Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LEAL, Eduardo Caetano | - |
dc.creator.ID | 03606065639 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9570804203128724 | por |
dc.contributor.advisor1 | TAVARES, Darlene Mara dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1ID | 04101982856 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9664733721946290 | por |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T19:28:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Eduardo Caetano. Análise do comportamento informacional dos discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu da UFTM sob as perspectivas de acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2018. 148f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/613 | - |
dc.description.resumo | O Portal de Periódicos da CAPES, enquanto política pública, tem por missão a democratização, a difusão e a propagação do conhecimento e da informação científica de alto nível, com vistas a fortalecer o desenvolvimento das pesquisas e a evolução da ciência. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o conhecimento, uso e satisfação dos discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu no âmbito da UFTM, localizados no campus de Uberaba-MG, em relação ao Portal de Periódicos da CAPES e os recursos informacionais científicos por ele oferecido. Os objetivos específicos foram: descrever as características dos participantes quanto às variáveis: demográficas; acadêmicas; divulgação, treinamento e incentivo; barreiras; práticas, vantagens e acesso segundo graduação e pósgraduação stricto sensu; identificar o conhecimento, o uso e a satisfação dos discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu sobre os recursos do Portal de Periódicos da CAPES; descrever a associação entre as variáveis demográficas e acadêmicas com o conhecimento e não conhecimento do Portal de Periódicos da CAPES segundo graduação e pós-graduação stricto sensu; descrever a associação entre as variáveis demográficas; acadêmicas; divulgação, treinamento e incentivo e barreiras com o uso e não uso do Portal de Periódicos da CAPES segundo graduação e pós-graduação stricto sensu, descrever a associação entre as variáveis demográficas; acadêmicas; práticas; vantagens e acesso com a satisfação e insatisfação com o Portal de Periódicos da CAPES segundo graduação e pósgraduação stricto sensu. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, analítico e transversal, realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, campus situado na cidade de Uberaba. Participaram da pesquisa 4.301 discentes da graduação, matriculados a partir do segundo ano, e 699 da pós-graduação stricto sensu. O tamanho da amostra deve ter proporção de 10 respondentes para cada variável; como as análises foram realizadas para no máximo 32 variáveis em conjunto, a amostra mínima requerida foi de 320 discentes. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário web survey, com 27 questões, construído a partir da ferramenta Google Forms e enviado por e-mail aos discentes. O instrumento ficou aberto durante 54 dias consecutivos. Para a análise dos dados foram realizadas a distribuição de frequência, teste Qui-quadrado (p<0,05) e a Análise Fatorial de Correspondência Múltipla. O conhecimento do Portal de Periódicos da CAPES pelos discentes da pós-graduação24 stricto sensu associou-se ao sexo feminino; à utilização de outras fontes de pesquisa; à faixa etária de 22 a 30 anos; a terem realizado monitoria, extensão universitária e iniciação científica; à dedicação de 20 a 49,9 horas mensais à pesquisa. O não uso do Portal de Periódicos da CAPES pelos discentes de graduação associou-se à faixa etária de 18 a 24 anos; a não participação no treinamento virtual; à insatisfação com a divulgação do Portal e ao não incentivo do uso e não utilização em aula de artigos do Portal de Periódicos pelos docentes. A satisfação com o uso do Portal de Periódicos da CAPES pelos discentes da pós-graduação stricto sensu associou-se à utilização adequada de suas ferramentas; à rapidez de acesso; à qualidade do conteúdo; à diversidade e quantidade de fontes; ao material atualizado; à confiança e credibilidade das informações; à contemplação de sua área de conhecimento; à disponibilização de artigos em texto completo; a gratuidade; a encontrarem os materiais de que precisam e os materiais disponíveis satisfazerem suas necessidades de informação. Destaca-se que, próximo à origem do plano fatorial estão os discentes de graduação, o que significa que eles estão próximos ao perfil médio dos discentes de pós-graduação stricto sensu, mas em menor intensidade. | por |
dc.description.abstract | CAPES Portal of Periodicals, as public policy, has as its mission the democratization, dissemination and propagation of high-level scientific knowledge and information, with a view to strengthening the development of research and the evolution of science. In this perspective, this research had as general objective to analyze the knowledge, use and satisfaction of the graduation e and postgraduation stricto sensu students within the scope of UFTM, located in the campus of Uberaba-MG, in relation to the CAPES Portal of Periodicals and the scientific information resources it offers. The specific objectives were: to describe the characteristics of the participants regarding the variables: demographic; academics; dissemination, training and incentive; barriers; practices, advantages and access to graduation and postgraduate stricto sensu; to identify the knowledge, use and satisfaction of graduation and postgraduate stricto sensu students about the resources of the CAPES Portal of Periodicals; to describe the association between the demographic and academic variables with knowledge and not knowledge of the CAPES Portal of Periodicals according to graduation and postgraduation stricto sensu; describe the association between demographic variables; academics; dissemination, training and incentive and barriers with the use and not use of the CAPES Portal of Periodicals according to graduation and postgraduation stricto sensu, describe the association between demographic variables; academics; practices; advantages and access with satisfaction and dissatisfaction with the CAPES Portal of Periodicals according to graduation and postgraduation stricto sensu. This is a quantitative, observational, analytical and crosssectional study, carried out at the Federal University of Triângulo Mineiro, located in the city of Uberaba. A total of 4,301 graduation students enrolled from the second year and 699 from the stricto sensu postgraduate course participated in the study. The sample size should have a proportion of 10 respondents for each variable, as the analyses were performed for a maximum of 32 variables together, the minimum sample required was 320 students. For data collection, a web survey questionnaire was used, with 27 questions, constructed from the Google Forms tool sent by e-mail to the students. The instrument was opened for 54 consecutive days. The frequency distribution, Chi-square test (p <0.05) and Multiple Correspondence Factor Analysis were used to data analysis. The knowledge of the CAPES Portal of Periodicals by the students of the graduate degree stricto sensu was associated with the female sex; the26 use of other research sources; to the age group of 22 to 30 years; to have carried out monitoring, university extension and scientific initiation; to the dedication of 20 to 49.9 hours per month to the research. The non-use of the CAPES Portal of Periodicals by graduation students was associated to the age group of 18 to 24 years; nonparticipation in virtual training; dissatisfaction with the disclosure of the Portal and to the non-incentive of the use and not use articles in class of the Portal of Periodicals, by the teachers. The satisfaction with the use of the CAPES Portal of Periodicals by the students of the graduate degree stricto sensu was associated to the appropriate use of its tools; speed of access; quality of content; diversity and quantity of sources; the updated material; trust and credibility of information; contemplation of their area of knowledge; availability of articles in full text; gratuity; to find the materials they need and the materials available to meet their information needs. It should be noted that, close to the origin of the factorial plan are the graduation students, which means that they are close to the average profile of postgraduation stricto sensu students, but to a lesser extent. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/3760/Dissert%20Eduardo%20C%20Leal.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ALMEIDA, Elenara Chaves Edler de; GUIMARÃES, Jorge Almeida; ALVES, Isabel Teresa Gama. Dez anos do Portal de Periódicos da CAPES: histórico, evolução e utilização. RBPG, Brasília, v. 7, n. 13, p. 218-246, nov. 2010. ALMEIDA, Fernanda Gomes. Competência informacional no Portal de Periódicos da CAPES: uma análise a partir dos treinamentos de uso. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. ALVARENGA, Lídia. A teoria do conceito revisitada em conexão com ontologias e metadados no contexto das Bibliotecas tradicionais e digitais. Datagramazero, v. 2, n. 6, p. 1-13, dez. 2001. ALVES, Ana Paula Menezes. Competência em informação para a gestão da mudança nas bibliotecas universitárias. Biblos, Rio Grande, v. 29, n. 2, p. 38-54, 2015. AMORIM, Antônio Marcos; VERGUEIRO, Waldomiro. Consórcios de Bibliotecas no Brasil: um desafio à democratização do conhecimento. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 32-47, jan./abr. 2006. ARAÚJO, Eliany Alvarenga de et al. Periódico eletrônico Informação & Sociedade: estudos – impactos no contexto da comunicação científica. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 335-347, set./dez. 2006. ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de; FURNIVAL, Ariadne Chloe Mary. Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 2, p. 68-89, maio/ago. 2016. BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007. BARROS, Victor Freitas de Azeredo; SOUZA, Maria Aparecida Rodrigues de; MACHADO, Simone Silva. Portal de Periódicos da Capes: a Importânica da Investigação Científica na Iniciação Científica. Cadernos de educação, tecnologia e sociedade, v. 3, n. 1, p. 47-53, 2012. BELKIN, N. J. Anomalous states of knowledge as a basis for information retrieval. Canadian journal of information science, Toronto, v. 5, p. 133-143, 1980. BERH, Ariel; MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Uma proposta de atendimento às necessidades de informação dos usuários da Biblioteca Escolar por meio do benchmarking e do sensemaking. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 37-54, jun./jul. 2010. BERNHARD, Paulette. La formación en el uso de La información: una ventaja en la enseñanzas superior. Anales de Documentación, Murcia, n.5, p. 409-435, 2002. BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marco; BRISOLA, Anna. Pensamento reflexivo e gosto informacional: disposição para competência crítica em informação. Informação & sociedade, João Pessoa, v. 27, n. 1, p. 7-16, jan./abr. 2017. BRENNAND, Edna Gusmão de Góes; BRENNAND, Eládio de Góes. Informação interativa e a formação de colégios invisíveis. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 23, n. 2, p. 89-98, maio/ago. 2013. BUSH, Vannevar. As we may think. Atlantic monthly, Boston, v. 176, n. 1, p. 101- 108, jul. 1945. CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. CAMPOS, Thamara de Souza et al. Portal de Periódicos da Capes: uso por pósgraduandos da Faculdade de Medicina. Revista brasileira de educação médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 50-54, jan./mar. 2012. CARVALHO, H. Análise multivariada de dados qualitativos: utilização da análise de correspondências múltiplas com o SPSS. Lisboa: Edições Silabo, 2004. CENDÓN, Beatriz Valadares; RIBEIRO, Nádia Ameno. Análise da literatura acadêmica sobre o Portal Periódico CAPES. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 157-178, maio/ago. 2008. ______; ______. Estudo das variáveis utilizadas nas pesquisas sobre o uso do Portal de Periódicos da CAPES. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 21, n. 3, p. 101-118, set./dez. 2011. ______; SOUZA, Juliana Lopes de Almeida; RIBEIRO, Nádia Ameno. Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da CAPES: um estudo sobre a obtenção de sucesso no uso do sistema. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 67-100, abr./jun. 2011. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. CHOO, C. W. A. Perception and use of information sources by chief executives in environmental scanning. Library & information science research, Norwood, v. 16, n.1, p. 23-40, 1994. ______. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Portal de Periódicos. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 13 nov. 2017. ______. GeoCapes: sistema de informações georreferenciadas: dados estatísticos. Disponível em: <https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/>. Acesso em: 28 jan. 2018. CORREA, Cynthia Harumi Watanabe et al. Portal de periódicos da CAPES: um misto de solução financeira e inovação. Revista brasileira de inovação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 127-145, jan./jun. 2008. CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; CASTRO JUNIOR, Orlando Vieira de. Perspectivas sobre competência em informação: diálogos possíveis. Ciência da Informação, Brasília, v. 47, n. 2, p. 38-51, maio/ago. 2018. COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. Estudo de usabilidade do Portal de Periódicos da CAPES. Biblios, n. 43, p. 1-23, 2011. COVI, Lisa M. Material mastery: situating digital library use in university research practices. Information processing & management, New Brunswick, v. 35, n. 3, p. 293-316, may 1999. CRUZ, Ângelo Antônio Alves Correa et al. Impacto dos periódicos eletrônicos em bibliotecas universitárias. Ciência da informação, Brasília, v. 32, n. 2, p. 47-53, maio/ago. 2003. CRUZ, Carlos Henrique Brito. Vannevar Bush: uma apresentação. Revista latinoamericana e psicopatologia fundamental, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 11-13, mar. 2011. CUNHA, Adriana Áurea Lara. Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos CAPES entre áreas do conhecimento. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. CUNHA, Murilo Bastos. Desafios na construção de uma Biblioteca digital. Ciência da informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 257-268, set./dez. 1999. DALBERIO, Osvaldo; DALBERIO, Maria Célia Borges. Metodologia científica: desafios e caminhos. São Paulo: Paulus, 2010. DAMÁSIO, Edilson. A visão de pós-graduandos em Ciências Farmacêuticas sobre a capacitação realizada na utilização do Portal de Periódicos da Capes e seus recursos. RBPG, Brasília, v. 7, n. 13, p. 366-383, nov. 2010. DERVIN, B. An overview of sense-making research: concepts, methods and results to date. In: International communications association annual meeting, Dallas, may, 1983. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/2281/Dervin83a.htm>. Acesso em: 28 jan. 2018. ______. Sense-making theory e practice: an overview of user interest in knowledgeseeking and use. Journal of knowledge management, Bingley, v. 2, n. 2, p. 36-46, dec. 1998. ______; NILAN, M. Information needs and uses. Annual Review of Information Science and Technology – ARIST, White Plains, v. 21, p. 3-33, 1986. DIAS, Guilherme Ataíde. Periódicos eletrônicos: considerações relativas à aceitação deste recurso pelos usuários. Ciência da informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 18-25, set./dez. 2002. DUARTE, Janete Silva. Uso do Portal de Periódicos da CAPES pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 2010. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, BrasÌlia, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. DUTRA, Sigrid Karin Weiss. Portal de Periódicos da CAPES: análise do uso na Universidade Federal de Santa Catarina. 2005. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. ELLIS, D. A behavioral approachl for information retrieval system design. Journal of documentation, London, v. 45, n. 3, p. 171-212, sep. 1989. FERNANDES, Wesley Rodrigo. Portal Periódicos CAPES: estudo dos não-usuários docentes das IFES brasileiras. 2012. 260 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. FERREIRA, Sueli Mara S. P. Novos paradigmas e novos usuários da informação. Ciência da informação, Brasília, v. 25, n. 2, p. 1-10, ago. 1995. FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Aspectos especiais de estudos de usuários. Ciência da informação, Brasília, v. 12, n. 2, p. 43-57, jul./dez. 1983. FREITAS, Maria Helena. Considerações acerca dos primeiros periódicos científicos brasileiros. Ciência da informação, Brasília, v. 35, n. 3, p. 54-66, set./dez. 2006. GARCEZ, Eliane Maria Stuart; RADOS, Gregório J. Varvakis. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 44-51, maio/ago. 2002. GASQUE, Kelley Cristiane Gonçalves Dias; COSTA, Sely Maria de Souza. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da informação, Brasília, v. 39, n. 1, p. 21-32, jan./abr. 2010. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GOMES, Gracielle Mendonça Rodrigues. Um estudo sobre a interação dos usuários com a interface e o sistema de busca do Portal de Periódicos da CAPES. 2004. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. GÓMEZ HERNÁNDEZ, José Antonio; LICEA DE ARENAS, Judith. La alfabetización em información en las universidades. Revista de Investigación Educativa, Murcia, v.20, n.2, p. 469-486, 2002. GONÇALVES, Marcos André; FOX, Edward A. Technology and research in a global networdek University Digital Library (NUDL). Ciência da informação, Brasília, v. 30, n. 3, p. 13-23, set./dez. 2001. HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre (RS): Bookman, 2009. KUHLTHAU, Carol Collier. Information skills for an information society: a review of research. ERI: New York, 1987. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED297740.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018. ______. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, New York, v. 42, n. 5, p. 361-371, june 1991. LEVACOV, Marília. Bibliotecas virtuais: (r)evolução? Ciência da informação, Brasília, v. 26, n. 2, p. 1-11, maio/ago. 1997. LIN, N.; GARVEY, W. D. Information needs and uses. Annual Review of Information Science and Technology – ARIST, White Plains, v. 7, p. 3-37, 1972. MACHADO, Raymundo das Neves; NOVAES, Maria Silva Ferraz; SANTOS, Ademir Henrique dos. Biblioteca do futuro na percepção de profissionais da informação. Transinformação, Campinas, v. 11, n. 3, p. 215-222, set./dez. 1991. MAIA, Luiz Cláudio Gomes. Um estudo sobre o uso de periódicos eletrônicos: o Portal de Periódicos CAPES na Universidade Federal de Minas Gerais. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005. ______; CENDÓN, Beatriz Valadares. Uso de periódicos eletrônicos: o Portal de Periódicos da CAPES na UFMG. RBPG, Brasília, v. 9, n. 17, p. 425-456, jul. 2012. MANSOURIAN, Yazdan. Web search efficacy: definition and implementation. Aslib proceedings, London, v. 60, n. 4, p. 349-363, 2008. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo, Atlas, 2010. MARINHO, Rafael de Barros. Arquitetura de Informação para web: projetando a experiência do usuário no Portal de Periódicos CAPES. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012. MARTINEZ, Maria Laura; FERREIRA, Sueli Mara S. P.; GALINDO, Marcos. Estudo de usabilidade do Portal de Periódicos da CAPES: análise de perfil do usuário discente da UFPE. RBPG, v. 8, n. 15, p. 61-107, mar. 2001. MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso. 6. ed. rev. e atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999. MENDES, Suênia Oliveira; ZIVIANI, Fabricio. Usuários ativos e frequentes do Portal de Periódicos da CAPES na Universidade Federal do Maranhão. Biblios, n. 55, p. 39-51, 2014. MENDONÇA, Glacinésia Leal. Políticas públicas de acesso à informação científica: o Portal de Periódicos da CAPES na UFCA. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008. ______; GOMES, Romeu. Ciência & Saúde coletiva no contexto nacional e internacional da divulgação científica. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 7, p. 2013-2022, jul. 2015. MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pósgraduação em Administração da UFRN. 2014. 196 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. MIRANDA, Deley Bezerra de; PEREIRA, Maria de Nazaré Freitas. O periódico científico como veículo de comunicação: uma revisão de literatura. Ciência da informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 375-382, set./dez. 1996. MOREIRA, Walter. Os colégios virtuais e a nova configuração da comunicação científica. Ciência da informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 57-63, jan./abr. 2005. MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 27-38, maio/ago. 2006. NASCIMENTO, Aline do et al. Análise de correspondência múltipla na avaliação de serviços de farmácia hospitalar no Brasil. Cadernos de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 6, p. 1161-1172, jun. 2013. NIELSEN, Jakob. Usability engineering. San Diego: Academic Press, 1993. ______. Ten usability heuristics for user interface design. Fremont: NN/g, 1995. Disponível em: <https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics>. Acesso em: 04 jun. 2018. ______; LORANGER H. Usabilidade da web. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. OLIVEIRA, Abílio; AMARAL, Virgílio. A análise factorial de correspondências na investigação em psicologia: uma aplicação ao estudo das representações sociais do suicídio adolescente. Análise psicológica, Lisboa, v. 25, n. 2, p. 271-293, abr. 2007. OLIVEIRA, Antonio Jose Barbosa de; CRANCHI, Daniela Carvalho. O papel da biblioteca universitária como espaço de afiliação estudantil e o bibliotecário como educador e agente inclusivo. Informação & sociedade, João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 35-47, maio/ago. 2017. OLIVEIRA, Érika Beatriz Pinto Moreschi. Periódicos científicos eletrônicos: definições e histórico. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 69-77, maio/ago. 2008. PEREIRA, Frederico César Mafra. Necessidades e usos da informação: a influência dos fatores cognitivos, emocionais e situacionais no comportamento informacional de gerentes. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 176-194, set./dez. 2010. PEREIRA, Maria de Nazaré Freitas. Bibliotecas virtuais: realidade, possibilidade ou alvo de sonho. Ciência da informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 1-15, abr. 1995. PINTO, Maria; CORDÓN, Jose Antonio; DÍAZ, Raquel Gómez. Thirty years of information literacy (1977 – 2007): a terminological, conceptual and statistical analysis. Journal of Librarianship and Information Science, London, v.42, n.1, p.3-19, mar. 2010. PIRES, Erik André de Nazaré. Comportamento informacional e processo de busca da informação: bases fundamentais para pesquisa científica. Revista ACB, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 288-307, jul./dez. 2012. RAMALHO, Welandro Damasceno. Portal de Periódicos da CAPES: uma análise do conteúdo mediante a aplicação da ferramenta SWOT. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. REIS, Margarida Maria de Oliveira. Acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. 2005. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. RIBEIRO, Nádia Ameno. Estudo do comportamento de busca dos usuários do Portal Periódicos CAPES. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. ROLIM, Elizabeth Almeida. Análise das bases teóricas dos estudos de uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2012. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. SÁNCHEZ DÍAZ, Marlery. Las competencias desde la perspectiva informacional: apuntes introductorios a nivel terminológico y conceptual, escenarios e iniciativas. Ciência da informação, Brasília, v. 37, n. 1, p. 107-120, jan./apr.2008. SANTOS, Andréa Pereira; CALDAS, Fernanda Corrêa. Comportamento informacional e avaliação de serviços bibliotecários. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 26, n. 1, p. 91-101, jan./abr. 2016. SHERA, Jesse. Epistemologia social, semântica geral e Biblioteconomia. Ciência da informação, Brasília, v. 6, n. 1, p. 9-12, jun. 1977. SONDAK, A.; SCWARTZ, M. Electronic publishing of professional articles: attitudes of academics and implications for the scholarly communication industry. Journal of The American Society for Information Science, v. 45, n. 2, p. 73-100, 1973. SOUZA, Juliana Lopes de Almeida. Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da CAPES. 2011. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. STUMPF, Ida Regina Chitto. Passado e futuro das revistas científicas. Ciência da informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 383-386, dez. 1996. TABOSA, Hamilton Rodrigues; PINTO, Virgínia Bentes. Caracterização do comportamento de busca e uso de informação na área da saúde: o modelo de Ellis aplicado ao estudo do comportamento informacional de pacientes. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 26, n. 2, p. 225-238, maio/ago. 2016. TARAPANOFF, kira; ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de; CORMIER, Patrícia Marie Jeanne. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência da informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 91-100, set./dez. 2000. TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 1-27, 2000. ______. O óbvio da informação científica: acesso e uso. Transinformação, Campinas, v. 19, n. 2, p. 95-105, maio/ago. 2007. TAYLOR, Robert S. Question-negotiation and information seeking in libraries. College & research libraries, Chicago, v. 29, n. 3, p. 178-194, may 1968. ______. Value-added processes in the information life cycle. Journal of the American Society for Information Science, New York, v. 33, n. 5, p. 341-346, 1982. VALÉRIO, Palmira Moriconi; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 159-169, maio/ago. 2008. VELHO, Léa. A ciência e seu público. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 3, p. 15- 32, set./dez. 1997. WEITZEL, Simone R. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento: suas origens e desafios. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 61-67, jan./jun. 2002. WILSON, T. D. Human information behaviour. Informing science research, California, v. 3, n. 2, p. 49-55, 2000. ______. Models in information behaviour research. Journal of documentation, London, v. 55, n. 3, p. 249-270, june 1999. ______. On user studies and information needs. Journal of documentation, London, v. 37, n. 1, p. 3-15, mar. 1981. WYSOCKI, Anneliese Domingues et al. Atenção primária à saúde e tuberculose: avaliação dos serviços. Revista brasileira de epidemiologia, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 161-175, jan./mar. 2017. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Recursos eletrônicos de informação-Estudo de usuários. | por |
dc.subject | Comportamento informacional. | por |
dc.subject | Portal de Periódicos da CAPES. | por |
dc.subject | Biblioteca digital. | por |
dc.subject | Electronic resources of information-Study of user. | eng |
dc.subject | Informational behavior. | eng |
dc.subject | CAPES Portal of Periodicals. | eng |
dc.subject | Digital library. | eng |
dc.subject.cnpq | Administração Pública | por |
dc.subject.cnpq | Ciência da Informação | por |
dc.title | Análise do comportamento informacional dos discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu da UFTM sob as perspectivas de acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Eduardo C Leal.pdf | Dissert Eduardo C Leal | 2,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons