Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, Yammar Leite de Araújo-
dc.creator.ID03359822633por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7227627598333781por
dc.contributor.advisor1TABAK, Fani Miranda-
dc.contributor.advisor1ID16719839802por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487581466860951por
dc.date.accessioned2018-05-21T13:38:13Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.citationANDRADE, Yammar Leite de Araújo. Ressignificando a prática leitora na escola. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/556-
dc.description.resumoA leitura exerce função essencial na sociedade pós-moderna. No mundo contemporâneo, apesar das inúmeras transformações e inovações tecnológicas registradas, ela mantém-se como instrumento transformador da coletividade e não refém dessas modificações, tampouco, concorrente delas. No entanto, dados resultantes de inúmeras pesquisas, bem como, de avaliações direcionadas para mensurar o desempenho e a proficiência relacionados à leitura e à escrita, têm revelado preocupante realidade. Tal fato, leva-nos a reflexões que não interrogam a importância da leitura, muito menos, seus benefícios e eficácia, entretanto, que questionam o modo como a sua prática tem sido conduzida e explorada, especialmente, no principal contexto de sua disseminação: a escola básica. Esta pesquisa situa-se nesse cenário, cujos estudos ancoraram-se na seguinte problematização: “É possível ressignificar a prática leitora na escola e melhorar o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos, sobretudo, a partir de obras literárias?”. No encalço de respostas, definimos os principais objetivos deste conteúdo: a) propor um projeto de intervenção para acompanhar o processo de letramento literário das turmas de 6º e 7º anos, visando o desenvolvimento/aprimoramento das habilidades de ler, compreender e interpretar; b) desenvolver práticas de letramento literário para entendermos melhor a relação/processo com a leitura e propor novos métodos de mediação, no intuito de ampliar a educação literária e c) contribuir na educação literária dos alunos, com vistas à consolidação das competências básicas de leitura e de escrita. Nosso estudo fundamentou-se nas orientações da Estética da Recepção e em documentos oficiais norteadores da educação básica; ancorou-se, ainda, em diversos estudiosos do referido tema, tais como: Lev Vygotsky, Wolfgang Iser, Italo Calvino, Roger Chartier, Rildo Cosson, Vilson Leffa, Magda Soares, Mirian Zappone, Angela Kleiman, Alberto Manguel, dentre outros. A investigação fundamentou-se em métodos de análise na perspectiva qualitativa. Em suma, oficinas de letramento literário foram propostas e aplicadas – às quais denominamos, “Nas trilhas da leitura” –, oportunizando aos alunos um jeito novo de ler, rompendo, dessa forma, a enrijecida rotina escolar. De caráter interventivo, esta pesquisa de mestrado propiciou práticas leitoras aos alunos de uma escola pública da cidade de Uberaba-MG, por meio do incitamento contínuo da imaginação, levando-os a apreciar a arte da palavra expressa pela literatura, comprovando que é possível, pela mediação, ressignificar a prática leitora na sala de aula.por
dc.description.abstractReading plays an essential role in postmodern society. In the contemporary world, despite the innumerable transformations and technological innovations registered, it remains a transforming instrument of the collective and not hostage to these modifications, nor does it compete with them. However, data from numerous surveys, as well as from targeted assessments to measure performance and proficiency related to reading and writing, have revealed a worrying reality. This fact leads us to reflections that do not question the importance of reading, much less its benefits and effectiveness, however, that question the way in which its practice has been conducted and explored, especially in the main context of its dissemination: basic school. This research is situated in this scenario, whose studies are anchored in the following problematization: “Is it possible to re-significate the reading practice in the school and to improve the development of students’ reading skills, especially from literary works?” In the pursuit of answers, we define the main objectives of this content: a) to propose an intervention project to follow the process of literary literacy of the 6th and 7th grade classes, aiming to develop/improve reading, understanding and interpreting skills; b) develop literary literacy practices to better understand the relationship/process with reading and propose new mediation methods, in order to expand literary education and c) contribute to the literary education of students, with a view to consolidating basic reading and writing skills. Our study was based on the guidelines of Reception Aesthetics and on official documents guiding basic education; was also anchored in several scholars of this theme and (of other related areas) such as: Lev Vygotsky, Wolfgang Iser, Italo Calvino, Roger Chartier, Rildo Cosson, Vilson Leffa, Magda Soares, Mirian Zappone, Angela Kleiman, Alberto Manguel, among others. The research was based on qualitative methods of analysis. In short, literary literacy workshops were proposed and applied – which we call “On the reading tracks” – giving students a new way of reading, thus breaking the rigid school routine. Of interventionally character, this masters research provided reading practices to the students of a public school in the city of Uberaba-MG, through the continuous incitement of the imagination, leading them to appreciate the art of the word expressed in literature, proving that it is possible, through mediation, to re-signify the reading practice in the classroom.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/3411/Dissert%20Yammar%20L%20A%20Andrade.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscola Básica.por
dc.subjectLetramento Literário.por
dc.subjectMediação.por
dc.subjectOficina.por
dc.subjectRessignificação.por
dc.subjectBasic School.eng
dc.subjectLiterary Literature.eng
dc.subjectMediation.eng
dc.subjectRe-signification.eng
dc.subjectWorkshop.eng
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapor
dc.titleRessignificando a prática leitora na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
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