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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/561
Tipo: | Dissertação |
Título: | A leitura crítica nos anos finais do Ensino Fundamental |
Autor(es): | BARBA, Washington Luís |
Primeiro Orientador: | CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues |
Resumo: | Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da unidade local Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, fomentada pela CAPES, busca transformar as práticas de leitura realizadas por alunos de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Morro Agudo, São Paulo, Brasil. Por se tratar de um estudo orientado à prática educacional, que busca contribuições para que haja uma melhoria no contexto educacional pesquisado, nossa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa-ação qualitativa. Concebendo a língua como interação e a leitura como encontro de sujeitos historicamente situados, apoiamos-nos, teoricamente, principalmente em Koch e Elias (2009), Geraldi (2006), Marcuschi (2008) e Britto (2012). Após a análise do livro didático usado pela série em questão, percebemos que as tiras em quadrinhos eram usadas principalmente para trabalhar questões gramaticais. Assim, desenvolvemos um trabalho cujo principal objetivo foi formar leitores críticos, isto é, leitores que dialogam com os textos, constroem sentidos e refletem sobre o que leem. As atividades propostas focalizam a tira por ser esse gênero bem aceito especialmente pela faixa etária dos alunos participantes desta pesquisa. Além disso, as tiras têm grande presença no cotidiano dos estudantes devido à sua ampla circulação nas redes sociais. O desenvolvimento da pesquisa deu-se basicamente através de três fases: aplicação da atividade diagnóstica, aplicação das atividades descontextualizadas de leitura e aplicação das atividades contextualizadas de leitura. Por fim, baseando-nos na concepção de linguagem por nós adotada, analisamos as atividades aplicadas a fim de verificarmos qual dos modelos aplicados mais favorecera a concretização de nossos objetivos. Através dessas análises, notamos que a aplicação das atividades contextualizadas de leitura possibilitou uma melhora significativa nas leituras realizadas pelos alunos envolvidos neste estudo. Por isso definimos esse modelo de atividade como a proposta de intervenção para o problema abordado. |
Abstract: | This research, developed under the Professional Master's Degree in Languages (Profletras) of UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba campus, promoted by CAPES, seeks to transform the reading practices carried out by ninth grade class of Elementary School II of a municipal public school in Morro Agudo, São Paulo, Brazil. Because it is a study oriented to educational practice, which seeks contributions for an improvement in the educational context researched, our research is framed as a qualitative action research. Conceiving the language as interaction and reading as a meeting of historically situated subjects, we theoretically support Koch and Elias (2009), Geraldi (2006), Marcuschi (2008) and Britto (2012). After analyzing the textbook used by the series in question, we realized that the comic strips were mainly used to work grammar questions. Thus, we developed a work whose main objective was to form critical readers, that is, readers who dialogue with texts, construct meanings and reflect on what they read. The proposed activities focus on the strip because this genre to be well accepted especially by the group age range of students participating in this research. Besides that, the strips have a large presence in students' daily lives due to their wide circulation in social networks. The development of the research was basically through three phases: application of the diagnostic activity, application of the decontextualized activities of reading and application of the contextualized reading activities. Finally, based on the conception of language adopted by us, we analyze the activities applied in order to verify which applied models was the most favor the achievement of our objectives. Through these analyzes, we noticed that the application of the contextualized reading activities made possible a significant improvement in the readings made by the students involved in this study. Therefore, we defined this activity model as the intervention proposal for the problem addressed. |
Palavras-chave: | Leitura crítica. Ensino Fundamental II, tiras. Atividade contextualizada de leitura. Critical reading. Elementary School II, strips. Contextualized reading activity. |
CNPq: | Linguística Aplicada |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Citação: | BARBA, Washington Luís. A leitura crítica nos anos finais do Ensino Fundamental. 2018. 135f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/561 |
Data do documento: | 26-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
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