Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/820
Tipo: | Dissertação |
Título: | Geogebra como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de números primos na educação básica |
Autor(es): | LOPES, Yale de Ângelis |
Primeiro Orientador: | ALÉSSIO, Osmar |
Resumo: | A presente dissertação busca enriquecer e incentivar a aprendizagem de números primos por alunos do Ensino Médio. Para tanto, modelamos a técnica de Criptografia RSA e o Crivo de Eratóstenes utilizando a aplicação GeoGebra para servir de material didático auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de números primos. Iniciamos esse trabalho com uma apresentação dos PCNEM (principal documento orientador do currículo do Ensino Médio) e também de alguns trabalhos realizados com afinidade com o tema desta dissertação. Alguns conceitos mais básicos de Teoria dos Números, também são apresentados, pois são necessários para compreensão da técnica RSA. Neste trabalho não só mostramos como nossas construções no GeoGebra funcionam, como também como elas foram elaboradas e pensadas. |
Abstract: | The present dissertation seeks to enrich and encourage the learning of prime numbers by high school students. In order to do so, we model the technique of RSA Cryptography and the Sieve of Eratosthenes using the GeoGebra application to serve as an auxiliary didactic material in the teaching-learning process of prime numbers. We started this paper with a presentation of the PCNEM (main guiding document of the High School curriculum) and also some papers with affinity with the theme of this dissertation. Some basic concepts of Number Theory are also presented once they are necessary for understanding the RSA technique. In this paper we not only show how our constructions in GeoGebra work, but also how they were thought and elaborated. |
Palavras-chave: | Números primos. Aprendizagem. Criptografia. Crivo. Geogebra. Prime numbers. Learning. Cryptography. Sieve. GeoGebra. |
CNPq: | Teoria dos números |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | LOPES, Yale de Ângelis. Geogebra como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de números primos na educação básica. 2017. 79f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017 . |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/820 |
Data do documento: | 15-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Yale de A Lopes.pdf | Dissert Yale de A Lopes | 2,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons