Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCUBA, Daiana Lombardi de-
dc.creator.ID10116716622por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7335881983011816por
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Juliana Bertucci-
dc.contributor.advisor1ID28653148809por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2428313303884670por
dc.date.accessioned2019-06-03T17:32:30Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationCUBA, Daiana Lombardi de. Uma proposta de ensino de Língua Portuguesa a partir da identificação de atitudes linguísticas de alunos do 7. ano de uma escola pública de Uberaba-MG. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/664-
dc.description.resumoDentre os grandes desafios que estão presentes no ensino de língua portuguesa nas escolas públicas, um dos mais polêmicos é o trabalho com as variações linguísticas. Sabemos que a tradição do estudo prescritivo da gramática normativa nas escolas ainda é muito forte, apesar do documento oficial do governo brasileiro que orienta o ensino de língua portuguesa no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1997, orientar o trabalho escolar com uma perspectiva de língua dinâmica e variável. Pensando nisso, esta pesquisa procurou investigar, por meio de um teste de atitudes linguísticas, como os alunos de duas turmas do 7º Ano de uma escola pública da cidade de Uberaba pensam sobre e como avaliam a língua portuguesa e suas variações. Além disso, fez parte da pesquisa a elaboração e aplicação de um Caderno de Atividades (e um Manual do Professor) para os alunos no qual estão presentes diferentes variedades linguísticas. A pesquisa se ampara na linha teórica da Sociolinguística, mais especificamente, no campo da Sociolinguística Educacional. Portanto, temos como referencial teórico os trabalhos de Labov (1966, 1974), Lambert et.al. (1960), Bortoni- Ricardo (2004, 2005), Scherre (2005), Bagno (2007), Zilles e Faraco (2015). No campo de investigação/análise das atitudes linguísticas também consideraremos o que nos mostram os trabalhos de Barcelos (2006), Santos (1976, 1996), Aguilera (2008), Cyranka (2007), Roncarati (1979,1993), Sella e Busse (2012), Corbari (2013), Barbosa e Cuba (2015), Marine e Barbosa (2016), Botassini (2015). Dentre as contribuições de nossa pesquisa, verificamos que muitos alunos ainda consideram determinadas maneiras de falar “erradas”, “estranhas”; que o preconceito linguístico ainda está presente na escola; que muitos alunos desconheciam, apesar de cursar há sete anos aulas de Língua Portuguesa na escola, o que é variação linguística, seus tipos e por quê ela pode ocorrer; que as aulas de Língua Portuguesa proporcionam poucos momentos de reflexão sobre a língua; que os alunos julgam a condição social de uma pessoa de acordo com sua maneira de falar; que é possível realizar um trabalho sociolinguístico em sala de aula.por
dc.description.abstractAmong the great challenges that are present in teaching Portuguese language in public schools, working with linguistic variations is the most controversial. We know that the tradition of the prescriptive study of normative grammar in schools is still very strong, despite the official document of the Brazilian government that guides the teaching of Portuguese language in Brazil, the National Curriculum Parameters (NCP) from 1997, guiding schools to work with the perspective of a dynamic and variable language. Thinking about it, this research sought to investigate through a linguistic attitudes test, what the students of two classes of the 7th year of a public school in Uberaba think about and how they evaluate the Portuguese language and its variations. In addition, part of the research was the making and application of an Activity Notebook (and a Teacher's Manual) presenting different linguistic varieties for the students. The research is based on the theoretical line of Sociolinguistics, more specifically, in the field of Educational Sociolinguistics. Therefore, we have as theoretical reference the works by Labov (1966, 1974), Lambert (1960), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Scherre (2005), Bagno (2007), Zilles and Faraco (2015). In the field of investigation/analysis of linguistic attitudes we will also consider the works by Barcelos (2006), Santos (1976, 1996), Aguilera (2008), Cyranka (2007), Roncarati (1979,1993), Sella and Busse (2012), Corbari (2013), Barbosa and Cuba (2015), Marine and Barbosa (2016), Botassini (2015). Among the contributions of our research, we confirmed that many students still consider that certain ways of speaking are "wrong" or "weird"; linguistic prejudice is still present in schools; despite studying the subject Portuguese Language at school for seven years, many students were unaware of what linguistic variation is, its types and why it might occur; Portuguese Language classes provide few moments of reflection on the language; the students judge a person social condition according to their way of speaking; it is possible to perform a sociolinguistic work in the classroom.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/4213/Dissert%20Daiana%20L%20Cuba.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBAGNO, M. Nada na língua é por acaso, por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a Sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. ______. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. CYRANKA, L. F. M. Sociolinguística aplicada à educação. In: Socilinguística, Socilinguísticas. São Paulo: Editora Contexto, 2016. COELHO, I. L.; GÖRSKI, E. M.; NUNES de SOUZA, C. M. N e MAY, G. H. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015. FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ____. Por uma pedagogia da variação linguística. In: CORREA, D. A. (org). A relevância social da linguística: linguagem, teoria e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. ____. Por uma pedagogia da variação linguística. Disponível em: https://variacaolinguistica.files.wordpress.com/2011/06/faraco- _por_uma_pedagogia_da_variacao_linguistica1.pdf Acesso em: 12/07/2017. MARINE, T. C; BARBOSA, J. B. Em busca de um Ensino Sociolinguístico de Língua Portuguesa no Brasil. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 19/1, p. 185-215, jun. 2016. WEINREICH, Weinreich; LABOV, William; HERZOG, Marvin. (1968). "Empirical Foundations for Theory of Language Change". In: LEHMANN, Paul; MALKIEL, Yakov. (eds.) Directions for Historical Linguistics. Austin: Universityof Texas Press: 95-188. [Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Trad.: Marcos Bagno; revisão técnica: Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola, 2006.] ZILLES, A. M. S; FARACO, C. A. Pedagogia da variação linguística. Língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSociolinguística.por
dc.subjectAtitudes linguísticas.por
dc.subjectEnsino.por
dc.subjectSociolinguistics.eng
dc.subjectLinguistic attitudes.eng
dc.subjectTeaching.eng
dc.subject.cnpqTeoria e Análise Linguísticapor
dc.titleUma proposta de ensino de Língua Portuguesa a partir da identificação de atitudes linguísticas de alunos do 7. ano de uma escola pública de Uberaba-MGpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Daiana L Cuba.pdfDissert Daiana L Cuba7,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons