Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Patrícia Gaeta-
dc.creator.ID09900920899por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673282856930207por
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues-
dc.contributor.advisor1ID12925444814por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8945103097804336por
dc.date.accessioned2018-06-08T17:02:12Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationARAÚJO, Patrícia Gaeta. O caderno do aluno de 7. ano: análise discursiva e proposta de enriquecimento das atividades de leitura. 2018. 108f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/575-
dc.description.resumoNo estado de São Paulo, com a implantação do programa São Paulo Faz Escola e do Currículo Oficial, em 2008, o livro didático é substituído, no trabalho pedagógico, pelo Caderno do Aluno e do Professor com o intuito de melhorar a qualidade da educação e desenvolver as competências de leitura e de escrita. Porém os resultados das avaliações federais (Prova Brasil) e estaduais (SARESP) não apontam avanço significativo no desenvolvimento da competência leitora dos alunos no estado de São Paulo. Diante dessa realidade, o objetivo da nossa pesquisa é analisar o Caderno do Aluno do 7º ano partindo do conceito de gêneros de discurso de Bakhtin (2011) e das estratégias de leitura apresentadas por Solé (1998). Na nossa análise verificamos que o material (CA) não trabalha a leitura como interação autor-texto-leitor e nem como atividade de produção de sentidos, se preocupando, apenas, com o reconhecimento da estrutura dos gêneros. As atividades de leitura propostas para a intervenção tiveram o objetivo de enriquecer e/ou (re)formular o material, trabalhando com as estratégias para antes e depois da leitura, focando a habilidade de inferir, de maneira a contribuir na formação do aluno/leitor com a intenção de melhorar sua condição de leitor ativo, capaz de compreender os diversos textos que circulam socialmente. A pesquisa foi realizada com alunos de uma escola estadual do interior de São Paulo, EE Dr. Washington Luís, Batatais-SP. Foi selecionado um grupo de vinte e nove (29) alunos do 7º ano para aplicar as atividades de leitura.por
dc.description.abstractIn the state of São Paulo, with the implementation of the São Paulo Faz Escola program and the Official Curriculum in 2008, the textbook is replaced in the pedagogical work by the Caderno do Aluno e do Professor with the aim of improving the quality of education and developing reading and writing skills. However, the results of the federal (Prova Brasil) and State (SARESP) evaluations do not indicate a significant advance in the development of student reading competence in the state of São Paulo. In view of this reality, the objective of our research is to analyze the Caderno do Aluno of the 7th year starting from the concept of discourse genres of Bakhtin (2011) and the reading strategies presented by Solé (1998). In our analysis we verified that the material (CA) does not work reading as an author-text-reader interaction nor as an activity of sense production, only concerned with the recognition of the structure of the genres. The reading activities proposed for the intervention had the objective of enriching and / or (re) formulating the material, working with strategies for before and after reading, focusing on the ability to infer, in order to contribute to the student / reader's formation with the intention of improving his condition as an active reader capable of understanding the various texts that circulate socially. The research was carried out with students from a state school in the interior of São Paulo, EE Dr. Washington Luís, Batatais-SP. A group of twenty-nine (29) 7th graders were selected to participate in the reading activities proposed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/3508/Dissert%20Patricia%20G%20Araujo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Aulas de português: encontro & interações. São Paulo, Parábola Editorial, 2003. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6ªed. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2011. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. 1ªed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016. CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues. Professor, leitura e escrita. 1ed., 1 reimpressão, São Paulo: Contexto, 2005. CLARE, Nícia de Andrade Verdini. Ensino de Língua Portuguesa: Uma visão histórica. Revista Idioma, nº23, 2003, disponível em: < http://www.institutodeletras.uerj.br/idioma/numeros/23/idioma23a01.pdf >, acesso em 21/01/2017. DELL’ISOLA, Regina L.Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2011. FARACO, Carlos A. As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo. Parábola Editorial, 2009. GERALDI, João Wanderlei (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012. KLEIMAN, Angela. Texto & leitor: Aspectos Cognitivos da leitura. 4ªed. Campinas, Pontes, 1995. KOCH, Ingedore Villaça. O texto e construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997. ____________________. Desvendo os segredos do texto. 7ªed. São Paulo: Cortez, 2011. ____________________, ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3ªed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010. LIBERATO, Y. FULGÊNCIO, L. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo, Contexto, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glais S.Cordeiro. Campinas, Mercado das Letras, 2004. SILVA, André Luis. O Ensino de Língua Portuguesa: A Aplicação Curricular do Estado de São Paulo. Votuporanga. Ed. Dos Autores, 2011. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Trad. Claudia Schilling, 6ed., Porto Alegre, Penso, 1998. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18ed., São Paulo, Cortez, 2011.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstratégias de leitura.por
dc.subjectCaderno do Aluno.por
dc.subjectGêneros de discurso.por
dc.subjectReading strategies.eng
dc.subjectGenre.eng
dc.subject.cnpqTeoria e Análise Linguísticapor
dc.titleO caderno do aluno de 7. ano: análise discursiva e proposta de enriquecimento das atividades de leiturapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Patricia G Araujo.pdfDissert Patricia G Araujo3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons