Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUIMARÃES, Alexandre Magno-
dc.creator.IDCPF:00000000003por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3378241499428312por
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Wagner Wey-
dc.contributor.advisor1IDCPF:48504556891por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798244047692726por
dc.date.accessioned2015-11-27T18:52:44Z-
dc.date.available2014-01-30-
dc.date.issued2012-11-01-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Alexandre Magno. Meio ambiente e brincar: os saberes dos professores de Educação Física Escolar. 2012. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/86-
dc.description.resumoA humanidade, durante toda a sua existência, enfrenta diversos momentos de crise. A crise advinda das mudanças ocorridas no meio ambiente tem se tornado foco de debates e pesquisas envolvendo diferentes áreas científicas. Essas mudanças sejam elas nos âmbitos social, político, urbano, cultural, econômico, ou em outros, afetam diretamente a humanidade, pois, essa relação homem e meio ambiente está presente desde a sua existência. Pensar essas alterações na área educacional se faz necessário, considerando que elas ocorrem de forma intensa, principalmente na área tecnológica. A presente dissertação tem como objetivos identificar as ideias dos professores de Educação Física escolar em relação ao meio ambiente e ao brincar; refletir sobre a influência das alterações ambientais no brincar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, a partir da abordagem da análise de conteúdo denominada Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado construída por Moreira, Porto e Simões (2005). A concepção de meio ambiente apresentada pelos sujeitos da pesquisa mostrou uma mudança de atitude e do olhar sobre o tema, considerando o tema em sua amplitude e complexidade, o mesmo sobre o brincar e a formação profissional, confirmando por meio dos dizeres dos sujeitos entrevistados a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente. A importante tarefa dos professores de Educação Física apresentada é poder se utilizar do brincar como meio de apreensão de conhecimentos e desenvolvimento humano e da inserção do tema meio ambiente nas aulas com a finalidade de gerar reflexões por parte dos alunos sobre assuntos que perpassam a sociedade da qual ele está inserido.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/313/Dissert%20ALEXANDRE%20M%20GUIMARAES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectBrincarpor
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.titleMeio ambiente e brincar: os saberes dos professores de Educação Física Escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
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