Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/886
Tipo: | Dissertação |
Título: | A utilização de recursos computacionais para o ensino da matemática financeira no ensino médio |
Autor(es): | COSTA, Neilton Vieira da |
Primeiro Orientador: | SOUZA, Marcela Luciano Vilela de |
Resumo: | O objetivo deste trabalho e buscar estratégias que possam atrair a atenção dos alunos na busca de novos conhecimentos, contribuindo para se tornarem cidadãos críticos, diante do mundo explorador em que vivemos. A escolha do tema matemática financeira foi feita pensando em duas situações: a primeira, porque, hoje em dia, estamos cercados de transações comerciais em que as pessoas visam apenas obter lucro na exploração do outro, e a segunda porque percebemos que esse conteúdo e estudado de maneira superficial nas escolas, colocando os alunos apenas para decorar e aplicar fórmulas, sem fazer um paralelo com as situações financeiras que os cercam, ficando, assim, um conteúdo esquecido e se tornando inútil para as tomadas de decisões nas operações financeiras futuras, as quais cada um desses alunos serão submetidos. Na atualidade, os jovens de maneira geral, vivem em meio a tantas tecnologias, e este e um dos motivos, pelo qual, nossos alunos da educação básica não estão nem um pouco preocupados com os conteúdos propostos nas escolas. Diante disso, vamos explorar cada situação envolvida no trabalho, utilizando softwares livres como o GeoGebra e o WxMaxima e as planilhas eletrônicas do software Excel, indicando recursos para que os alunos se sintam mais interpelados pelo aprendizado e usem essas tecnologias para analisar, criticar e simular as situações financeiras que os cercam, tanto em sala de aula, quanto no dia a dia. |
Abstract: | The objective of this paper is to nd strategies that can attract the attention of students in search of new knowledge, contributing to become critical citizens face the exploiter world in which we live. The subject of nancial mathematics was chosen thinking about two situations: rstly, because today we are surrounded by commercial transactions where people seek only pro t in the exploration of other, and secondly because we realize that this content is super cially studied in schools by placing the students only to memorize and to apply the formulas, without making a parallel with the nancial situations around them, thus, becoming anuseless and forgotten content for decision-making in future nancial transactions, to which each of these students will be submitted. Nowadays young people live amid so many technologies, and we believe that this is one of the reasons for which our students of basic education are not the least bit concerned about the proposed contents in schools. Facing that, we will explore each work situation, using free softwares like GeoGebra, WxMaxima and Microsoft Excel spreadsheets indicating resources for students to feel more attracted towards learning and for them to be able to use these technologies to analyze, to criticize and to simulate the nancial situations that surrounds them, both in the classroom and day-to-day. |
Palavras-chave: | Matemática financeira. Educação básica. Softwares livres. Planilhas eletrônicas. Financial mathematics. Basic education. Free softwares. Spreadsheets. |
CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | COSTA, Neilton Vieira da. A utilização de recursos computacionais para o ensino da matemática financeira no ensino médio. 2015. 154f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015 . |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/886 |
Data do documento: | 17-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Neilton V da Costa.pdf | Dissert Neilton V da Costa | 2,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons