Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDINIZ, Girlene Firmina-
dc.creator.ID04648953673por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4119339066198150por
dc.contributor.advisor1INFORZATO, Nelson Fernando-
dc.contributor.advisor1ID19213922825por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0510566273667583por
dc.date.accessioned2019-08-16T13:33:30Z-
dc.date.issued2018-11-23-
dc.identifier.citationDINIZ, Girlene Firmina. Um estudo sobre exponenciais e logaritmos e aplicações. 2018. 79f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/822-
dc.description.resumoO ensino da matemática tem desafiado educadores na busca de estratégias para apresentar a matemática de forma que instigue a curiosidade e o espírito exploratório de nossos alunos, mostrando que existe uma relação entre os conteúdos estudados e a vida prática. Neste trabalho, procuramos condensar assuntos relacionados a exponencial e logaritmos, bem como suas respectivas funções, equações e inequações e suas respectivas aplicações abordando a história do surgimento das exponenciais e logaritmos e apresentando uma construção didática utilizando o GeoGebra para mostrar os gráficos. Desenvolvemos um trabalho voltado a professores do ensino médio e cursos iniciais das áreas de exatas, constituindo material básico para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Mostramos a construção passo a passo, demonstrando assim algumas propriedades e exemplos. Ao final, propomos aplicações voltadas a outras áreas do conhecimento, confirmando a importância das funções exponenciais e logarítmicas como ferramentas nas resoluções de problemas.por
dc.description.abstractThe teaching of mathematics has challenged educators in the search for strategies to present mathematics in a way that instigates our students' curiosity and the exploratory spirit, showing that there is a link between the studied contents and the practical life. In this work, we attempt to compile exponential and logarithmic subjects, as well as their respective functions, equations and inequalities - and their respective applicationsdiscoursing the history of exponential and logarithmic emergence and presenting a didactic construction using GeoGebra to show the graphs. We developed a work for both high school teacher and initial courses in the areas of exact, constituting basic material for Di erential and Integral Calculus subject. We show the construction step by step, demonstrating some properties and examples. In the end, we propose applications focused on other areas of knowledge, confirming the importance of exponential and logarithmic functions as tools in problem solving.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/5417/Dissert%20Girlene%20F%20Diniz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesAURÉLIO Online. https://dicionariodoaurelio.com/exponencial, Acesso em: 25/10/2017. BASSANEZI, R. C.; JR., W. C. F. Equações Diferenciais com Aplicações. [S.l.]: Editora HARBRA Ltda, 1988. 1-572 p. BATSCHELET, E. Introdução à Matemática para Biocientistas. 2. ed. [S.l.]: Editora Interciência da Universidade Federal de São Paulo, 1978. v. 1. 1-565 p. BOYER, C. B. História da Matem ática. 1. ed. [S.l.]: Editora da Universidade Federal de São Paulo, 1974. v. 1. 12-300 p. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ - Ensino M édio. [S.l.]: Minist ério da Educa ção - Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf, Acesso em: 23/03/2018. CARNEIRO, M. J. D.; SPIRA, M.; SABATUCCI, J. Currí culo B ásico Comum. [S.l.]: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, 2011. https://www.professores.im-uff .mat.br/hjbortol/disciplinas/2016.2/esp00001/ biblioteca/2011-minas-gerais-ensino-medio.pdf, Acesso em: 23/03/2018. DANTE, L. R. Matem ática Contexto e Aplica ções. 1. ed. [S.l.]: Editora Ática, 2012. v. 1. 1-504 p. DJAIRO, G. D. F. N úmeros Irracionais e Transcendentes. [S.l.]: Sociedade Brasileira de Matem ática, 1985. 1-101 p. GEOGEBRA. https://www.geogebra.org/download, Acesso em: 28/06/2017. GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. 5. ed. [S.l.]: Livros Técnicos e Científi cos Editora Nacional - LTC, 2001. v. 1. 1-634 p. IEZZI, G.; DOLCE, O.; MURAKAMI, C. Matemática Elementar. 7. ed. [S.l.]: Atual Editora Ltda, 1985. v. 1. 1-176 p. LIMA, E. L. Logaritmos. 6. ed. [S.l.]: Sociedade Brasileira de Matem ática - SBM, 2016. v. 1. 1-122 p. SERRÃO, A. N. Tábua de Logaritmos. 8. ed. [S.l.]: Fundação Nacional de Material Escolar - FENAME, 1977. v. 1. 1-170 p.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectExponencial.por
dc.subjectLogaritmo.por
dc.subjectEquações.por
dc.subjectInequações.por
dc.subjectExponential.eng
dc.subjectLogarithmic.eng
dc.subjectEquations.eng
dc.subjectInequaliti.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleUm estudo sobre exponenciais e logaritmos e aplicaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Girlene F Diniz.pdfDissert Girlene F Diniz12,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons