Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPARREIRA, Debora Souza-
dc.creator.ID06751469683por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6635988084560042por
dc.contributor.advisor1MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira-
dc.contributor.advisor1ID27223568801por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6625047361725116por
dc.date.accessioned2019-08-28T18:22:06Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationPARREIRA, Debora Souza. Uma proposta de uso da história da matemática como recurso didático no ensino de áreas. 2017. 79f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/841-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo explorar a História da Matemática como recurso pedagógico no ensino de geometria na educação básica, principalmente no ensino de áreas de figuras planas, conteúdo esse ministrado a turmas de nono ano do ensino fundamental. Desejamos que o aluno compreenda a importância do conhecimento da História da Matemática, e que através desse conhecimento ele ressignifique a sua própria concepção e prática em Matemática. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliográfica, onde foram analisados livros e trabalhos de pesquisa sobre o tema. Trabalhamos também com o livro "O Teorema do Papagaio", de Denis Guedj, que serviu de motivação para a investigação matemática que propomos. Relacionamos a História da Matemática e a geometria, propondo atividades práticas que podem ser utilizadas em sala de aula.por
dc.description.abstractThis work aims to explore the History of Mathematics as a pedagogical resource in theteaching of geometry in basic education, especially in the teaching of areas of flat figures,content that is taught to ninth grade classes of elementary school. We hope that thestudent will understand the importance of knowledge of the History of Mathematics,and that through this knowledge he will re-signify his own conception and practice inMathematics. The work was developed in the form of a bibliographical research, wherebooks and research works on the theme were analyzed. We also work with the book “TheTheorem of the Parrot”by Denis Guedj, which served as motivation for the mathematicalinvestigation that we propose. We relate the History of Mathematics and geometry,proposing practical activities that can be used in the classroom.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/5550/Dissert%20D%c3%a9bora%20S%20Parreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesARBOLEDA, L. C. História e Enseñanza de las Matematicas. Epistemologia, Historia y Didacta de la Matematica, Bogotá, 1983. BARONI, R. L. S.; NOBRE, S. A Pesquisa em História da Matemática e Suas Relações com a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A.(org.).Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. BARBIN, E. Histoire et Enseignement des Mathematiques: Pourqoi? Comment? Bulletin AMQ, Montreal, 1996. BARBIN, E. Integrating history: research perspectives In: FAUVEL, J.; van MAANEN, J. History in Mathematics Education. The ICMI Study. 1a. ed. Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2000. BARKER, S. F. Filosofia da Matemática. Tradução de L. Hegenberg e O. Silveira da Mota. Rio de Janeiro: Zahar, 1969 . BARON, M. E. Curso de História da Matemática: Origens e desenvolvimento do cálculo. A Matemática Grega. Brasília, UNB, 1985. BASTOS, R. Geometria no currículo e pensamento matemático. Disponível em: < http : //www.apm.pt/apm/revista/educ52/educ522.htm >. Acesso em: 18 dez. 2017. BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução de E. F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1994. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais:Matemática -1o e 2o ciclos. Brasília: MEC, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais:Matemática. Brasília: MEC, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais:Matemática. Brasília: MEC, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Disponível em:< http : basenacionalcomum.mec.gov.br/a - base >. Acesso em: 13 jan. 2018. BROLEZZI, A. C. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de São Paulo, São Paulo. 1991. BROLEZZI, A. C. Conexões: História da Matemática através de Projetos de Pesquisa. Coleção História da Matemática para Professores (Preprint). Sérgio Nobre (org.) Rio Claro. SP: SBHMAT. 2003. CBC - Conteúdo Básico Comum de Matemática do Ensino Fundamental do 6o ao 9o ano. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Disponível em: < https : //www.educacao.mg.gov.br/images/stories/supletivo/2013/Fundamental/Progr.Matem.FUND.2013.pdf >. Acesso em: 18 dez. 2017. CHILDE, V. G. Wheeled Vehicles In: SINGER, C.; HOLMYARD, E. J.; HALL, A. R. A History of Technology. 1a. ed. Inglaterra: The Clarendon Press, 1958. CÍRCULO. Disponível em: < https : //sites.google.com/site/espiritualidadeuniversal/quadratura - do - circulo >. Acesso em: 18 dez. 2017. COSTA, M. S., ALLEVATO, N. S. G. Livro Didático de Matemática: análise de professoras polivalentes em relação ao ensino de geometria. Vidya, jul./dez., 2010. Santa Maria, 2010. CUADRATURA del círculo. Disponível em : http://www.wikiwand.com/es/Cuadratura_del_círculo. Acesso em: 04 jan. 2018. CURY, H. N.; MOTTA, C. E. M. Histórias e estórias da matemática. In: CARVALHO, L. M. et al. (Ed.). História e tecnologia no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996. D'AMBROSIO. U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. D'AMBROSIO, U. Uma história concisa da Matemática no Brasil. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. DASSIE, B.A.; CARVALHO, J.B.P.; ROCHA, J.L. Uma coleção revolucionária. História e Educação Matemática: Revista da Sociedade Brasileira de História da matemática, Rio Claro: SBHMat, vol.2, n.2, jun/dez-2001 e jan/fev-2002. ESCRITA Cuneiforme. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_cuneiforme. Acesso em: 05 jan. 2018. EQUIVALÊNCIA DE FIGURAS PLANAS. Disponível em: < http : //www.felizemdesenho.com/wp – content/uploads/2011/12/Equivalencia - de – figuras.pdf >. Acesso em: 18 dez. 2017. FAINGUELERNT, E.K. O Ensino de Geometria no 1o e 2o Graus. A Educação Matemática em Revista. SBEM, no 4, p.45. Blumenau. 1o semestre, 1995. FAINGUELERNT, E. K. Educação Matemática: Representação e Construção em Geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999. FARAGO, J. L. Do ensino da História da Matemática à sua contextualização para uma aprendizagem signicativa. Dissertação de Mestrado. UFSC, Florianópolis, 2003. FIGURA DE ENCAIXE. Disponível em: < http : //proflualves.blogspot.com.br/2016/06/jogos – de - encaixe - de -figuras – geometricas35.html >. Acesso em: 18 dez. 2017. FONSECA, M. da C. F.R., LOPES, M. da P.a, BARBOSA, M. das G. G., GOMES, M. L. M., DAYRELL, M. M. M. S. S. O ensino da geometria na escola fundamental: Três questões para formação do professor de matemática dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. FONSECA, M. C. F. R. Por que ensinar Matemática. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, 2002. FOSSA, J. A. Recursos Pedagógicos para o ensino da matemática da Antigüidade. In: A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GASPAR, M. T. J. Aspectos do desenvolvimento do pensamento geométrico em algumas civilizações e povos e a formação de professores. UNESP, Rio Claro, 2003. GERDES, P. Three Alternative Methods of Obtainting the Ancient Egyptian Formula of the Area of a Circle. Historia Mathematica, 1985. GILLINGS, R J. Mathematics in the time of the Pharaohs New York: Dover Publications Inc., 1972. GRUGNETTI, L.; ROGERS, L. Philosophical, Multicultural and interdisciplinary Issues In: FAUVEL, J.; van MAANEN, J. History in Mathematics Education. The ICMI Study. 1a. ed. Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2000. GRUGNETTI, L. Ancient Problems for the Development of Strategic Thinking. In: FAUVEL, J.; van MAANEN, J. History in Mathematics Education. The ICMI Study. 1a. ed. Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2000. GUEDJ, D. O Teorema do Papagaio: um thriller da história da matemática. (Traduzido por Eduardo Brandão). São Paulo: Companhia das letras. 1999. HAYWOOD, J. Atlas Histórico del Mundo: Könemann240 p. JOSEPH, G. G. The Crest of The Peacock 2a. ed. USA: Princeton University Press, 2000. LOPES, L. S. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. PUC Minas, Belo Horizonte, 2013. LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? A educação matemática em revista. SBEM, ano 3, n. 4, 1osemestre p.03-13. Blumenau, 1995. LORENZATO, S. Para aprender matemática. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. MARYON, H.; PLENDERLEITH, H. J. Fine Metal-Work In: SINGER, C.; HOLMY ARD, E. J.; HALL, A. R. A History of Technology. From Early Times to Fall of Ancient Empires. Inglaterra: The Clarendon Press, 1958. MENDES, I. A. O uso da história da matemática: reflexões teóricas e experiências. Belem - EDUEPA, 2001. MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna LTDA, 2009. MENDES, I. A. Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática . Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2013. MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Verbete paradidáticos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo, 2001. Disponível em: < http : //www.educabrasil.com.br/paradidaticos/ >. Acesso em: 10 de out. 2017. MICOTTI, M.C. de O. O ensino e as propostas pedagógica. São Paulo: Editora UNESP, 1999. MIGUEL, A. Três estudos sobre história e educação matemática. Campinas: Tese de doutorado, Faculdade de Educação - UNICAMP, 1993. MIGUEL, A. Estudos histórico-pedagógicos Temáticos e História-Problema. In: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Campinas: UNICAMP, 1996. MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, Campinas, 1997. MIGUEL, A.; MIORIM, M.A. História na Educação Matemática: Propostas e desafios. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História da Matemática: propostas e desafios. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. MIKAMI, Y. The Development of Mathematics in China and Japan 2a. ed. New York: Chelsea Publishing Company, 1910. MOREIRA, P. C.; DAVID. M. M. M. S. A Formação Matemática do Professor: Licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. PAPIRO AHMES. Disponível em: < http : //antigoegito.org/enigmas-matematicos-em-antigos-papiros-egipcios/ >. Acesso em: 18 dez. 2017. PENNICK, N. Geometria sagrada. Simbolismo e intenção nas estruturas religiosas. Tradução A. Feltre. 9a. ed. São Paulo: Pensamento, 1999. PEREIRA, A. C. C. Teorema de Thales: uma conexão entre os aspectos geométrico e algébrico em alguns livros didáticos de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. UNESP - Rio Claro, 2001. PEREZ, G. Formação de Professores de Matemática sob a perspectiva do Desenvolvimento Profissional. In: BICUDO, , M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. 1a. ed. São Paulo: UNESP, 1999. PETTA, N. L. de; Ojeda, E. A. B.; Delfini, L.. História: Uma Abordagem Integrada. Volume Único, 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2005. PNLD - Guia Digital. Disponível em: < http : //www.fnde.gov.br/pnld- 2017/ >. Acesso em: 18 dez. 2017. POINCARÉ, H. O Valor da Ciência. Tradução: M. H. F. Martins.1a. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998. PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. RIPOLL, Cydara Cavedon; ALENCAR, Hilário; RANGEL, Letícia; VIANA, Marcelo. Base Nacional Comum Curricular: Leitura Crítica Matemática Ensino Fundamental.. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pdf/Parecer_7_MA_Cydara_ Cavedon_Ripoll_Hilario_Alencar_da_Silva_Leticia_Guimaraes_Rangel_Marcelo_Via na.pdf. Acesso em: 13 jan.2018, ROBINS, G.; SHUTE C. The Rhind Mathematical Papyrus. An Ancient Egyptian Text. 1a. ed. New York: Dover Publications Inc., 1987. ROONEY, A. A história da Matemática - desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2012. ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar , 2012. ROQUE, P.; PITOMBEIRA, J. B. Tópicos de História da Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2012. SANT'ANNA, A. S. O que é um Axioma. Barueri: Manole, 2003. SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T. da (Ed.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. SANTOS, L. M dos. Metodologia do ensino de Matemática e Física: Tópicos de história da física e da matemática. Curitiba: Ibpex, 2009. SARASVATI, S. S. P. Geometry in Ancient India. India: Govindram Hasanand, 1987. SCHMIDT, G. M.; LEIVAS, J. C.; PRETTO, V. História da Matemática como recurso disático-pedagógico para conceitos geométricos. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n. 1, UNIVATES, 2016. SEBASTIANI, E. O Uso da História no Ensino da Matemática: uma abordagem transdiciplinar. In: Contribuições da Interdisciplinariedade para a Ciência, para a Educação, para o trabalho sindical. 1a. ed. São Paulo: Vozes, 1994. SEBASTIANI, E. Como usar a história da matemática na construção de uma educação matemática com Signicado . In: Seminário nacional de história da matemática, Vitória, 1999. SEIDENBERG, A. The Ritual Origin of Geometry Archieve for History of Exact Sciences. 1963. SILVA, F. L. Mateatro: um método diferenciado de ensinar matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XI. Curitiba, 2013. SINGER, C.; HOLMYARD, E. J.; HALL, A. R. (Ed.). A History of Technology. Vol. 1. From Early Times to Fall of Ancient Empires. Inglaterra: Oxford University Press, 1958. SKINNER, F. G. Measures and Weights In: SINGER, C.; HOLMYARD, E. J.; HALL, A. R. A History of Technology. From Early Times to Fall of Ancient Empires. Inglaterra: The Clarendon Press, 1958. TÁBULA YBC7290. Disponível em: < http : //it.stlawu.edu/ dmelvill/mesomath/ tablets/Y BC7290.jpg >. Acesso em: 18 dez. 2017. TÁBULA YBC7302. Disponvel em: < http : //it:stlawu.edu/ dmelvill/mesomath/ tablets/Y BC7302u.jpg >. Acesso em: 18 dez. 2017. VIANNA, C. R. Matemática e História: algumas relações e implicações pedagógicas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1995. YAN, L.; SHIRAN, D. Chinese Mathematics. A Concise History. Tradução: J. N. Crossley; A. W.-C Lun. New York: Oxford Science Publications, 1987. ZÚNIGA, A. R. La filosofia de las matemáticas - analisis de textos em secundaria. Editorial de la Universidad de Costa Rica: 1988.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistória da matemática.por
dc.subjectGeometria.por
dc.subjectÁreas.por
dc.subjectMathematics History.eng
dc.subjectGeometry.eng
dc.subjectAreas.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleUma proposta de uso da história da matemática como recurso didático no ensino de áreaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Débora S Parreira.pdfDissert Débora S Parreira5,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons