Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/818
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Júnia Denise Alves | - |
dc.creator.ID | 09304025613 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3744700731904032 | por |
dc.contributor.advisor1 | SCORSOLINI-COMIN, Fabio | - |
dc.contributor.advisor1ID | 32642241866 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5320357141150023 | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T19:45:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Júnia Denise Alves. Transgeracionalidade e os modos familiares de transmitir significados do casamento entre as gerações. 2018. 153f . Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018 . | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/818 | - |
dc.description.resumo | Considerando-se a influência da família na significação de práticas conjugais e familiares e sua transmissão entre as gerações, o objetivo da presente Dissertação foi investigar o modo como os significados atribuídos ao casamento são transmitidos entre três gerações familiares. Esta Dissertação foi dividida em dois estudos, um de caráter documental e outro de caráter empírico. O Estudo 1 trata-se uma de revisão integrativa da literatura científica nacional e internacional, cujo objetivo foi compreender a transmissão transgeracional de elementos entre as gerações das famílias, com foco nas práticas conjugais e familiares. A busca de evidências foi norteada pela pergunta “De que modo são transmitidos os padrões conjugais e familiares entre as gerações?” e realizada nas bases/bibliotecas MEDLINE, LILACS, SciELO, PsycINFO e PePSIC. Foram incluídos artigos publicados em periódicos indexados, em português, inglês e espanhol, publicados entre janeiro/2007 e outubro/2017. Compuseram o corpus final 102 estudos, com predomínio do método quantitativo, redigidos em inglês e realizados no Brasil. As produções exploraram aspectos como a família como meio privilegiado de transmissão; aprendizagem de práticas educativas em família; influência familiar na construção dos vínculos afetivos; papel do casamento e processos de adoecimento. As famílias apresentam modos variados de transmitir conteúdos entre as gerações, reforçando a ideia da preexistência de uma história transmitida como um legado familiar e que entrelaça o desenvolvimento individual ao desenvolvimento da família. O Estudo 2 é um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, que investigou o modo como os significados atribuídos ao casamento são transmitidos entre três gerações familiares. Utilizando-se da entrevista semiestruturada individual e da construção conjunta do genograma familiar, duas famílias foram investigadas. As seis participantes são mulheres, pertencentes a três gerações diferentes e com idades entre 28 e 90 anos. Os dados coletados foram audiogravados e transcritos integralmente para posterior análise de conteúdo temática. As categorias construídas foram: (a) Influência familiar na construção do vínculo conjugal; (b) A construção do feminino e dos papéis sociais – mãe, filha, esposa e profissional; (c) O casamento como um atualizador de heranças familiares. A perspectiva sistêmica foi o referencial teórico utilizado para interpretar os dados. O casamento apareceu como um importante evento na história de vida de todas as entrevistadas, porém com enfoques diferenciados para cada geração, considerando-se as influências socioculturais da época de seus casamentos. A 1ª geração se casou nas décadas de 1950 e 1960, a 2ª geração se casou na década de 1980, enquanto a 3ª geração se casou após os anos 2000. Os resultados destacaram a influência familiar no vínculo conjugal, a construção dos papéis femininos e a transmissão das heranças familiares através das gerações. Os mecanismos encontrados para a transmissão dos significados do casamento foram: aprendizagem de comportamentos ligados ao feminino; compartilhamento de experiências cotidianas; tradições familiares; padrões relacionais reforçados na família e socialmente. O poder facilitador ou limitante dos padrões transgeracionais destacou a importância das questões transgeracionais e de gênero para entender a transmissão de conteúdos como uma maneira de manter o legado familiar. Considera-se que ambos os estudos fornecem contribuições para a prática clínica em níveis individuais, conjugais, familiares e sociais. | por |
dc.description.abstract | Considering the family’s influence on the meaning of conjugal and family practices and their transmission between the generations, the objective of the present dissertation was to investigate the way the meanings attributed to marriage are transmitted between three family generations. This dissertation was composed by two studies, one documentary and the other one empirical. Study 1 is an integrative review of the national and international scientific literature, whose objective was to understand the transgenerational transmission of elements among the generations of families, focusing on conjugal and family practices. The search for the data was guided by the question "In which way are the conjugal and family patterns transmitted between generations?" and made in the databases MEDLINE, LILACS, SciELO, PsycINFO and PePSIC. Articles published in indexed journals, in Portuguese, English or Spanish, between January/2007 and October/2017 were included. 102 studies composed the corpus, predominating the quantitative method, written in English and made in Brazil. The productions explored aspects such as the family as a privileged means of transmission; learning of family educational practices; family influence in the construction of affective bonds; role of marriage and illness processes. Families have varied ways of transmitting content between generations, reinforcing the idea of the preexistence of a story transmitted as a family legacy and that interweaves individual development and family development. Study 2 is a multiple case study, with a qualitative approach, that investigated the way the meanings assigned to marriage are transmitted between three family generations. Individual interviews and genograms were used to investigate two families. The six participants are women, belonging to three different generations, and they are aged between 28 and 90 years. The collected data were audiographed and transcribed integrally for a subsequent submission to the thematic content analysis and a posteriori elaboration of the following categories: (a) Family influence in the construction of the conjugal bond; (b) The construction of the feminine and the social roles - mother, daughter, wife and professional; (c) Marriage as an updater of family heritages. The systemic perspective was the theoretical reference used to interpret the data found. Marriage appeared as an important event in the life history of all the interviewees, but with different approaches for each generation, considering the sociocultural influences of the time of their marriages. The 1st generation was married in the 1950s and 1960s, the 2nd generation was married in the 1980s, while the 3rd generation was married after the 2000s. The results highlighted the family influence on the conjugal bond, the construction of the feminine roles and the transmission of family heritages through the generations. The mechanisms found for the transmission of the meanings of marriage were: learning of behaviors linked to feminine; sharing daily life experiences; family traditions; relational patterns reinforced in the family and socially. The facilitating or limiting power of transgenerational patterns has highlighted the importance of transgenerational and gender issues to understand the transmission of content as a way to maintain the family legacy. Both studies tried to provide contents that can enrich the literature of the study theme and contribute to clinical practice in individual, marital, family and social levels. | eng |
dc.description.abstract | O objetivo desta revisão integrativa foi compreender a transmissão transgeracional de elementos entre as gerações das famílias, com foco nas práticas conjugais e familiares. Pergunta norteadora: De que modo são transmitidos os padrões conjugais e familiares entre as gerações? Bases/bibliotecas: MEDLINE, LILACS, SciELO, PsycINFO e PePSIC. Foram incluídos artigos publicados em periódicos indexados, em português, inglês ou espanhol, publicados entre janeiro/2007 e outubro/2017. Compuseram o corpus 102 estudos, com predomínio do método quantitativo (49,01%), redigidos em inglês (54,9%) e realizados no Brasil (45,09%). As produções exploraram os seguintes aspectos: a família como meio privilegiado de transmissão; aprendizagem de práticas educativas em família; influência familiar na construção dos vínculos afetivos; papel do casamento e processos de adoecimento. As famílias apresentam modos variados de transmitir conteúdos entre as gerações, reforçando a ideia da preexistência de uma história transmitida como um legado familiar e que entrelaça o desenvolvimento individual ao desenvolvimento da família. | por |
dc.description.abstract | The objective of this integrative review was to understand the transgenerational transmission of elements among the generations of families, focusing on conjugal and family practices. Guiding question: In which way are the conjugal and family patterns transmitted between generations? Bases/libraries: MEDLINE, LILACS, SciELO, PsycINFO and PePSIC. Articles published in indexed journals, in Portuguese, English or Spanish, between January/2007 and October/2017 were included. 102 studies composed the corpus, predominating the quantitative method (49,01%), written in English (54,9%) and made in Brazil (45,09%). The following aspects were explored in the productions: the family as a privileged means of transmission; learning of family educational practices; family influence in the construction of affective bonds; role of marriage and illness processes. Families have varied ways of transmitting content between generations, reinforcing the idea of the preexistence of a story transmitted as a family legacy and that interweaves individual development and family development. | eng |
dc.description.abstract | El objetivo de esta revisión integrativa fue comprender la transmisión transgeneracional de elementos entre las generaciones de las familias, con foco en las prácticas conyugales y familiares. Pregunta norteadora: ¿De qué modo son transmitidos los patrones conyugales y familiares entre las generaciones? Bases/bibliotecas: MEDLINE, LILACS, SciELO, PsycINFO y PePSIC. Fueron incluidos artículos publicados en periódicos indexados, en portugués, inglés o español, publicados entre enero/2007 y octubre/2017. El corpus fue compuesto de 102 estudios, con predominio del método cuantitativo (49,01%), redactados en inglés (54,9%) y realizados en Brasil (45,09%). Las producciones exploraron los siguientes aspectos: la familia como medio privilegiado de transmisión; aprendizaje de prácticas educativas en familia; influencia familiar en la construcción de los vínculos afectivos; papel del matrimonio y procesos de enfermedad. Las familias presentan modos variados de transmitir contenidos entre las generaciones, reforzando la idea de la preexistencia de una historia transmitida como un legado familiar y que entrelaza el desenvolvimiento individual al desenvolvimiento de la familia. | spa |
dc.description.abstract | A família é um meio privilegiado de transmissão de padrões. Este estudo de casos múltiplos investigou o modo como os significados atribuídos ao casamento são transmitidos entre três gerações familiares. Entrevistas individuais e genogramas foram utilizados para investigar duas famílias, a partir da perspectiva sistêmica. Participaram seis mulheres de três gerações, com idades entre 28 e 90 anos. Os resultados destacaram a influência familiar no vínculo conjugal, a construção dos papéis femininos e a transmissão das heranças familiares. Os mecanismos para a transmissão dos significados do casamento foram a aprendizagem de comportamentos ligados ao feminino, compartilhamento de experiências cotidianas, tradições familiares e padrões relacionais reforçados na família e socialmente. Expectativas anteriores ao matrimônio e a bagagem trazida das famílias de origem foram evidenciadas nos papéis sociais e resolução de conflitos. Destacaram-se questões transgeracionais e de gênero para entender a transmissão de conteúdos como uma maneira de manter o legado familiar. | por |
dc.description.abstract | The family is a privileged means of transmitting patterns. This multiple case study investigated the way the meanings assigned to marriage are transmitted between three family generations. Individual interviews and genograms were used to investigate two families from the systemic perspective. Six women of three generations participated, aged between 28 and 90 years. The results highlighted the family influence on the conjugal bond, the construction of the feminine roles and the transmission of family heritages. The mechanisms for the transmission of the meanings of marriage were the learning of behaviors linked to feminine, sharing daily life experiences, family traditions and relational patterns reinforced in the family and socially. Expectations before the marriage and the baggage brought from the families of origin were evidenced in the social roles and conflict resolution. Transgenerational and gender issues were highlighted to understand the transmission of content as a way to maintain the family legacy. | eng |
dc.description.abstract | La familia es un medio privilegiado de transmisión de patrones. Este estudio de casos múltiples investigó el modo como los significados atribuidos al matrimonio son transmitidos entre tres generaciones familiares. Entrevistas individuales y genogramas fueron utilizados para investigar dos familias, a partir de la perspectiva sistémica. Participaron seis mujeres de tres generaciones, con edades entre 28 y 90 años. Los resultados destacaron la influencia familiar en el vínculo conyugal, la construcción de los papeles femeninos y la transmisión de las herencias familiares. Los mecanismos para la transmisión de los significados del matrimonio fueron el aprendizaje de comportamientos ligados al femenino, compartir experiencias cotidianas, tradiciones familiares y patrones relacionales reforzados en la familia y socialmente. Expectativas anteriores al matrimonio y el legado traído de las familias de origen fueron evidenciadas en los papeles sociales y resolución de conflictos. Se destacaron cuestiones transgeneracionales y de género para entender la transmisión de contenidos como una manera de mantener el legado familiar. | spa |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/5369/Dissert%20J%c3%bania%20D%20A%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.relation.references | Adami-Lauand, C. B., & Ribeiro, R. P. P. (2011). A herança transgeracional nos transtornos alimentares: algumas reflexões. Psicologia USP, 22(4), 927-942. Almeida, M. E., Magalhães, A. S., & Féres-Carneiro, T. (2014). Transmissão geracional da profissão na família: repetição e diferenciação. Psico, 45(4), 454-462. Alves-Silva, J. D., Scorsolini-Comin, F., & Santos, M. A. (2017). Bodas para uma vida: motivos para manter um casamento de longa duração. Temas em Psicologia, 25(2), 487-501. Andolfi, M. (1989). Por trás da máscara familiar: um novo enfoque em terapia familiar. Porto Alegre: Artmed. Araújo, C., & Scalon, C. (2005). Gênero, família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Getúlio Vargas. Bachand, L. L., & Caron, S. L. (2001). Ties that bind: a qualitative study of happy long-term marriages. Contemporary Family Therapy, 23(1), 105-121. Ballard, M. B., Fazio-Griffith, L., & Marino, R. (2016). Transgenerational family therapy: a case study of a couple in crisis. The Family Journal: Counseling and Therapy for Couples and Families, 24(2), 109-113. Barbosa, C. G., Neme, C. M. B., & Melchiori, L. E. (2011). A família e o indivíduo no curso vital: compreensão trigeracional sobre a morte e o morrer. Revista Mal-Estar e Subjetividade, XI(3), 967-1011. Barros, M. M. L. (2013). Transmissão de valores na família e conflitos intergeracionais: experiências femininas. Cadernos Adenauer, XIV(3), 125-143. Borges, C. C., & Magalhães, A. S. (2011). Laços intergeracionais no contexto contemporâneo. Estudos de Psicologia, 16(2), 171-177. Borges, C. C., & Magalhães, A. S. (2013). Individualism, life trajectories and plans of constituting a family. Estudos de Psicologia, 30(2), 177-185. Borges, C. C., Magalhães, A. S., & Féres-Carneiro, T. (2014). Liberdade e desejo de constituir família: percepções de jovens adultos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(3), 89-103. Bowen, M. (1989). La terapia familiar en la practica clinica. Vol. I – Fundamentos teóricos. Bilbao: Editorial Desclee de Brouwer. Bozon, M. (2003). Sexualidade e conjugalidade: a redefinição das relações de gênero na França contemporânea. Cadernos Pagu, 20, 131-156. Braga, L. L., Mello, M. F., & Fiks, J. P. (2012). Transgenerational transmission of trauma and resilience: a qualitative study with Brazilian offspring of Holocaust survivors. BMC Psychiatry, 12(134), 1-11. Brasileiro, R. F., Jablonski, B., & Féres-Carneiro, T. (2002). Papéis de gênero e a transição para a parentalidade. Psico, 33(2), 289-310. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. Bucher-Maluschke, J. S. N. F. (2008). Do transgeracional na perspectiva Sistêmica à transmissão psíquica entre as gerações na perspectiva da Psicanálise. In M. A. Penso, L. F. Costa (Orgs.), A Transmissão Geracional em Diferentes Contextos: da pesquisa à intervenção (pp. 76-98). São Paulo: Summus. Bueno, R. K., Souza, S. A., Monteiro, M. A., & Teixeira, R. H. M. (2013). Processo de diferenciação dos casais de suas famílias de origem. Psico, 44(1), 16-25. Campos, D. C. (2012). Saudade da família no futuro ou o futuro sem família? In M. N. Baptista, M. L. M. Teodoro (Orgs.), Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenções (pp. 74-86). Porto Alegre: Artmed. Carter, B., & McGoldrick, M. (2011). A mudança do ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar (2a ed.). Porto Alegre: Artmed. Carvalho, F. C. G., & Paiva, M. L. S. C. (2010). O olhar de três gerações de mulheres a respeito do casamento. Boletim de Psicologia, 59(131), 223-235. Coelho, S. V. (2012). Parte III – Abordagens psicossociais da família. In J. G. Aun, M. J. E. Vasconcellos, S. V. Coelho (Orgs.), Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais: volume I – Fundamentos teóricos e epistemológicos (3a ed.) (pp. 175-263). Belo Horizonte: Ophicina de Arte e Prosa. Colossi, P. M., Marasca, A. R., & Falcke, D. (2015). De geração em geração: a violência conjugal e as experiências na família de origem. Psico, 46(4), 493-502. Coutinho, S. M. S., & Menandro, P. R. M. (2010). Relações conjugais e familiares na perspectiva de mulheres de duas gerações: “que seja terno enquanto dure”. Psicologia Clínica, 22(2), 83-106. Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed. Falcke, D. & Wagner, A. (2014). A dinâmica familiar e o fenômeno da transgeracionalidade: definição de conceitos. In A. Wagner (Org.), Como se perpetua a família? A transmissão dos modelos familiares (pp. 25-46). Porto Alegre: EDIPUCRS. Fasang, A. E., & Raab, M. (2014). Beyond transmission: intergenerational patterns of family formation among middle-class american families. Demography, 51, 1703-1728. Féres-Carneiro, T., & Diniz Neto, O. (2010). Construção e dissolução da conjugalidade: Padrões relacionais. Paideia, 20(46), 269-278. Fiorin, P. C., Oliveira, C. T., & Dias, A. C. G. (2014). Percepções de mulheres sobre a relação entre trabalho e maternidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(1), 25-35. Fleck, A. C., Falcke, D., & Hackner, I. T. (2014). Crescendo menino ou menina: a transmissão dos papéis de gênero na família. In A. Wagner (Org.), Como se perpetua a família? A transmissão dos modelos familiares (pp. 107-121). Porto Alegre: EDIPUCRS. Gabriel, M. R., & Dias, A. C. G. (2011). Percepções sobre a paternidade: descrevendo a si mesmo e o próprio pai como pai. Estudos de Psicologia, 16(3), 253-261. Gorin, M. C., Mello, R., Machado, R. N., & Féres-Carneiro, T. (2015). O estatuto contemporâneo da parentalidade. Revista da SPAGESP, 16(2), 3-15. Grizólio, T. C.; Scorsolini-Comin, F.; & Santos, M. A. (2015). The perception of parenting couples engaged in long-term marriages. Psicologia em Estudo, 20(4), 657-667. Gutierrez, I. A., Goodwin, L. J., Kirkinis, K., & Mattis, J. S. (2014). Religious socialization in african american families: the relative influence of parents, grandparents, and siblings. Journal of Family Psychology, 28(6), 779–789. Heckler, V. I., & Mosmann, C. P. (2014). Casais de dupla carreira nos anos iniciais do casamento: compreendendo a formação do casal, papéis, trabalho e projetos de vida. Barbarói, 41(1), 119-147. Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística. (2016). Estatística do Registro Civil 2016. Rio de Janeiro, Autor. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/135/rc_2016_v43_informativo.pdf. Acesso em: 11/06/2018. Jablonski, B. (2005). Atitudes de jovens solteiros frente à família e ao casamento: Novas tendências? In T. Féres-Carneiro (Ed.), Família e casal: Efeitos da contemporaneidade (pp. 93-110). Rio de Janeiro, RJ: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Jablonski, B. (2010). A divisão de tarefas domésticas entre homens e mulheres no cotidiano do casamento. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(2), 262-275. Lisboa, A. V., Féres-Carneiro, T., & Jablonski, B. (2007). Transmissão intergeracional da cultura: Um estudo sobre uma família mineira. Psicologia em Estudo, 12, 51-59. Mannheim, K. (1982). O problema sociológico das gerações. In M. M. Foracchi (Org.), Karl Mannheim: Sociologia, (pp 67-95). São Paulo: Ática. Marin, A. H., Martins, G. D. F., Freitas, A. P. C. O., Silva, I. M., Lopes, R. C. S., & Piccinini, C. A. (2013). Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais: evidências empíricas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(2), 123-132. Martins, E. M. A. (2005). Família e o processo de individuação na perspectiva de Murray Bowen. Dissertação (Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea) – Universidade Católica de Salvador, Salvador. McGoldrick, M. (2011). A união das famílias através do casamento: o novo casal. In B. Carter, & M. McGoldrick (Orgs.), A mudança do ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar (2a ed.), (pp. 184-205). Porto Alegre: Artmed. McGoldrick, M., Gerson, R., & Petry, S. (2012). Genogramas: avaliação e intervenção familiar (3a ed.). Porto Alegre: Artmed. Mosmann, C.P., & Falcke, D. (2011). Conflitos conjugais: motivos e frequência. Revista da SPAGESP, 12(2), 5-16. Nichols, M. P., & Schwartz, R. C. (2007). Terapia Familiar: conceitos e métodos (7a ed.). Porto Alegre: Artmed. Paes, F. F., & Rudge, A. M. (2011). "Está no sangue": transmissão e psicanálise. Revista Eletrônica do Núcleo Sephora, 6(12). Pereira, I. S. A., & Silva, J. C. (2013). Escolha conjugal feminina: uma análise intergeracional segundo uma perspectiva crítica em Psicologia. Psicologia em Estudo, 18(3), 407-417. Perlin, G., & Diniz, G. (2005). Casais que trabalham e são felizes: mito ou realidade? Psicologia Clínica, 17(2), 15-29. Pratt, M. W., Norris, J. E., Hebblethwaite, S., & Arnold, M. L. (2008). Intergenerational transmission of values: family generativity and adolescents’ narratives of parent and grandparent value teaching. Journal of Personality, 76(2), 171-198. Quissini, C. & Coelho, L. R. M. (2014). A influência das famílias de origem nas relações conjugais. Pensando Famílias, 18(2), 34-47. Raudino, A., Fergusson, D. M., Woodward, L. J., & Horwood, L. J. (2013). The intergenerational transmission of conduct problems. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 48, 465-476. Rossano, M. J. (2012). The essential role of ritual in the transmission and reinforcement of social norms. Psychological Bulletin, 138(3), 529-549. Santos, B. F. M. C., & Cerveny, C. M. O. (2013). Repetição de nome próprio: vínculos familiares e culturais. Vínculo – Revista do NESME, 10(1), 1-37. Scorsolini-Comin, F., & Santos, M. A. (2012). Família interdita: Transgeracionalidade e subjetivação em três obras ficcionais. Psicologia em Estudo, 17(2), 255-266. Scorsolini-Comin, F., & Santos, M. A. (2016). Construir, organizar, transformar: Considerações teóricas sobre a transmissão psíquica entre gerações. Psicologia Clínica, 28(1), 141-160. Scorsolini-Comin, F., Fontaine, A. M. G. V., Barroso, S. M., & Santos, M. A. (2015). Relações entre conjugalidade dos pais, conjugalidade dos filhos e bem-estar subjetivo. Psico-USF, 20(3), 481-492. Silva, E. C., Rocha, R., Bobato, S. T., Becker, A. P. S., & Lorenzetti, N. (2015). Heranças psíquicas geracionais e a conjugalidade contemporânea: uma revisão sistemática. Pensando Famílias, 19(1), 19-31. Silva, I. M., Menezes, C. C., & Lopes, R. C. S. (2010). Em busca da “cara-metade”: motivações para a escolha do cônjuge. Estudos de Psicologia, 27(3), 383-391. Sipsma, H., Biello, K. B., Cole-Lewis, H., & Kershaw, T. (2010). Like father, like son: the intergenerational cycle of adolescent fatherhood. American Journal of Public Health, 100, 517-524. Terres-Trindade, M., Souza, F. P., & Predebon, J. C. (2012). Intergeracionalidade e educação: a perpetuação de práticas educativas maternas. Pensando Famílias, 16(2), 29-45. Tondowski, C. S., Feijó, M. R., Silva, E. A., Gebara, C. F. P., Sanchez, Z. M., & Noto, A. R. (2014). Padrões intergeracionais de violência familiar associada ao abuso de bebidas alcoólicas: um estudo baseado em genogramas. Psicologia Reflexão e Crítica, 27(4), 806-814. Villas-Boas, S., Oliveira, C. S., & Las Heras, S. (2014). Tarefas domésticas e gênero: Representações de estudantes do ensino superior. Revista ex æquo, (30), 113-129. Wagner, A. & Falcke, D. (2001). Satisfação conjugal e transgeracionalidade. Psicologia Clínica, 13(2), 11-24. Wagner, A., Predebon, J., & Falcke, D. (2014). Transgeracionalidade e educação: Como se perpetua a família? In A. Wagner (Org.), Como se perpetua a família? A transmissão dos modelos familiares (pp. 93-105). Porto Alegre: EDIPUCRS. Wang, M., Xing, X., & Zhao, J. (2014). Intergenerational transmission of corporal punishment in china: the moderating role of marital satisfaction and gender. Journal of Abnormal Child Psychology, 42, 1263-1274. Weber, L. N. D., Selig, G. A., Bernardi, M. G., & Salvador, A. P. V. (2006). Continuidade dos estilos parentais através das gerações – transmissão intergeracional de estilos parentais. Paideia, 16(35), 407-414. Wendt, N. C., & Crepaldi, M. A. (2008). A utilização do genograma como instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(2), 302-310. Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos (5a ed.). Porto Alegre: Bookman. Zanetti, S. A. S., & Gomes, I. C. (2012). Efeitos da herança psíquica na opção pela não construção do vínculo amoroso. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 3(1), 57-74. Zordan, E. P., Falcke, D., & Wagner, A. (2009). Casar ou não casar? Motivos e expectativas com relação ao casamento. Psicologia em Revista, 15(2), 56-76. Zordan, E. P., Falcke, D., & Wagner, A. (2014). Copiar ou (re)criar? Perspectivas histórico-culturais do casamento. In A. Wagner (Org.), Como se perpetua a família? A transmissão dos modelos familiares (pp. 47-65). Porto Alegre: EDIPUCRS. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Família. | por |
dc.subject | Casamento. | por |
dc.subject | Relações familiares. | por |
dc.subject | Relações entre gerações. | por |
dc.subject | Padrões de casamento. | por |
dc.subject | Family. | eng |
dc.subject | Marriage. | eng |
dc.subject | Family Relations. | eng |
dc.subject | Intergenerational Relations. | eng |
dc.subject | Marriage Patterns. | eng |
dc.subject | Transmissão psíquica entre gerações. | por |
dc.subject | Padrões. | por |
dc.subject | Psychic transmission between generations. | eng |
dc.subject | Patterns. | eng |
dc.subject | Transmisión psíquica entre generaciones. | spa |
dc.subject | Familia. | spa |
dc.subject | Patrones. | spa |
dc.subject | Dinâmica familiar. | por |
dc.subject | Family dynamics. | eng |
dc.subject | Matrimonio: una experiencia transmitida entre las generaciones de la da familia? | spa |
dc.subject | Matrimonio. | spa |
dc.subject | Patrones de Matrimonio. | spa |
dc.subject | Dinámica Familiar. | spa |
dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
dc.title | Transgeracionalidade e os modos familiares de transmitir significados do casamento entre as gerações | por |
dc.title.alternative | Transmissão de padrões conjugais e familiares entre as gerações: revisão integrativa da literatura científica | por |
dc.title.alternative | Transmission of conjugal and family patterns between generations:integrative review of scientific literature | eng |
dc.title.alternative | Casamento: uma experiência transmitida entre as gerações da família? | por |
dc.title.alternative | Marriage: an experience passed down between the generations of the family? | eng |
dc.title.alternative | Transmisión de patrones conyugales y familiares entre las generaciones: revisión integrativa de la literatura científica | spa |
dc.title.alternative | Matrimonio: una experiencia transmitida entre las generaciones de la da familia? | spa |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Júnia D A Silva.pdf | Dissert Júnia D A Silva | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons