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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/557
Tipo: | Dissertação |
Título: | Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos |
Autor(es): | ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de |
Primeiro Orientador: | TABAK, Fanni Miranda |
Resumo: | Esta dissertação é fruto de um trabalho de pesquisa que se estrutura no tema da leitura literária a partir da ideia de que a sua prática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é importante não apenas por constituir uma ferramenta para a aprendizagem, mas também por propiciar a esses indivíduos a capacidade de reagir frente às adversidades do meio social, possibilitando o exercício dos papéis sociais que ocupam. Esses papéis vão desde o mercado de trabalho à posição que ocupam no seu bairro ou na sua igreja, tornando-se estruturadores de sua condição existencial na sociedade em que vivem. Sabe-se que a relação do homem com o mundo se processa em interação. Assim, em diversos contextos ele estabelece diálogos, criando formas de inserção social a fim de não ficar excluído das práticas sociais pertinentes ao seu meio. Uma das práticas sociais na qual o indivíduo busca adquirir acesso é a leitura, cujo domínio é visto como forma de alcance de um prestígio social, possibilitando-o se inserir significativamente nas práticas que vivencia. Tornando-se leitores assíduos, poderão compreender e interpretar melhor as situações cotidianas da contemporaneidade. Ademais, entende-se que a EJA tem a necessidade de um ensino de leitura que prestigie e valorize todos os conhecimentos acumulados pelos alunos, pois acredita-se que os elementos que distinguem a EJA das outras modalidades de ensino são os aspectos socioculturais (interesses, conhecimentos, expectativas) desses alunos, cujas singularidades precisam ser pensadas e respeitadas. Nesse sentido, espera-se que o projeto de intervenção de leitura literária na EJA, apresentado nesta dissertação, enquanto educação básica, colabore para capacitar os estudantes participantes a ler, a escrever e a integrar-se ao mundo de forma efetiva. Para tanto é necessário que a prática da leitura seja não apenas constante, mas também direcionada para o letramento literário, a partir do desenvolvimento de práticas pedagógicas que o contemplem, enquanto ferramenta de trabalho com turmas de EJA. |
Abstract: | This dissertation is the result of a research that is structured in the theme of literary reading, based on the idea that its practice in the Education of Young People and Adults (EJA) is important not only for being a tool for learning, but also for propitiate to these individuals the capacity to react to the adversities of the social environment, allowing the exercise of the social roles they occupy. These roles range from the labor market to the position they hold in their neighborhood or church, becoming the structuring of their existential condition in the society in which they live. It is known that the relation of man to the world is in interaction. Thus, in various contexts he establishes dialogues, creating forms of social insertion in order not to be excluded from the social practices pertinent to his environment. One of the social practices in which the individual seeks to gain access is reading, whose domain is seen as a way of reaching a social prestige, enabling him to insert himself meaningfully in the practices he experiences. By becoming regular readers, they will be able to better understand and interpret the everyday situations of contemporary times. In addition, it is understood that the EJA has a need for a reading teaching that recognizes and values all the knowledge accumulated by the students, since it is believed that the elements that distinguish the EJA from other modes of education are the sociocultural aspects (interests, knowledge, expectations) of these students, whose singularities need to be thought and respected. In this sense, it is expected that the project of literary reading intervention in the EJA, presented in this dissertation, as a basic education, will collaborate to enable the participating students to read, write and integrate to the world in an effective way. For this, it is necessary that the practice of reading be not only constant, but also directed towards literary literacy, from the development of pedagogical practices that contemplate it, as a tool for working with EJA classes. |
Palavras-chave: | EJA. Letramento Literário. Inclusão Social. EJA. Literary Literature. Social Inclusion. |
CNPq: | Linguística, Letras e Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Citação: | ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de. Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos. 2018. 162f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/557 |
Data do documento: | 23-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
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