Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Lucas Oliveira-
dc.creator.ID35207528831por
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Wagner Wey-
dc.contributor.advisor1ID48504576891por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798244047692726por
dc.date.accessioned2018-07-06T17:00:17Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationLIMA, Lucas Oliveira. Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/578-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar os sentidos de corpo/corporeidade e pedagogia do esporte presentes nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos das categorias de base do futebol brasileiro localizadas no Estado de São Paulo. Para a consecução deste objetivo, o estudo contou com duas etapas. A primeira foi construída por meio de uma exaustiva pesquisa bibliográfica trazendo à tona vários autores de referência nas temáticas corpo, corporeidade, pedagogia do esporte e futebol. Já a segunda foi caracterizada através de uma pesquisa de campo calcada em uma abordagem qualitativa, denominada Análise do Fenômeno Situado. As coletas de dados foram realizadas ao longo de sete dias para cada treinador e auxiliar técnico, perfazendo um total de 28 sessões. Para elaboração dos resultados, uma matriz norteadora contendo as principais convergências e divergências identificadas nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos foi construída. Com base na interpretação dos resultados, pudemos destacar três pontos. Primeiro, apesar de 100% dos pesquisados possuírem graduação em Educação Física, observamos que aspectos relacionados às ciências humanas, como o trato com a corporeidade, ainda carecem de maior atenção por parte das universidades responsáveis pela formação na área. Segundo, observamos a ausência do binômio cuidar-educar como pressuposto indissociável na prática, propiciando a utilização da pedagogia do esporte apenas em prol da consecução de resultados. Por último observamos a necessidade emergente da elaboração de uma periodização do treinamento em que o sentido e a atitude da corporeidade esteja presente em todas as ações pedagógicas dos responsáveis pelo processo de ensinoaprendizagem em futebol.por
dc.description.abstractThe present work aims to identify the body/corporeity and pedagogy senses of the sport present in the pedagogical actions of coaches and technical assistants of the basic categories of Brazilian football located in the State of São Paulo. The first one was carried out through an exhaustive bibliographical research bringing to the fore several authors of reference in the themes body, corporeity, pedagogy of the sport and football. The second stage was followed by a field survey based on a qualitative approach called analysis of the phenomenon. The data were collected over seven days for each trainer and technical assistant, making a total of 28 sessions. To elaborate the results, a guiding matrix containing the main convergences and divergences identified in the pedagogical actions of the coaches and technical assistants was built. Based on the interpretation of the results, we could highlight three points. First, even with 100% of those surveyed as graduates in Physical Education, we observe that aspects related to human sciences, such as dealing with corporeality, still lack interest by the universities responsible for training in the area. We also observed the absence of the caring-educating binomial in an inseparable way in practice. Because, we only identify the use of sport pedagogy for results. Finally, we observe the emerging need to elaborate a periodization of training in which corporality is omnipresent in all the pedagogical actions of those responsible for the teaching-learning process in football.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/3522/Dissert%20Lucas%20O%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFutebol.por
dc.subjectCategorias de Base.por
dc.subjectCorporeidade.por
dc.subjectPedagogia do Esporte.por
dc.subjectFootball.eng
dc.subjectBase Categories.eng
dc.subjectCorporeity.eng
dc.subjectSports Pedagogy.eng
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.titleCorpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Lucas O Lima.pdfDissert Lucas O Lima1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons