Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES FILHO, Roberto Salgado-
dc.creator.ID08224724654por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4905006626353760por
dc.contributor.advisor1JORGE, David Calhau-
dc.contributor.advisor1ID82863857649por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966842034513863por
dc.contributor.advisor-co1GAYDECZKA, Beatriz-
dc.contributor.advisor-co1ID02928271996por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706775402138523por
dc.date.accessioned2018-10-29T15:54:38Z-
dc.identifier.citationGONÇALVES FILHO, Roberto Salgado. A utilização dos laboratórios escolares em instituições de ensino na cidade de Uberaba. 2017. 94f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/598-
dc.description.resumoEsta investigação se propôs a avaliar os laboratórios escolares de instituições de ensino públicas e privadas no Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) na área urbana da cidade de Uberaba. Essa avaliação envolveu quantificar os laboratórios nas escolas e verificar sua utilização. No total foram visitadas 68 escolas. A pesquisa foi realizada pelo fato de que os laboratórios têm um papel importante no processo ensino-aprendizagem por permitir que o aluno pesquise, teste hipóteses, construa projetos e realize experimentos na prática e muitas vezes o laboratório nem sequer é utilizado. Além disso, foi analisado a existência de aulas práticas e sua influência no desempenho dos alunos e por fim, a contribuição do autor com a elaboração de um modelo de roteiro de como realizar uma aula prática. Para que se obtivesse os resultados, empregou-se como metodologia uma pesquisa quantitativa na forma de levantamento (questionário) para os diretores e professores das escolas, assim obtendo-se os gráficos com todos os dados necessários ao desenvolvimento dos resultados. A influência das aulas práticas no desempenho dos educandos foi obtida por meio da análise dos gráficos gerados pela resposta nos questionários que ajudaram a inferir resultados no desenvolvimento do aluno. A elaboração de um modelo de roteiro de como realizar uma aula prática se obtém por meio da experiência do autor desde projeto, por ser sua área de atuação profissional e também baseado nas teorias cognitivas de ensino-aprendizagem como construtivismo e construcionismo abordadas no presente trabalho. Verificou-se que os laboratórios são importantes, assim como as aulas práticas. Constatou-se que apesar de existirem laboratórios de aulas práticas nas escolas de Uberaba, sua utilização ainda é precária, com pouco incentivo ou mesmo sem se dar a devida importância a esse aspecto. Prevalece ainda o ensino tradicionalista sendo o aluno mero sujeito passivo no processo de construção do conhecimento.por
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate the laboratories of public and private educational institutions in Middle School in the urban area of Uberaba City. This evaluation involved quantifying the laboratories in schools and verifying their use. In total 68 schools were visited. The research was carried out by the fact that laboratories play an important role in the teaching-learning process by allowing the student to research, test hypotheses, construct projects and conduct experiments in practice and often the laboratory is not even used. In addition, we analyzed the existence of practical classes and their influence on student performance and, finally, the author’s contribution with the elaboration of a script model of how to carry out a practical lesson. In order to obtain the results, a methodology was used as a quantitative research in the form of a survey for the directors and teachers of the schools, thus obtaining the graphs with all the data necessary to develop the results. The influence of the practical classes on students performance was obtained through the analysis of the graphs generated by the answer in the questionnaires that helped to infer results in the development of the student. The elaboration of a script model of how to perform a practical lesson is obtained through the author's experience since the project, because it is his area of professional activity and also based on the cognitive theories of teaching-learning as constructivism and constructionism discussed in the present work. It was found that laboratories are important, as well as practical classes. It was found that although there are laboratories of practical classes in the schools of Uberaba, their use is still precarious, with little incentive or even not giving due importance to this aspect. Traditionalist teaching still prevails, and the student is merely a passive subject in the process of knowledge construction.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/3691/Dissert%20Roberto%20S%20Goncalves%20Filho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
dc.relation.referencesACKERMANN, Edith. Piaget’s Constructivism, Papert’s Constructionism: What’s the Difference? Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, USA, 2002. ARAÚJO, M. S. T; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n.2, p.176-194, 2003. ARS Consult. Disponível em: www.arsconsult.com.br. Acesso em: 15 jun. 2002. BECKER, H. J. Findings from the teaching, learning, and computing survey: Is Larry Cuban right? Centro de Pesquisa em Informação e Tecnologia e Organizações. 2 out, 2001. Disponível em: <www.crito.uci.edu/tlc>. BEREZUK, Paulo Augusto; INADA, Paulo. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010. BESAFE. A casa do Cyberbox. Disponível em: www.cyberbox.com.br. Acesso em: 19 jun, 2003. BUSATO, I. R. H. Desenvolvimento de metodologia adequada à disciplina de Biologia, que permita uma diminuição da visão fragmentada do saber e contemple uma visão mais integrada e holística, 2001. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: <teses.eps.ufsc.br/defesa>. Acesso em: 2 abr. 2008. CAMACHO, R. C. S. Síntese Crítica ao livro de Seymor Papert: “A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática”. Trabalho acadêmico apresentado na disciplina de Ciências da Educação IV da Universidade da Madeira, Funchal, 2010. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/rakellcsc/maqdascrianas>. Acesso em: 24/04/2015. CAPELETTO, A. Biologia e Educação ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática, 1992. p. 224. DOURADO, L. Trabalho Prático, Trabalho Laboratorial, Trabalho de Campo e Trabalho Experimental no Ensino das Ciências – contributo para uma clarificação de termos. In: VERÍSSIMO, A.; PEDROSA, M. A.; RIBEIRO, R. (Coord.). Ensino experimental das ciências. (Re)pensar o ensino das ciências, 2001. 1. ed. 3. v. Disponível em: <ciencias-exp-no-sec.org/documentos>. Acesso em: 25 abr. 2008. GALIAZZI, M. C.; ROCHA, J. M. B.; SCHMITZ, L. C.; SOUZA, M. L.; GIESTA, S.; GONÇALVES, F. P. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência e Educação, v. 7, n. 2, 2001. Disponível em: <www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao>. Acesso em: 15 jun. 2008.71 GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: EPU, 1987, 80p. LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente. 9 ed. V. 67 São Paulo, Cortez, 2006. LIMA, M.E.C.C.; JÚNIOR, O.G.A.; BRAGA, S.A.M. Aprender ciências – um mundo de materiais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. 78p. MAISONNETTE, Roger. A utilização dos recursos informatizados a partir de uma relação inventiva com a máquina: a robótica educativa. Paraná, 2002. Disponível em: <www.proinfo.gov.br>. MIOT, Hélio Amante. Tamanho da amostra em estudos clínicos e experimentais. J. vasc. Bras. Porto Alegre. v. 10, n. 4, p. 275-278. Dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677- 54492011000400001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08/04/2016. MORAN, Jose Manuel; Como utilizar as tecnologias na escola. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm>. Acesso em 03 nov. 2012. PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artmed Editora, 1993. PIAGET, J.; INHELDER, B. The Child's Conception of Space. New York: W. W. Norton &Co, 1967. REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 212, 11, 2008. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewArticle/13>. Acesso em: 24/04/2015. SANTOS, C. F.; MENEZES, C. S. de. A Aprendizagem da Física no Ensino Fundamental em um Ambiente de Robótica Educacional. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 25. 2005, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2005. SCHONS, C.; PRIMAZ, E. e WIRTH, G. A. P. (2004). Introdução a Robótica Educativa na Instituição Escolar para alunos do Ensino Fundamental da disciplina de Língua Espanhola através das Novas Tecnologias de Aprendizagem. Em Anais do I Workshop de Computação da Região Sul, 2004.72 SOUSA, A. S.; SOUZA, E. P. de. Utilização de Objetos de Aprendizagem nas Ciências Naturais e Exatas: O caso do curso de formação continuada para professores de escolas públicas da região Sudoeste da Bahia. In: WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 13. 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro. WEISSMANN, H. Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v. 10, p. 93-103, 2007. ZILLI, S. R. (2004) A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Prática. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLaboratórios Escolares.por
dc.subjectConstrução do Conhecimento.por
dc.subjectEnsino Fundamental II.por
dc.subjectSchool Laboratories.eng
dc.subjectKnowledge Construction.eng
dc.subjectMiddle School.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleA utilização dos laboratórios escolares em instituições de ensino na cidade de Uberabapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Roberto S Goncalves Filho.pdfDissert Roberto S Goncalves Filho3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons