Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAOLINELLI, Sônia Maria Rezende-
dc.creator.ID61451959672por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9017336226506815por
dc.contributor.advisor1ANJO, Luiz Fernando Resende dos Santos-
dc.contributor.advisor1ID82260990134por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6623293266590478por
dc.contributor.advisor-co1GAYDECZKA, Beatriz-
dc.contributor.advisor-co1ID02928271996por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706775402138523por
dc.date.accessioned2018-10-29T16:56:11Z-
dc.date.issued2016-12-08-
dc.identifier.citationPAOLINELLI, Sônia Maria Rezende. Uma visão geral sobre a atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. 2016.155f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/600-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda os ambientes universitários associados à produção e disseminação do conhecimento científico, em especial, as Editoras Universitárias (EUs). Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão influenciando, significativamente, a produção editorial das EUs, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro universitário. O objetivo geral deste estudo é analisar a atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. O tema é relevante para os estudos da Ciência da Informação, uma área interdisciplinar que se relaciona com as áreas de Biblioteconomia, Administração, Editoração e Tecnologia da Informação, destacando a percepção de que há um nicho a ser explorado pelos profissionais da área. Para o desenvolvimento deste estudo, a metodologia envolveu uma abordagem quantitativa, utilizando um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado a 47 dirigentes das editoras universitárias brasileiras, no período de 18 de fevereiro a 18 de março de 2016, obtendo-se o retorno de 16 questionários respondidos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com parecer favorável número 1.276.045, de 13 de outubro de 2015. Constatou-se que algumas EUs estão organizadas estrategicamente para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas TICs, tais como a produção de e-books e mudanças nas suas formas de comunicação, divulgação e comercialização. Print on demand ainda é uma inovação pouco adotada entre as EUs e precisa ser repensada. Evidenciou-se ainda a importância da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) na concretização do atual cenário editorial brasileiro. Conclui-se que os resultados apresentados permitem aos dirigentes das IES observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das EUs já inseridas no mercado editorial universitário brasileiro.por
dc.description.abstractThis research addresses university environments associated to the production and dissemination of scientific knowledge, in particular, the University Presses (EUs). The advance of new Information and Communication Technologies (TICs) is influencing significantly the editorial production of the EUs, promoting innovations in all the stages of the production chain of the university book. The aim of this study is to analyze the performance of university presses in the context of the Brazilian public higher education. The subject is relevant for the studies of Information Science, an interdisciplinary field which is related to the fields of Library Science, Management, Editing and Information Technology, highlighting the perception that there is a niche to be exploited by the professionals of this field. For the development of this study, the methodology involved a quantitative and qualitative approach, using an electronic questionnaire (Google Docs), with open and closed questions, sent to 47 managers of Brazilian university presses, from February 18 to March 18, 2016, receiving in return, 16 answered questionnaires. The research was approved by the Committee for Ethics in Research (CEP) of the Federal University of the “Triângulo Mineiro” (UFTM), with the favourable report number 1.276.045, dated 13th of October, of 2015. It was shown that some EUs are strategically organized to attend the demands for publication of informational resources, and others, are gradually entering the electronic publishing scenario, by means of innovations provided by the new TICs, such as the production of e-books and changes in their forms of communication, dissemination and commercialization. Print on demand is still an innovation which is adopted in very few cases among the EUs, and needs to be reconsidered. The importance of the Brazilian Association of University Presses (ABEU) in the implementation of the current Brazilian printing scenario was also highlighted. It is possible to conclude that the results presented allow for the managers of the Higher Education Institutions to observe, make comparisons and adaptations to implant or implement new university presses, based on the experience of the EUs which are already incorporated in the Brazilian university publishing market.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/3685/Dissert%20Sonia%20M%20R%20Paolinelli.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
dc.relation.referencesADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Adobe InDesign CC. California, 2016a. Disponível em: <http://www.adobe.com/br/products/indesign.html#>. Acesso em: 19 jul. 2016. ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Adobe Illustrator CC. California, 2016b. Disponível em: <https://www.adobe.com/br/products/illustrator.html?promoid=KLXLT>. Acesso em: 19 jul. 2016. ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Adobe Photoshop CC. California, 2016c. Disponível em: <https://www.adobe.com/br/products/photoshop.html?promoid=KLXLS>. Acesso em: 19 jul. 2016. ADOBE SYSTEMS INCORPORATED. Adobe Acrobat DC. California, 2016d. Disponível em: <https https://acrobat.adobe.com/br/pt/acrobat.html?promoid=KSBOO>. Acesso em: 19 jul. 2016. ARANHA, M. L. de A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2007. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORAS UNIVERSITÁRIAS. Apresenta informações institucionais e dos associados, serviços e consulta ao catálogo das editoras. Desenvolvido por Isthmus Sistemas de Comércio Virtual. São Paulo, [2015-2016]. Disponível em: <http://www.abeu.org.br/farol/abeu/>. Acesso em: 13 mar. 2016. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORAS UNIVERSITÁRIAS. Estatuto social da Associação Brasileira das Editoras Universitárias: registrado no 6º Oficial R.T.D. da cidade de São Paulo, sob nº 0103191, em 27/10/2005. São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.abeu.org.br/farol/abeu/sobre/estatuto/20/>. Acesso em: 13 mar. 2016. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORAS UNIVERSITÁRIAS. Grupo de Trabalho ABEU Técnico. Programa Interuniversitário para Distribuição de livro (PIDL). São Paulo, 2008. Não paginado. BARBOSA, D. R.; SOUZA, M. P. R. de. Ética na pesquisa qualitativa: reflexões sobre privacidade, anonimato e confidencialidade. In: GUERRIERO, I. C. Z.; SCHMIDT, M. L. S.; ZICKER, F. (Org.). Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais na saúde. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008. p. 237-249. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. BORGES, J. L. Prefacio a un diccionario. In: PONTÓN, Gonzalo et al. Diccionario enciclopedico. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1986, BRAGANÇA, A. Sobre o editor: notas para sua história. Em questão, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 219-237, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119/77 >. Acesso em: 29 maio 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 67/2003, de 11 de março de 2003. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN dos Cursos de Graduação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0067.pdf>. Acesso em: 6 mar. 2016. BRASIL. Ministério da Educação. E-Mec: Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Brasília, 2015a. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 21 dez. 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: Reuni 2008 – Relatório de Primeiro Ano. Brasília, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2069-reunirelatorio-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 jun. 2016. BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria da Receita Federal do Brasil. Quem está obrigado a se inscrever no CNPJ. Brasília, 2015b. Disponível em: <http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-nacional-depessoas-juridicas-cnpj/quem-esta-obrigado-a-se-inscrever-no-cnpj>. Acesso em: 20 jun. 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, n. 112, p. 59, 13 jun. 2013. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=59&data=13/06 /2013>. Acesso em: 17 jul. 2015. BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 15 abr. 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 26 fev. 2016. BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 fev. 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm>. Acesso em: 19 maio 2016. BRASIL. Presidência da Repúbica. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 22 mar. 2016. BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm>. Acesso em: 23 jun 2016. BUFREM, L. S. Editoras universitárias no Brasil: uma crítica para a reformulação da prática. São Paulo: EDUSP, 2001. BUFREM, L. S. Práticas editoriais e o ensino superior do Brasil: 20 anos da ABEU. Verbo: Revista da ABEU, São Paulo, n. 4, p. 18-30, ago. 2008. BUFREM, L. S. Política editorial universitária: por uma crítica à prática. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 23-26, jan./abr. 2009. CARNEIRO, M. L. T. Livros proibidos, ideias malditas. São Paulo: Estação Liberdade, 1997. CARNEIRO, M. L. T. Livros proibidos, ideias malditas. São Paulo: Ateliê, 2002. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=0oGZoZtl44C&pg=PA100&dq=livros+perigosos+ideias+malditas&sig=ACfU3U0vYrE _JOekR0OsKlj22aN-h1DOAQ#PPA127,M1>. Acesso em: 14 fev. 2016. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil juvenil. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIORCAPES. História e missão. Brasília, 2015a. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/historia-e-missao>. Acesso em: 27 fev. 2016. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIORCAPES. Plano nacional de pós-graduação: 1986-1989: III PNPG. Brasília, [1985]. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/III_PNPG.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2016. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIORCAPES. Plano nacional de pós-graduação: 2005-2010. Brasília, 2004. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/PNPG_2005_2010.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2016. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIORCAPES. Plano nacional de pós-graduação: 2011-2020. v. 1. Brasília, 2010a. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2016. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIORCAPES. Plano nacional de pós-graduação: 2011-2020. v. 2. Brasília, 2010b. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/PNPG_Miolo_V2.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2016. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIORCAPES. GEOCAPES - Sistema de Informações Georreferenciadas: distribuição de programas de pós-graduação no Brasil. Brasília, 2015b. Disponível em: <http://geocapes.capes.gov.br/geocapes2//>. Acesso em: 2 mar. 2016. COREL CORPORATION. Corel Draw. Ottawa, 2016. Disponível em: <http://www.coreldraw.com/br/product/software-de-designgrafico/?hptrack=br2bb1&_ga=1.265714633.739424192.1468949979>. Acesso em: 19 jul. 2016. CRISE e reforma do sistema universitário: debate com Maria Hermínia Tavares e Almeida (mediadora), Antonio Carlos Ronca, Eunice Durham,. Luiz Antônio Cunha e Maria Cristina de Morais Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, n. 46, 1996. Disponível em: <http://novosestudos.uol.com.br/v1/files/uploads/contents/80/20080626_crise_e_reforma.pdf >. Acesso em: 16 fev. 2016. DIAS, V. Censura e bibliotecas. Webartigos.com. 2008. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/4042/1/censura-e-bibliotecas/pagina1.html>. Acesso em: 17 fev. 2016. DIAS SOBRINHO, J. Educação superior, globalização e democratização. Qual universidade? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 164-173, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a14n28.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2016. DICIONÁRIO Houaiss da língua portuguesa. Copidescagem. [S.l.]: Instituto Houaiss da Língua Portuguesa, 2009. 1 CD Rom. DOURADO, L. F. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil, nos anos 90. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 234-252, set. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12931.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2016. DOURADO, S. M. Identificando a inovação editorial na cadeia produtiva do livro universitário brasileiro. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) -- Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia. 2012 EDITORA UNESP. Quem somos. São Paulo, [201-]. Disponível em: < http://editoraunesp.com.br/quemsomos>. Acesso em: 19 jul. 2016. FERNANDES, F. A questão da USP. São Paulo: Brasiliense, 1984. FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. Curitiba, PR: Positivo, 2004. FERREIRA, L. F. Bibliotecas universitárias brasileiras: análises de estruturas centralizadas e descentralizadas. São Paulo: Pioneira, 1980. FIQUEIREDO, E. S. A. de. Reforma do ensino superior no Brasil: um olhar a partir da história. Revista da UFG, Goiânia, v. 7, n. 2, dez. 2005. Disponível em: < http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/C-reforma.html>. Acesso em: 14 fev. 2016. FRANCHETTI, P. Razão de ser das editoras universitárias. Consciência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 103, nov. 2008. Disponível em: <http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=40&id=486>. Acesso em: 28 jan. 2016. FRANCHETTI, P. No topo da edição universitária. Jornal da UNICAMP, Campinas, 05 nov./11 nov.2012, v. 2012, n. 545, Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/ju/545/no-topo-da-edicao-universitaria>. Acesso em: 28 jun. 2016. FURNIVAL, A. C.; HUBBARD, B. Acesso aberto às publicações científicas: vantagens, políticas e advocacy. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 160-177, jul./dez. 2011. Disponível em: <www.revistas.usp.br/incid/article/view/42358/46029>. Acesso em: 06 set. 2016. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GHIRALDELLI Jr., P. História da educação brasileira. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. GUEDES, M. do C.; PEREIRA, M. E. M. Editoras universitárias: uma contribuição à indústria ou à artesania cultural? São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 78-84, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9804.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2016. HADDAD, F. Missão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Portal de Domínio Público. [2004]. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/Missao/Missao.jsp>. Acesso em: 18 maio 2016. HALLEWELL, L. O livro no Brasil: sua história. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2012. INTERNATIONAL DIGITAL PUBLISHING FORUM. EPUB. Seattle, WA, 2016. Disponível em: <http://idpf.org/epub>. Acesso em: 19 jul. 2016. INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Centro Brasileiro do ISSN. Repositórios digitais. Brasília, 2012. Disponível em: < http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositoriosdigitais/sobre-repositorios-digitais>. Acesso em: 06 set. 2016. INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Brasília, [201-]. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/>. Acesso em: 06 set. 2016. INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD: registros de acesso por instituição. Brasília, [2016]. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Statistics/Clicks/>. Acesso em: 13 set. 2016. INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 4. ed. São Paulo, 2016. Disponível em: < http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_- _2015.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2016. LEITÃO, B. J. M.; LIMBERTO, A. Censura às bibliotecas e controle da informação pela ação de regimes totalitários. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24., Brasília, 1997. Anais ... Brasília, DF: FEBAB, 2007. 1 CD-ROM LINDOSO, F. Prefácio. In: ZAID, G. Livros demais!: sobre ler, escrever e publicar. São Paulo: Summus, 2004. p. 9-12. LINDOSO, F. Impressão digital, impressão sob demanda: perspectivas e impasses. In: PUBLISHNEWS. 17 jul. 2012. São Paulo: Carrenho Editorial, 2016. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/materias/2012/07/17/69412-impressao-digital-impressaosob-demanda-perspectivas-e-impasses>. Acesso em: 5 jul. 2016. LUCCISANO, A.; COP, N.; PACKER, A. SciELO Livros. In: PACKER, A. L., et al. (Org). SciELO – 15 anos de acesso aberto: um estudo analítico sobre acesso aberto e comunicação científica. Paris: UNESCO, 2014. p. 151-170. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7476/9789237012376>. Acesso em: 19 jun. 2016. MARCHIORI, P. Z. et al. Fatores motivacionais da comunidade científica para publicação e divulgação da sua produção em revistas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2006. Disponível em: <http://www.snbu2006.ufba.br/soac/viewabstract.php>. Acesso em: 9 mar. 2016. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. MARQUES, F. Os limites do índice-h. Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 207, maio 2013. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/05/14/os-limites-do-indice-h/>. Acesso em: 17 jul. 2016. MARQUES NETO, J. C. (Coord.). Editoras universitárias brasileiras: estudo exploratório. [S.l.]: IESAL/UNESCO, 2003. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001398/139899por.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2015. MARQUES NETO, J. C. A Editora universitária, os livros do século XXI e seus leitores. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.4, n. 7, p. 167-172, 2000. MARTINS, W. A Palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001. MARTINS FILHO, P. Como os livros são financiados. ComCiência, Campinas, n. 103, 2008 . Disponível em: <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519- 76542008000600008&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 18 maio 2016. MARTINS FILHO, P.; ROLLEMBERG, M. EDUSP: um projeto editorial. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília (DF): Briquet de Lemos Livros, 1999. 268 p. MESQUITA, A. G. G. Editoras universitárias da Amazônia na era digital. Verbo: Revista da ABEU, São Paulo, p. 34-36, set. 2013. MESQUITA, V. Sobre livros: aspectos da editoração acadêmica. Fortaleza: Edições UFC, 1984. MIGUEL, S. Variações sobre o livro. São Carlos: EDUFSCar, 1998. MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010. 107 p. MORESCHI, B. Unir ou morrer: conheça o programa da ABEU que tenta reunir as editoras universitárias na hora das vendas. Verbo: Revista da ABEU, São Paulo, p. 16-17, mar. 2006. Disponível em: <https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/revistaverbo2006_3- 38446.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2016. NERY, R. M. Informações sobre as Reuniões Anuais da ABEU [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <soniamaria@biblioteca.uftm.edu.br> em 18 maio. 2016. NEVES, C. E. B. Ciência e tecnologia no Brasil. In: SOARES, M. S. A. (Coord.). A educação superior no Brasil. Brasília, DF: CAPES, 2002. p. 205-248. OLIVE, A. C. História da educação superior no Brasil. In: SOARES, M. S. A. (Coord.). A educação superior no Brasil. Brasília, DF: CAPES, 2002. p. 31-42. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. POPKEWITZ, T. S. Reforma educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em educação. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO. Apresenta informações sobre a missão, política do acervo, estatísticas e como colaborar. Brasília, DF: MEC, [200-]. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp>. Acesso em: 06 set. 2016. RAO, S. S. Eletronic books: a review and evaluation. Library Hi Tech, Ann Arbor, Mich., US, v. 21, n. 1, p. 85-93, 2003. RICCI, R. Estratégia educacional brasileira. Folha de São Paulo, São Paulo, 9 jan. 2008. Opinião. Tendências/Debates. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0901200808.htm>. Acesso em: 10 fev. 2016. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. , rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011. ROCHA, M. A. A contribuição à educação para além da publicação de textos: perspectiva histórica do trabalho da editora da Universidade Federal de Uberlândia. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Educação e Comunicação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. RODRIGUES, M. A. de S. et al . From print to screen: changes and challenges facing the Brazilian publishing industry. Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 3, p. 491-505, Sept. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 21072014000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 jun. 2016. ROSA, F. et al. A presença das editoras universitárias nos acervos dos repositórios institucionais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 4, n. 2, p. 152-164, jul./dez. 2013. Ed. esp. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/69307>. Acesso em: 20 fev. 2016. ROSINHA, R. C. Política editorial: aspectos a considerar. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 17, n. 2, p. 249-258, juI./dez. 1989. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000001754/8389baf5a5df2daafba 3474e9bd66d59>. Acesso em: 25 jun. 2016. SAMPAIO, A. J. Programa Interuniversitário para Distribuição do Livro (PIDL). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDITORAS UNIVERSITÁRIAS, 6., 1989, Curitiba. Anais ... Curitiba: UFPR, 1991. SciELO - Scientific Electronic Library Online. São Paulo: FAPESP; CNPq; BIREME; FapUnifesp, [201-]. Disponível em: < http://books.scielo.org/>. Acesso em: 19 jun. 2016. SciELO - Scientific Electronic Library Online. SCiELO Livros: o que é e como participar. São Paulo: ABEU; SCIELO, 2015. Disponível em: <http://books.scielo.org/guia-scielolivros/>. Acesso em: 19 jun. 2016. SciELO - Scientific Electronic Library Online. Critérios SciELO Livros: critérios, políticas e procedimentos para a operação das coleções de livros eletrônicos. São Paulo: FAPESP; CNPq; BIREME; FapUnifesp, 2014. Disponível em: <http://books.scielo.org/criterios-scielo123 livros-criterios-politicas-e-procedimentos-para-a-operacao-das-colecoes-de-livroseletronicos/>. Acesso em: 19 jun. 2016. SciELO Books. Dados estatísticos do SCIELO LIVROS [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <soniamaria@biblioteca.uftm.edu.br> em 21 jun. 2016. SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA-SBPC. História. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/site/a-sbpc/historico/index.php>. Acesso em: 27 fev. 2016. TERENCE, A. C. F.; ESCRIVÃO FILHO, E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquis-ação nos estudos organizacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26., 2006, Fortaleza-CE. Anais ..., Fortaleza: ABEPRO, 2006. p. 1-9. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR540368_8017.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2015. TRIGUEIRO, M. G. S. Reforma universitária e mudança no ensino superior brasileiro. Brasília, DF: IES, 2003. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139968por.pdf >. Acesso em: 11 fev. 2016. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Desenvolvimento Sustentável. Pós-Graduação. QUALIS/CAPES - Classificação de Periódicos, Anais, Jornais e Revistas. Brasília, 2016. Disponível em: <http://www.cds.unb.br/cds/portal2/index.php/pt/pos-graduacao/85-posgraduacao/106-qualiscapes-classificacao-de-periodicos-anais-jornais-e-revistas>. Acesso em: 2 jul. 2016. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Manual do calouro: a trajetória da USP. São Paulo, [2016]. Disponível em: <http://www.scs.usp.br/manualdocalouro/?p=583>. Acesso em: 27 fev. 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Editora universitária UFPE: histórico. Recife, 2009. Disponível em: <https://www.ufpe.br/edufpe/index.php?option=com_content&view=article&id=80&Itemid= 145>. Acesso em: 15 mar. 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Conselho Universitário. Resolução nº 12, de 13 de maio de 2016. Institui a Editora da UFTM. Uberaba, 13 maio 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Programa de Mestrado Profissonal em Inovação Tecnológica. Anexo II: Docentes/Tema/Vagas do Programa/2014. In: ______. Edital nº 19/2014/NUPE/UFTM, de 08 agosto de 2014. Uberaba, 2014. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/upload/seletivo/Anexo_II_2014.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2015. VICENTINO, C.; DORIGO, G. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 2007.124 WARE, M. Institutional repositories and scholarly publishing. Learned Publishing, v. 17, n. 2, p. 115-124, 2004. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1087/095315104322958490/epdf>. Acesso em: 06 set. 2016. WATERS, L. Inimigos da esperança: publicar, perecer e o eclipse da erudição. Trad. Luiz Henrique de Araújo Dutra. São Paulo: UNESP, 2006. ZAID, G. Livros demais!: sobre ler, escrever e publicar. São Paulo: Summus, 2004.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEditoras universitárias.por
dc.subjectInovação editorial.por
dc.subjectLivros eletrônicos.por
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicação (TICs).por
dc.subjectEducação superior.por
dc.subjectUniversity presses.eng
dc.subjectEditorial innovation.eng
dc.subjectElectronic books.eng
dc.subjectInformation and Communication Technologies (TICs).eng
dc.subjectHigher Education.eng
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopor
dc.titleUma visão geral sobre a atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Sonia M R Paolinelli.pdfDissert Sonia M R Paolinelli1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons