Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBATISTA, Amanda Oliveira Dias-
dc.creator.ID08030668643por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7125350814668611por
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Fábio Antônio Araújo de-
dc.contributor.advisor1ID32848982802por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7311403817850134por
dc.date.accessioned2019-08-16T13:35:39Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationBATISTA, Amanda Oliveira Dias. A importância das sequências numéricas para estudo do cálculo diferencial no ensino médio. 2018. 99f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/825-
dc.description.resumoSabemos que é no Ensino Médio que os alunos têm um primeiro contato com a definição de função e, além disso, sabemos que o principal objetivo do Cálculo não é estudar limites, derivadas e integrais, mas sim o estudo de funções utilizando essas ferramentas. A introdução de algumas ferramentas do Cálculo Diferencial sobre polinômios, no Ensino Médio, de maneira introdutória e intuitiva, é de grande utilidade para uma maior compreensão do comportamento dessas funções, deixando que o formalismo e o cálculo aplicado às mais diversas funções continue sendo introduzido no ensino superior. Neste trabalho apresentamos uma proposta de atividades para introdução de alguns conceitos de Cálculo Diferencial sobre polinômios no Ensino Médio. Mais especificamente, abordamos os conceitos de sequências numéricas, séries numéricas e limites para fundamentar alguns conceitos de derivada e otimização de funções polinomiais. Em cada tópico serão propostas atividades ilustrativas com o objetivo de introduzir, de maneira simples, a ideia intuitiva do Cálculo Diferencial. Também introduzimos alguns métodos numéricos, como o método da Bissecção e o método de Newton, para encontrar zeros de funções polinomiais, auxiliando na busca por pontos ótimos de polinômios. Aplicamos os conceitos apresentados em atividades ilustrativas, com o objetivo de facilitar a compreensão desses conceitos.por
dc.description.abstractWe know that it is in High School that the students have a first contact with the definition of function and, furthermore, we know that the main objective of Calculus is not to study limits, derivatives and integrals, but the study of functions using these tools. The introduction of some tools of the Differential Calculus on polynomials in High School, in an introductory and intuitive way, is very useful for a better understanding of the behavior of these functions, letting the formalism and the calculation applied to the most diverse functions continue being introduced in the higher education. In this work we present a proposal of activities to introduce some concepts of Differential Calculus on polynomials in high school. More specifically, we approach the concepts of sequences numeric series, and limits to support some concepts of derivative and optimization of polynomials functions. In each topic, illustrative activities will be proposed in order to introduce, in a simple way, the intuitive idea of the Differential Calculus. We also introduced some numerical methods, such as the Bisection method and Newton's method, to find zeros of polynomial functions, aiding in the search for optimal points of polynomials. We apply the concepts presented in illustrative activities, in order to facilitate the understanding of these concepts.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/5423/Dissert%20Amanda%20O%20D%20Batista.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.references2013, E. http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/173.html. AVILA, G. O ensino de cálculo no 2o grau. Revista do Professor de Matemática. CARVALHO, J. B. P. O cálculo na escola secundária - algumas considerações históricas. [S.l.]: Caderno CEDES, 1996. EVES, H. Introdução à história da matemática. [S.l.]: Campinas:Unicamp, 2014. FINNEY, R. L. et al. Cálculo de George B. Thomas Jr. [S.l.]: Addison Wesley, 2002. FLEMMING, D. M. Cálculo A. 6. ed. [S.l.]: Pearson, 2006. MORGADO, A. C. et al. Progressões e Matemática Financeira. 5. ed. [S.l.]: SBM, 2001. NETO, A. C. M. Fundamentos de Cálculo. 1. ed. [S.l.]: SBM, 2015. RUGGIERO MÁRCIA A. GOMES; LOPES, V. L. d. R. Cálculo númerico: aspectos teóricos e computacionais. 2. ed. [S.l.]: Pearson Makron Books, 1996. STEWART, J. Cálculo Volume 1. 6. ed. [S.l.]: Cengage Learning, 2011.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCálculo Diferencial.por
dc.subjectEnsino Médio.por
dc.subjectMétodo da Bissecção.por
dc.subjectMétodo de Newton.por
dc.subjectSequências.por
dc.subjectOtimização.por
dc.subjectPolinômio.por
dc.subjectDifferential Calculus.eng
dc.subjectHigh School.eng
dc.subjectBisection Method.eng
dc.subjectNewton's Method.eng
dc.subjectSequences.eng
dc.subjectOptimization.eng
dc.subjectPolynomial.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleA importância das sequências numéricas para estudo do cálculo diferencial no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Amanda O D Batista.pdfDissert Amanda O D Batista1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons