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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/723
Tipo: | Dissertação |
Título: | A influência da espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão na motivação dos acadêmicos de uma universidade federal |
Título(s) alternativo(s): | The influence of spirituality, religiosity, anxiety and depression on the motivation of the academics from a federal university La influencia de la espiritualidad, religiosidad, ansiedad y depresión en la motivación de los académicos de una universidad federal |
Autor(es): | AMARO, Elisângela de Assis |
Primeiro Orientador: | GONÇALVES, Jurema Ribeiro Luiz |
Resumo: | Levando em consideração as dificuldades e exigências vividas no contexto universitário e os fatores que podem favorecer a evasão escolar, que diretamente ou não, podem estar ligados à motivação acadêmica, torna-se importante à compreensão do tema neste âmbito. Este estudo objetivou analisar as variáveis sociodemográficas, acadêmicas, espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão sobre a motivação dos acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Trata-se de um modelo de estudo analítico, observacional, com delineamento do tipo seccional (transversal), com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada nas dependências dos campi da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com acadêmicos dos 28 cursos oferecidos pela universidade. Participaram da pesquisa 219 acadêmicos. O instrumento de pesquisa foi composto por duas vias do TCLE e cinco instrumentos autoaplicáveis, sendo eles, o Questionário de Avaliação Sociodemográfica, a Escala de Motivação Acadêmica, Spirituality Self Rate Scale, Escala de Religiosidade de Duke – DUREL, Escala de Ansiedade e Depressão para Hospital Geral – HAD. Esta pesquisa foi aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/UFTM, número do parecer 1.900. 668. Os dados foram digitados em planilha eletrônica EXCEL®, em dupla entrada, para verificação de consistência. Em seguida foram exportados para o aplicativo SPSS (Statistical Packge for the Social Science), versão 20.0, para realização da análise estatística. As variáveis categóricas foram apresentadas em tabelas de frequência absoluta e relativa, ao passo que as variáveis quantitativas foram resumidas empregando-se medidas de tendência central (média e mediana) e de variabilidade ou dispersão (amplitude e desvio padrão). Na análise de regressão linear segundo a ordem de domínios decrescente, foram identificados que os acadêmicos declarados não depressivos apresentaram significância estatística fraca positiva para os domínios MIC β=0,172 (p=0,012); MIR β=0,234 (p=<0,001); MIEE β=0,171 (p=0,013); MEID β=0,248 (p=<0,001). Dessa maneira os acadêmicos sem depressão apresentaramse estados diferentes de motivação seja ela controlada e autônoma, mais próximos da autodeterminação. Para o domínio AMO apresentou significância estatística fraca negativa β=-0,398 (p=<0,001). Os acadêmicos que se declararam depressivos apresentam-se escores de desmotivação mais baixos, ou seja menor autodeterminação. As pessoas do sexo feminino apresentaram significância estatística fraca positiva para o domínio MEID β=0,204 (p=0,002), dessa maneira ser do sexo feminino influencia na MEID (motivação controlada) caracterizado por menor sensação de controle. Para os acadêmicos que não tem religião, foi percebida significância estatística fraca negativa para o domínio MERE β=-0,302 (p=<0,001) assim, manifesta maior motivação por expectativa de recompensa ou punição. Como limitação do estudo, apresentou-se a ausência de literatura que sustente a análise de regressão linear para os domínios da EMA e inclusive dos preditores que a influenciaram. Assim foi identificada a depressão como principal preditor, seguido de religião e sexo, mas ainda serão necessários novos levantamentos afim de adentrar em estudos aprofundados sobre esta temática, pois vários fatores podem interferir no processo de motivação acadêmica. |
Abstract: | Taking into account the difficulties and demands experienced in the university
context and the factors that may favor school dropout, which may or may not be
directly related to academic motivation, it becomes important to understand the
subject in this context. This study aimed to analyze the sociodemographic, academic,
spirituality, religiosity, anxiety and depression variables on the academic motivation
of the Federal University of Triângulo Mineiro. It is an analytical, observational study
model, with a design of the type (transversal), with quantitative approach. The
research was carried out in the dependencies of the Federal University of the
Triângulo Mineiro with academics of the 28 courses offered by the university. A total
of 219 academics participated in the study. The research instrument consisted of two
ways of the ICF and five self - applied instruments, such as the Sociodemographic
Assessment Questionnaire, the Academic Motivation Scale, the Spirituality Self Rate
Scale, the Duke - DUREL Scale of Religiosity, the Anxiety and Depression Scale for
General Hospital - HAD. This research was approved by the CEP / UFTM Research
Ethics Committee, opinion number 1,900.668. The data were entered in an EXCEL®
spreadsheet, in double entry, for consistency checking. Then they were exported to
the SPSS application (Statistical Packge for the Social Science), version 20.0, for
statistical analysis. Categorical variables were presented in absolute and relative
frequency tables, while the quantitative variables were summarized using central
(mean and median) and variability or dispersion measures (amplitude and standard
deviation). In the linear regression analysis according to the decreasing domain
order, it was identified that the declared non-depressive academics presented weak
positive statistical significance for the MIC domains β= 0,172 (p= 0,012); MIR β=
0,234 (p=<0,001); MIEE β= 0,171 (p= 0,013); MEID β= 0,248 (p= <0,001). In this way
the non-depressed academics presented different states of motivation, whether
controlled or autonomous, closer to self-determination. For the AMO domain it
presented weak negative statistical significance β= -0,398 (p= <0,001). Academics
who have declared themselves to be depressed have lower demotivation scores, that
is, lower self-determination. Female subjects had a weak positive statistical
significance for the domain MEID β= 0,204 (p= 0,002), thus being female influenced
in MEID (controlled motivation) characterized by a lower control feeling. For nonreligious scholars, a weak negative statistical significance for the MERE domain β= -
0,302 (p= <0,001) was observed, thus, a higher motivation for expectation of reward
or punishment. As a limitation of the study, there was no literature supporting the
linear regression analysis for the EMA domains and even the predictors that
influenced it. Thus, depression was identified as the main predictor, followed by
religion and sex, but further studies are still needed to study more deeply about this
topic, since several factors may interfere in the process of academic motivation. Teniendo en cuenta las dificultades y exigencias vividas en el contexto universitario y los factores que pueden favorecer la evasión escolar, que directamente o no, pueden estar ligados a la motivación académica, se vuelve importante a la comprensión del tema en este ámbito. Este estudio tuvo como objetivo analizar analizar las variables sociodemográficas, académicas, espiritualidad, religiosidad, ansiedad y depresión sobre la motivación de académicos de la Universidad Federal del Triángulo Mineiro. Se trata de un modelo de estudio analítico, observacional, con delineamiento del tipo (transversal), con abordaje cuantitativo. La investigación fue realizada en las dependencias de los campus de la Universidad Federal del Triángulo Minero con académicos de los 28 cursos ofrecidos por la universidad. Participaron en la investigación 219 académicos. El instrumento de investigación fue compuesto por dos vías del TCLE y cinco instrumentos autoaplicables, siendo ellos, el Cuestionario de Evaluación Sociodemográfica, la Escala de Motivación Académica, Spirituality Self Rate Scale, Escala de Religiosidad de Duke - DUREL, Escala de Ansiedad y Depresión para Hospital General - HAD. Esta investigación fue aprobada por el Comité de Ética en Investigación CEP / UFTM, número de la opinión 1.900. 668. Los datos fueron digitados en una hoja de cálculo EXCEL®, en doble entrada, para verificación de consistencia. A continuación se exportaron a la aplicación SPSS (Statistical Packge for the Social Science), versión 20.0, para realizar el análisis estadístico. Las variables categóricas fueron presentadas en tablas de frecuencia absoluta y relativa, mientras que las variables cuantitativas se resumieron empleando medidas de tendencia central (mediana y mediana) y de variabilidad o dispersión (amplitud y desviación estándar). En el análisis de regresión lineal según el orden de dominios decreciente, fueron identificados que los académicos declarados no depresivos presentaron significancia estadística débil positiva para los dominios MIC β= 0,172 (p = 0,012); MIR β= 0,234 (p= <0,001); MIEE β= 0,171 (p= 0,013); MEID β= 0,248 (p= <0,001). De esta manera los académicos sin depresión se presentaron estados diferentes de motivación, ya sea controlada y autónoma, más cerca de la autodeterminación. Para el dominio AMO presentó significancia estadística débil negativa β= -0,398 (p= <0,001). Los académicos que se declararon depresivos se presentan escores de desmotivación más bajos, o sea menor autodeterminación. Las personas del sexo femenino presentaron significancia estadística débil positiva para el dominio MEID β= 0,204 (p= 0,002), de esta manera ser del sexo femenino influye en la MEID (motivación controlada) caracterizado por una menor sensación de control. Para los académicos que no tienen religión, se percibió significancia estadística débil negativa para el dominio MERE β= -0,302 (p= <0,001) así, manifiesta mayor motivación por expectativa de recompensa o castigo. Como limitación del estudio, se presentó la ausencia de literatura que sustenta el análisis de regresión lineal para los dominios de la EMA e incluso de los predictores que la influenciaron. Así se identificó la depresión como principal predictor, seguido de religión y sexo, pero todavía serán necesarios nuevos levantamientos a fin de adentrarse en estudios profundos sobreesta temática, pues varios factores pueden interferir en el proceso de motivación acadêmica. |
Palavras-chave: | Motivação. Estudantes. Educação superior. Religião. Espiritualidade. Ansiedade. Depressão. Motivation. Students. Education, higher. Religion. Spirituality. Anxiety. Depression. Motivación. Estudiantes. Educación Superior. Religión. Espiritualidad. Ansiedad. Depresión. |
CNPq: | Enfermagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Citação: | AMARO, Elisângela de Assis. A influência da espiritualidade, religiosidade, ansiedade e depressão na motivação dos acadêmicos de uma universidade federal. 2018. 98f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/723 |
Data do documento: | 25-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
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