Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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dc.creatorPAULO, Natália Ribeiro Lopes de-
dc.creator.ID07890655681por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9714978430489353por
dc.contributor.advisor1BATISTA, Wagner Roberto-
dc.contributor.advisor1ID17522735831por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5504183753024717por
dc.date.accessioned2019-08-07T19:33:30Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationPAULO, Natália Ribeiro Lopes de. Percepção da qualidade dos serviços de secretarias de graduação de uma autarquia educacional após a adoção do instituto de flexibilização de horário. 2019. 59f . Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/814-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidadedos serviços prestados pelas secretarias acadêmicas de graduação de uma instituição federal de ensino superior após a implementação de jornada de trabalho de 30 horas, comparando a percepção do usuário das secretarias acadêmicas de graduação que adotaram a jornada flexibilizada com relação aquelas que ainda adotam a jornada tradicional. A pesquisa foi feita com docentes e discentes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro por meio de instrumento de avaliação da qualidade de serviços intitulado SERVQUAL, o instrumento foi devidamente adaptado aos serviços prestados pela Instituição Federal de Ensino Superior (IES) analisada e aplicada a uma amostra de 815 usuários. Os resultados mostraram que não houve diferença de percepção entre secretarias que adotam a jornada flexibilizada e aquelas que ainda não o fazem. Quando combinados os fatores jornada flexibilizada e vínculo com a instituição, observou-se diferença de percepção apenas quanto à dimensão tangibilidade, sendo que docentes que utilizam secretarias de jornadas que ainda não adotaram a flexibilização avaliaram esta dimensão com escores mais baixos do que secretarias que adotam jornada flexibilizada.Não houve diferença de percepção quanto ao sexo, já quanto aos fatores vínculo, turno e jornada de trabalho observou-se diferenças de percepção para algumas dimensões. Por meio dos resultados obtidos, o estudo constatou ainda que os serviços prestados pelas secretarias acadêmicas de cursos da UFTM encontram-se ligeiramente abaixo das expectativas dos usuários em todas as dimensões da qualidade, o que reflete que a IES em análise deve tomar medidas corretivas em todas as dimensões avaliadas a fim de melhorar a qualidade dos seus serviços.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to evaluate the quality of services offered by academics offices of a Federal Institution of Higher Education after being implanted a 30hour work week journey, comparing the user perception of undergraduate academic secretaries that adopted the flexible day with respect to those who still adopt the traditional journey. The research was done with teachers and students of the Federal University of TriânguloMineiro through a service quality evaluation instrument tool called SERVQUAL, the instrument was properly adapted to the services provided by the Federal Institution of Higher Education (IES) analyzed and applied to a sample of 815 users. The results showed that there was no difference of perception between secretaries that adopt the flexibilized journey and those that do not do yet. When combined the factors flexibilized journey and link with the institution, we observed a difference of perception only as to the tangible dimension, since that teachers who use secretaries of journeys that have not yet adopted flexibilization evaluated this dimension had lower scores than secretaries that adopt flexible working day. There was no difference in perception regarding gender, as for the factors link, duty shifting and journey of work, differences of perception were observed for some dimensions. Through the results obtained, the study also found that the services provided by the UFTM academic secretaries of courses are slightly below the expectations of users in all dimensions of quality, which reflects that the IES under analysis should take corrective measures in all dimensions evaluated in order to improve the quality of this services.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/5361/Dissert%20Nathalia%20R%20L%20de%20Paulo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectQualidade.por
dc.subjectSERVQUAL.por
dc.subjectFlexibilização de jornada.por
dc.subjectSecretárias acadêmicas universitárias.por
dc.subjectInstituições federais de ensino superior (IES).por
dc.subjectQuality.eng
dc.subjectSERVQUAL.eng
dc.subjectFlexibilization of journeys.por
dc.subjectAcademic secretaries.por
dc.subjectFederal institution of higher education (IES)por
dc.subject.cnpqAdministração Públicapor
dc.titlePercepção da qualidade dos serviços de secretarias de graduação de uma autarquia educacional após a adoção do instituto de flexibilização de horáriopor
dc.typeDissertaçãopor
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