Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/86
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GUIMARÃES, Alexandre Magno | - |
dc.creator.ID | CPF:00000000003 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3378241499428312 | por |
dc.contributor.advisor1 | MOREIRA, Wagner Wey | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:48504556891 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5798244047692726 | por |
dc.date.accessioned | 2015-11-27T18:52:44Z | - |
dc.date.available | 2014-01-30 | - |
dc.date.issued | 2012-11-01 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Alexandre Magno. Meio ambiente e brincar: os saberes dos professores de Educação Física Escolar. 2012. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/86 | - |
dc.description.resumo | A humanidade, durante toda a sua existência, enfrenta diversos momentos de crise. A crise advinda das mudanças ocorridas no meio ambiente tem se tornado foco de debates e pesquisas envolvendo diferentes áreas científicas. Essas mudanças sejam elas nos âmbitos social, político, urbano, cultural, econômico, ou em outros, afetam diretamente a humanidade, pois, essa relação homem e meio ambiente está presente desde a sua existência. Pensar essas alterações na área educacional se faz necessário, considerando que elas ocorrem de forma intensa, principalmente na área tecnológica. A presente dissertação tem como objetivos identificar as ideias dos professores de Educação Física escolar em relação ao meio ambiente e ao brincar; refletir sobre a influência das alterações ambientais no brincar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, a partir da abordagem da análise de conteúdo denominada Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado construída por Moreira, Porto e Simões (2005). A concepção de meio ambiente apresentada pelos sujeitos da pesquisa mostrou uma mudança de atitude e do olhar sobre o tema, considerando o tema em sua amplitude e complexidade, o mesmo sobre o brincar e a formação profissional, confirmando por meio dos dizeres dos sujeitos entrevistados a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente. A importante tarefa dos professores de Educação Física apresentada é poder se utilizar do brincar como meio de apreensão de conhecimentos e desenvolvimento humano e da inserção do tema meio ambiente nas aulas com a finalidade de gerar reflexões por parte dos alunos sobre assuntos que perpassam a sociedade da qual ele está inserido. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/313/Dissert%20ALEXANDRE%20M%20GUIMARAES.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFTM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject.cnpq | Educação Física | por |
dc.title | Meio ambiente e brincar: os saberes dos professores de Educação Física Escolar | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert ALEXANDRE M GUIMARAES.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.