Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/567
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Tenisziara de Moura | - |
dc.creator.ID | 07663556674 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7449854297886885 | por |
dc.contributor.advisor1 | GAYDECZKA, Beatriz | - |
dc.contributor.advisor1ID | 02928271996 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8706775402138523 | por |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T17:51:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-06 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Tenisziara de Moura. Estratégias de estudo divulgadas no YouTube: uma análise sob a ótica das teorias de aprendizagem aplicadas ao ensino superior. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/567 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa faz análise de estratégias de estudo divulgadas por estudantes em vídeos de depoimentos do YouTube sob a ótica de teorias de aprendizagem voltadas ao ensino superior, a fim de contribuir, por meio da produção de um material didático audiovisual, com o desenvolvimento da capacidade de compreensão, apreensão e fixação de conhecimentos no ensino superior. A problemática da pesquisa decorre ao baixo desempenho de estudantes do ensino superior por não conhecerem e aplicarem estratégias de estudo. Metodologicamente, foi empregada análise de conteúdo, Bardin (2010), a fim de identificar e categorizar os comportamentos estratégicos utilizados por estudantes em 50 vídeos selecionados. Estes comportamentos foram agrupados em seis categorias de análise, depreendidas da recorrência temática dos vídeos, sendo elas: (1) Estudo individual. (2) Organização para os estudos. (3) Interação. (4) Comportamento durante as aulas. (5) Bem estar físico e mental e (6) Preparação para as avaliações. Do total de vídeos analisados, seis foram transcritos para análise, relacionando com as teorias de aprendizagem e os estudos que tratam sobre o tema. Observou-se que ainda são incipientes as pesquisas referentes ao desenvolvimento e aplicabilidade de estratégias de estudo no ensino superior. Os Youtubers apresentaram conhecimento superficial e empírico sobre a temática, reproduzindo modelos comumente praticados nas instituições ensino. Suas estratégias estão baseadas em experiências pessoais e são apresentadas como verdades absolutas, que podem ser reproduzidas de forma generalizada, desconsiderando contextos e peculiaridades. Embora se possa identificar relação dessas estratégias de estudo com as teorias de aprendizagem, fica evidente que os autores dos vídeos as desconhecem. Apresentam certa consciência com relação à importância de ser organizado, cuidar da saúde física e mental,ser frequente e prestar atenção nas aulas, estudar regularmente e ser comprometido. A questão é como tornar essas percepções estratégicas, eficientes e eficazes. Dessa forma, identifica-se a necessidade de mais pesquisas referentes à temática, no sentido de contribuir na orientação aos estudantes desde os anos iniciais da vida escolar, uma vez que, no que se refere a estratégias de estudo, o universitário carrega referências da educação básica e o que foi construído anteriormente tenderá a ser reproduzido e aperfeiçoado no ensino superior. | por |
dc.description.abstract | This research examines study strategies published by students in YouTube testimonials videos from the perspective of the learning theories dedicated to higher education. It aims at contributing, through the production of audiovisual teaching material, to the development of the ability of understanding, apprehending and internalizing knowledge at higher education. The research problem is due to the low performance of academic students because they don't have background knowledges and don't know how to apply the study strategies With respect to the Methodology, content analysis was used, Bardin (2010), in order to identify and categorize the strategic behaviors adopted by students in 50 selected videos. Such behaviors were grouped into six categories comprising the thematic recurrence of the videos: (1) Individual study; (2) Organization for studies; (3) Interaction; (4) Behavior during class; (5) Physical and mental well-being and (6) Preparation for evaluations. Of the total videos examined, six were transcribed for analysis and were related to the learning theories and to the studies on the theme. It could be observed that research on the development and applicability of study strategies in higher education is still incipient. The Youtubers presented superficial and empirical knowledge on the subject, reproducing models commonly practiced at the educational institutions. Their strategies are based on personal experiences and are introduced as absolute truths that can be reproduced on a general basis, disregarding contexts and peculiarities. Although it is possible to identify the relationship between these study strategies and the learning theories, it is evident that the authors of the videos are not aware of them. They have a certain awareness regarding the importance of being organized, of taking care of physical and mental health, of attending and paying attention at classes, of studying regularly and being committed. The matter is how to make these perceptions strategic, efficient and effective. In this way, it is identified the need for more research on this subject in order to contribute at mentoring students from the early years of school life. As far as study strategies are concerned, university students carry references from elementary education in a way that what was built earlier tends to be reproduced and improved in higher education. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/3480/Dissert%20Tenisziara%20M%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica | por |
dc.relation.references | ALVES, L. O. Poluição Visual. InfoEscola. 2014. Disponível em: https://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-visual/ Acesso em: 14 Nov. 2017. ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Universille, 2012. BADIA, A.; MONEREO, C. Ensino e aprendizagem de estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais. In: COLL C.; MONEREO C. (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. pp. 311-328. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. BBC. Oito coisas que aprendi com a educação na Finlândia. Disponível em: < http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150807_finlandia_professores_bras ileiros_pai> Acesso em: 01 jul. 2017. BERTELLI, J.; GRAEBIN, R. E.; MATTE, J.; OLEA, P. M. . Dimensões do Modelo Felder-Silverman Predominantes no Estilo de Aprendizagem de Estudantes de Administração. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Caxias do Sul. 2016. CALIMAN, N. S.; BARBOSA, M. C. R.. Leitura, escrita e letramento: uma práxis diferenciada. Nucleus, Ituverava, v. 7, n.2, 2010. CASTRO, C. M. Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais. Porto Alegre: Penso Editora LTDA, 2015. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Autentica Editora, 2008. DEMO, P. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008. DUNLOSKY et al. Improving students’ searning with effective learning techniques. Psychological Science in the Public Interest. Vol 14, Issue 1, 2013. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1529100612453266> Acesso em: 05 Mai. 2017. FEITOSA, E. P. S. et al.; Hábitos Alimentares de Estudantes de uma Universidade Pública no Nordeste, Brasil. Alimentação e Nutrição, Araraquara, v.21, n.2, p.225- 230, 2010. FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora Unesp, 2008. FERNANDES, E. David Ausubel e a aprendizagem significativa. Nova Escola. 2011. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-aaprendizagem-significativa> Acesso em: 22 set. 2017. FERRARI, M. Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. Nova Escola. 2008a. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-aaprendizagem-no-microscopio> Acesso em: 15 out. 2017. ______. Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social. Nova Escola. 2008b. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/382/lev-vygotsky-oteorico-do-ensino-como-processo-social> Acesso em: 15 out. 2017. ______. Howard Gardner, o cientista das inteligências múltiplas. Nova Escola. 2008c. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/1462/howard-gardner-ocientista-das-inteligencias-multiplas> Acesso em: 15 out. 2017. FERRAZ, A. P. C.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, n. , p.421-431, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. FURLAN, L. A. Eficacia de una intervención para disminuir la ansiedad frente a los exámenes en estudiantes universitarios argentinos. Revista Colombiana de Psicología; Vol. 22, no 1 (2013); 75-89 2344-8644 0121-5469, v. 22, n. 5000, p. 75– 89, 2013. GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1999. GALVÃO, A.; PERFEITO, C. Pesquisa sobre expertise e expertise do professor: implicações. Revista Lusófona de Educação, 2012. GALVÃO, A.; CAMARA, J.; JORDÃO, M. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 93, n. 235, p. 627- 644, Dec. 2012 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176- 66812012000400006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 dez. 2017. GERALDI, J. V. (Org). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo. Ática, 1999. GROSSI, G. P. Gérard Vergnaud: “Todos perdem quando a pesquisa não é colocada em prática”. Nova Escola. 2008. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-apesquisa-nao-e-colocada-em-pratica> Acesso em: 15 out. 2017. GUM, M. Escolas matam a mprendizagem: TEDxFortaleza. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WauIURFTpEc> Acesso em: 10 jul. 2017. HAUGEN, C. R. Questionando a neutralidade das estratégias de aprendizagem: uso dos saberes prévios por professores e alunos. Educação e Realidade. v. 40, n. 2, p.421-442, 2015. KOLB, David A. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. 2017. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/David_A._Kolb Acesso em: 05 out. 2017. LAJOLO, M.; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1982. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010. MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Escala de estratégias de eprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-USF. v. 19, n. 2, p. 317-328, 2014. MELLO E. F. F.; TEIXEIRA A. C.. A Interação Social Descrita por Vigotsky e a sua Possível Ligação com a Aprendizagem Colaborativa Através das Tecnologias de Rede. IX ANPED Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. MESSEDER, H. Psicologia do desenvolvimento/Teorias da aprendizagem - Aula 01. Hamurabi Messeder. 2014. 40:53. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vjez_rNXGYk> Acesso em: 06 Fev. 2017. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. MOLINA, A.; ONTORIA, A.; GÓMEZ, J. P.R.. Potencializar a capacidade de aprender e pensar: o que mudar para aprender e como aprender para mudar. São Paulo: Mandras, 2004. MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 1. ed. São Paulo: E.P.U, 1999. MOTA, R.; SCOTT, D. Educando para inovação e aprendizagem independente. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2013. NETTO, S. P. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EPU, 1987. PIAZZI, P. Inteligência em concursos. São Paulo: Aleph, 2013. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior: volume 1. São Paulo (SP): Cortez, 2002. POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. PRÄSS, A. R. Teorias de Aprendizagem. Miami: Scrinia Libris, 2012. RAYS, O. A. O conceito de aula: um dos saberes necessários à práxis pedagógica. In: ______. (Org.). Educação: ensaios reflexivos. Santa Maria: Pallotti, 2002. ROGERS, C. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1973. ROSÁRIO et al. Promover as competências de estudo na Universidade: Projeto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo". Psicologia e Educação, vol. 4, n.2, p. 57-69, 2005. SALDANHA C. C.; ZAMPRONI E. C. B.; BATISTA M. L. A. Estilos de aprendizagem. In: Semana Pedagógica, Paraná, 2016. SAMPAIO, R. et al.. Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários. Cadernos de Educação, n.42, p.119-142, 2012. SCACCHETTI, F. A. P.; DE OLIVEIRA, K. L.; DA COSTA MOREIRA, A. E. Estratégias de Aprendizagem no Ensino Técnico Profissional. Learning Strategies in Vocational Technical Education., v. 20, n. 3, p. 433–446, 2015. SILVA R. N. Influências teóricas no ensino e currículo no Brasil. Cadernos de pesquisa. N. 70, p. 5-19, Ago. 1989. SOARES, L. Procrastinação: guia científico sobre como parar de procrastinar (Definitivamente). E-book. São Paulo: Amazon, 2017. SOUZA, I.. Estratégias de leitura para ler e compreender melhor. E-book. São Paulo: Amazon, 2017. TEIXEIRA, A. R.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Intervenção no uso de estratégias de aprendizagem diante de dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 2, p. 279–288, 2013. UNIBH. 7 dicas de alimentação para estudantes universitários: Dicas de alimentação para estudantes universitários. Disponível em: < http://blog.unibh.br/7- dicas-de-alimentacao-para-estudantes-universitarios/> Acesso em: 19 jul. 2017. VIGOTSKY, L. S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ZILBERMAN, R. Leitura: perspectivas interdisciplinares. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Aprendizagem. | por |
dc.subject | Teorias de Aprendizagem. | por |
dc.subject | Estratégias de Estudo. | por |
dc.subject | YouTube. | por |
dc.subject | Ensino Superior. | por |
dc.subject | Learning. | eng |
dc.subject | Learning Theories. | eng |
dc.subject | Study Strategies. | eng |
dc.subject | YouTube. | eng |
dc.subject | Higher Education. | eng |
dc.subject.cnpq | Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | Tecnologia Educacional | por |
dc.title | Estratégias de estudo divulgadas no YouTube: uma análise sob a ótica das teorias de aprendizagem aplicadas ao ensino superior. | por |
dc.title.alternative | Study strategies released on YouTube: an analysis from the perspective of learning theories applied to higher education. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Tenisziara M Ferreira.pdf | Dissert Tenisziara M Ferreira | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons