Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Rosangela-
dc.creator.ID26498964855por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6005538600239294por
dc.contributor.advisor1VIDAL, Maria Eunice Barbosa-
dc.contributor.advisor1ID24590085895por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8893710057057800por
dc.date.accessioned2018-06-05T17:17:17Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rosangela. A importância da referenciação da escrita de textos no ensino fundamental. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/571-
dc.description.resumoEsta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, fomentada pela CAPES, objetivou discutir um fenômeno importante na escrita, coesão referencial, a partir de uma proposta de intervenção sobre a escrita de textos aplicada aos alunos do nono ano de uma escola pública da rede municipal da cidade de Orlândia (SP), mais especificamente, no desafio de usar a referenciação, como elemento da construção da argumentação, em favor da escrita de um ponto de vista nos textos opinativos produzidos pelos alunos. Essa proposta contribuiu na discussão do trabalho docente, uma vez a metodologia empregada propôs atividades planejadas para que a escrita acontecesse em um processo gradual, assim, o professor-pesquisador iniciou o trabalho tendo o texto como ponto de partida e ponto de chegada. Além dessa discussão, as atividades propostas e a análise da escrita dos alunos indicam que houve um trabalho com a gramática em sala de aula funcionando no texto, com os alunos refletindo sobre os usos da língua e dos recursos linguísticos; resultados esses que comprovam a importância da referenciação à progressão textual e na defesa do ponto de vista. Tudo isso culminou na organização e elaboração de um caderno para o professor com atividades didáticas que poderão ser adotadas por docentes de línguas em sala de aula, a fim de complementar o material de apoio pedagógico. Estas mudanças propostas na metodologia do ensino da referenciação são sustentadas na base teórica da análise linguística e servem de sugestão a outros professores que trabalham com a escrita de textos opinativos, tendo em vista que isto foi pensado com base no papel central do professor de Língua Portuguesa que deve ter o exercício da escrita como a essência do seu trabalho. A proposta baseia-se na concepção de linguagem interacionista proposta por Bakhtin (2003), usando a metodologia da análise linguística proposta por Geraldi (2013) conforme Mendonça (2006), como método de ensino e embasados na Linguística Textual para o estudo da argumentação e da referenciação, consoante os estudos Mondada e Dubois (2003), Koch (2011, 2014, 2015a, 2015b, 2016 e 2017), Marcuschi (2008), Conte (2003) e Tedesco Abreu (2002), bem como nas discussões de Abreu (2004 e 2009) e Antunes (2005 e 2009), os quais contribuíram revelando como a coesão textual vai sendo elaborada pelo uso da referenciação como elementos construtores das tramas da escrita de um texto. Desse modo, espera-se contribuir para a escrita de textos opinativos dos alunos com a aplicação das atividades propostas no caderno do professor, no ensino da referenciação, de modo particular, nas expressões nominais, como elemento enriquecedor da argumentação a fim de aperfeiçoar a construção da coesão textual, e, ainda, anunciar argumentos em benefício da construção da perspectiva do locutor.por
dc.description.abstractThis dissertation, presented to the Postgraduate Program in Professional Master's in Letters of the Federal University of the Triângulo Mineiro (UFTM), Campus of Uberaba, promoted by CAPES, aimed to discuss an important phenomenon in writing, referential cohesion, from a proposal of intervention on the writing of texts applied to the ninth grade students of a public school of the municipal network of the city of Orlândia (SP), more specifically, in the challenge of using the reference, as element of the construction of the argumentation, in favor of writing from a point of view in the opinionated texts produced by the students. This proposal contributed to the discussion of the teaching work, once the methodology employed proposed activities planned for the writing to happen in a gradual process, thus, the teacher-researcher started the work with the text as a starting point and point of arrival. In addition to this discussion, the proposed activities and analysis of students writing indicate that there was a work with classroom grammar working in the text, with students reflecting on the uses of language and linguistic resources; these results prove the importance of referencing textual progression and defending the point of view. All this culminated in the organization and elaboration of a notebook for the teacher with didactic activities that could be adopted by teachers of languages in the classroom, in order to complement the material of pedagogical support. These changes proposed in the methodology of referencing teaching are based on the theoretical basis of the linguistic analysis and serve as a suggestion to other teachers who work with the writing of opinion texts, considering that this was thought based on the central role of the Portuguese Language teacher who must have the exercise of writing as the essence of his work. The proposal is based on the conception of interactionist language proposed by Bakhtin (2003), using the methodology of linguistic analysis proposed by Geraldi (2003) according to Mendonça (2006), as teaching method and based on Textual Linguistics for the study of argumentation and referencing, according to Mondada & Dubois (2003), Koch (2011, 2014, 2015a, 2015b, 2016 and 2017), Marcuschi (2008), Conte (2003) and Tedesco Abreu (2002), as well as in the discussions by Abreu (2004 and 2009) ) and Antunes (2005 e 2009), which contributed by revealing how textual cohesion is being elaborated by the use of referencing as constructors elements of the writing frames of a text. In this way, it is expected to contribute to the writing of opinionated texts of the students with the application of the activities proposed in the teacher's book, in the teaching of the referencing, in particular in the nominal expressions, as an enriching element of the argumentation in order to perfect the construction of textual cohesion, and also to announce arguments for the sake of constructing the perspective of the speaker.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/3493/Dissert%20Rosangela%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesABREU, A. S. Curso de redação. 12.ed. São Paulo: Ática, 2004. ________. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13.ed. Cotia: Ateliê, 2009. ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. ________. Aula de português. São Paulo: Parábola, 2009. ANSCOMBRE, J. C; DUCROT, O. L’Argumentation dans la langue. 2. ed. Bruxelles: Mardaga, 1988. APOTHÉLOZ, D; REICHLER-BÉGUELIN, M.J. Construction de La référence et stratégies de désignation. In: BERRENDONNER, A; REICHLER-BEGUELIN, M.J (Org) Du sintagma nominal aux objets-de-discours. Nauechâtel: Université de Neuchâtel, p. 227-271, 1995. ________. lnterpretations and functions of demonstrative NPs in indirect anaphora. Joumal of Pargmatics 31, p. 363-397, 1999. APOTHÉLOZ, D; CHANET,C. Défini et démonstratifdans les nominalisations. In: DE MULDER, W; VETTERS, C. (eds.), Relations anaphoriques et (in)cohérence. Amsterdam:Rodopi, p.159-186, 1997. ARMANDINHO. Tirinha sobre educação. Disponível em <https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/116050121519/tirinha-original> Acesso em: 16 nov. 2016. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BENEDETTI, Mário. Sou um caso perdido. Disponível em:<https://eupassarin.wordpress.com/2012/02/05/sou-um-caso-perdido/> Acesso em: 22 set. 2017. BERRENDONER, A. Quelques notions utiles à La sémantique dês descripteurs nominaux. In:BERRENDONNER, A .e REICHLER-BÉGUELIN, M-J. (eds) .(1995). Du syntagme nominal auxobjets-de-discours. SN complexes, nominalisation, anaphores. Neuchâtel: lnstitut de Linguistique de I'Université de Neuchâtel,p 227-271, 1995. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. CARTA, M. A inteligência impotente. Carta Capital, editorial de 05.set.2016. Disponível em <https://www.cartacapital.com.br/revista/917/a-inteligencia-impotente> Acesso em: 11 nov. 2016. CAVALCANTE, M. M. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014. ________. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2016. CAVALCANTE, M. M; LIMA, S.M.C (orgs). Referenciação: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2013. CÍCERO. Tirinha sobre a escola pública. Disponível em <http://4.bp.blogspot.com/- 9LkrIWYAMvQ/UMejPTU3SfI/AAAAAAAAAxU/LziLzniik5w/s1600/charge_escola_publica.j pg> Acesso em: 11 nov. 2016. CONTE, M.E. Encapsulamento anafórico. In AUTOR, OBRA Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003, p. 178. DE MULDER, W. (1990) Anaphore defínie versus anaphore demonstrative: um probleme semantique?. In: KLEIBER, G. e TYVAERT, J-E.(1990). Canaphore et sens domaines. Metz: Faculté des Lettres e Sciences Humaines. p. 143-158, 1990. DUCROT, O. Argumentação e „topoi‟ argumentativos. Tradução: Eduardo Guimarães. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989. FRANCIS, G. Labelling discourse: an aspect of nominal-group lexical cohesion. In: COULTHARD, Malcolm (Ed.). Advances in written text analysis. Londres: Routledge, 1994. FIORIN, J.L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016. GERALDI, J.W. (org). O texto na sala de aula. 5.ed. São Paulo: Ática, 2013. GLAUSER, B.; STRAUSS, A.The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research.Chicago: Aldine, 1967. KOCH, I.V.; MARCUSCHI, L.A. Processos de referenciação na produção discursiva. D.E.L.T.A, vol.14, no. especial, p.169-190, 1998. KOCH, I. V. Argumentação e linguagem.13.ed. São Paulo: Cortez, 2011. ________.Ler e compreender: os sentidos do texto. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2014. ________. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2015a. ________. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2015b. ________. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2016. ________. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2017. MARCUSCHI, L. A. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. in: BUZEN, C.; MENDONÇA , M. (org.) . Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola editorial, cap. 11, p.199-226, 2006. MONDADA E DUBOIS (2001), MONDADA, L; DUBOIS, D. Construção de objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M. et al (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, p. 17-52, 2003. OBSERVATÒRIO DO PNE. Todos pela educação. Gráfico sobre a porcentagem de escolas que oferecem matrículas em tempo integral (adaptado). Disponível em: <https://educacaoeparticipacao.org.br/tematica/educacao-integral-um-conceito-em-busca-denovos-sentidos> Acesso em: 11 nov. 2016. O ESTADO DE S. PAULO. Dá para olhar para a frente? Editorial de 01.set.2016. Disponível em <http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,da-para-olhar-para-a-frente,10000073335> Acesso em: 11 nov. 2016. PASSARELI, L. G. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012. PLANTIN,C. A argumentação. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. PERELMAN, C. (1970). Retóricas. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA, L. (1958). Tratado de argumentação:a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002. SERRA, P. Retórica e argumentação, 2012. Disponível em <http://bocc.ubi.pt/pag/jpserra_retorica.html> Acesso em: 11 nov. 2016. SOLÉ, L. Estratégias de leitura. Tradução de Claúdia/Schilling. 6.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. TEDESCO ABREU, M. T. O processo de referenciação e a construção do texto argumentativo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002. TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino.por
dc.subjectEscrita.por
dc.subjectReferenciação.por
dc.subjectArgumentação.por
dc.subjectCoesão textual.por
dc.subjectTeaching.eng
dc.subjectWriting.eng
dc.subjectReferencing.eng
dc.subjectArgumentation.eng
dc.subjectTextual cohesion.eng
dc.subject.cnpqLinguística Aplicadapor
dc.titleA importância da referenciação da escrita de textos no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Rosangela Rodrigues.pdfDissert Rosangela Rodrigues2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons