evaluated psychologists. The two studies provide information that endorses the need to make mental health professionals' emotional health a focus of scientific and political interest, since the consolidation and maintenance of the quality of health services is one of the responsibilities of these workers.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/2987/Dissert%20Luisa%20P%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRevisão Sistemática.por
dc.subjectSatisfação.por
dc.subjectSobrecarga.por
dc.subjectPsicólogo.por
dc.subjectSaúde Mental.por
dc.subjectSistematic Review.eng
dc.subjectJob satisfaction.eng
dc.subjectBurden.eng
dc.subjectPsychologist.eng
dc.subjectMental Health.eng
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.titleSatisfação e sobrecarga de profissionais de saúde mentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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